Desenvolvimento pessoal

10 passos para a felicidade

Na plataforma Medium, aluna do curso mais popular da Yale university destaca aprendizados para uma vida feliz

Compartilhar:

O curso “A ciência do bem-estar”, ministrado na Yale University pela professora Laurie Santos, ficou conhecido em todo o mundo como o mais popular da prestigiada universidade norte-americana.

Em agosto, a consultora e escritora Kristi Andrus concluiu o curso e publicou, na plataforma de blogs Medium, um artigo com dez passos decisivos para conquistar a felicidade. 

1. **Saiba quem você é e o que quer:** Para isso, é preciso tentar diferentes caminhos, alargar suas fronteiras, sair da zona de conforto e buscar alternativas que vão além do que já está disponível para você.
2. **Tenha prioridades:** Você deve dar prioridade a quem você é e ao que você quer. Estabeleça o desafio de fazer ao menos uma coisa por dia que o coloque no caminho de alinhar sua vida aos seus valores e ao seu propósito.
3. **Deixe pra lá todo o resto:** Sentimentos de raiva e arrependimento, por exemplo, além de obrigações que não estão relacionadas ao seu propósito, são apenas distrações, destaca Kristi.
4. **Explore o “enquanto isso”:** É preciso investir no futuro e se reconciliar com o passado. Mas você deve também viver o momento. Isso inclui pequenas atividades cotidianas e, como diz a autora, aqueles minutos que passam sem você perceber, porque os vê apenas como meio para alcançar um fim. 
5. **Vá procurar sua turma:** São essas pessoas que vão ajudar você a brilhar. Para isso, cultive bons relacionamentos, identifique mentores e busque suas inspirações.
6. **Eleve o nível:** Marcos e metas funcionam e servem de motivação. Para elevar seu padrão de exigência, Kristi recomenda partir de seus pontos fortes. “Quando você se sente no seu melhor, você está no seu melhor. Permaneça nessa faixa de atuação o máximo que puder, em tudo o que faz”, escreve.
7. **Explore o maravilhoso mundo ao seu redor:** É um privilégio viver nos dias atuais e isso deve ser celebrado a todo momento, sem esperar ter mais dinheiro, ou o parceiro certo, ou perder peso, e assim por diante.
8. **Deixe para lá ainda mais coisas:** Sentimentos e problemas vão continuar aparecendo e atrapalhando sua jornada. Deixe para lá tudo isso: mágoa, raiva, decepção, tristeza, medo, monotonia, e assim por diante. “Veja essas coisas voarem pela janela para o céu, levadas pelo vento e dispersas no nada”, escreve a autora.
9. **Aprenda de forma ativa:** O aprendizado é fundamental para encontrar a felicidade. Aprenda o que deve aprender, o que quer e mesmo aquilo que você acha que não vai precisar.
10. **Faça escolhas melhores:** Por fim, afirma, quando você encontra a felicidade, deve fazer escolhas que possibilitem mantê-la, promovê-la e compartilhá-la com os outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A reinvenção dos conselhos no Brasil

Entre progressos estruturais e desafios persistentes, o Brasil passa por uma transformação profunda e se vê diante da urgência de consolidar conselhos mais plurais, estratégicos e preparados para os dilemas do século 21.

Liderança, ESG
21 de março de 2026 11H00
Entre progressos estruturais e desafios persistentes, o Brasil passa por uma transformação profunda e se vê diante da urgência de consolidar conselhos mais plurais, estratégicos e preparados para os dilemas do século 21.

Felipe Ribeiro - Sócio e cofundador da Evermonte Executive & Board Search

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de março de 2026 06H00
Se a Governança de Dados não engaja a alta liderança, não é por falta de relevância - é porque ninguém mobiliza executivo algum com frameworks indecifráveis, Data Owners sem autoridade ou discursos tecnicistas que não resolvem problema real. No fim, o que trava a agenda não são os dados, mas a incapacidade de traduzi-los em poder, decisão e resultado

Bergson Lopes - Fundador e CEO da BLR DATA e vice-presidente da DAMA Brasil

0 min de leitura
User Experience, UX, Marketing & growth
20 de março de 2026 14H00
Entenda como experiências simples, contextualizadas e humanas constroem marcas que duram.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

9 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
20 de março de 2026 08H00
Este artigo provoca uma pergunta incômoda: por que seguimos tratando o novo com lentes velhas? Estamos vivendo a maior revolução tecnológica desde a internet - e, ainda assim, as empresas estão tropeçando exatamente nos mesmos erros da transformação digital.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

6 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de março de 2026 17H00
Entre escuta, repertório e prática, o que conversas com executivos revelam sobre desenvolvimento profissional no novo mercado.

Rafael Mayrink - Empresário, sócio do Neil Patel e CEO da NP Digital Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
19 de março de 2026 08H00
Enquanto as empresas correm para adotar IA, pouquíssimas fazem a pergunta que realmente importa: o que somos quando nosso modelo de negócio muda completamente?

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de março de 2026 13H00
Nada destrói uma empresa tão rápido - e tão silenciosamente - quanto um líder mal escolhido. Uma única nomeação equivocada corrói cultura, paralisa times, distorce decisões e drena resultado. Este artigo expõe por que insistir nesse erro não é só imprudência: é um passivo estratégico que nenhuma organização deveria tolerar.

Sylvestre Mergulhão - CEO e fundador da Impulso

3 minutos min de leitura
Estratégia
18 de março de 2026 06H00
Sua estratégia de 3 anos foi desenhada para um ambiente que já virou história. O custo de continuar executando um mapa desatualizado é mais alto do que você imagina.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de março de 2026 17H15
Direto do SXSW 2026, surge um alerta: E se o maior risco da IA não for errar, mas concordar demais?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo
17 de março de 2026 11H00
No SXSW 2026, Lucy Blakiston mostrou como uma ideia criada na faculdade se transformou na SYSCA, um ecossistema de mídia com impacto global.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...