Desenvolvimento pessoal

10 passos para a felicidade

Na plataforma Medium, aluna do curso mais popular da Yale university destaca aprendizados para uma vida feliz

Compartilhar:

O curso “A ciência do bem-estar”, ministrado na Yale University pela professora Laurie Santos, ficou conhecido em todo o mundo como o mais popular da prestigiada universidade norte-americana.

Em agosto, a consultora e escritora Kristi Andrus concluiu o curso e publicou, na plataforma de blogs Medium, um artigo com dez passos decisivos para conquistar a felicidade. 

1. **Saiba quem você é e o que quer:** Para isso, é preciso tentar diferentes caminhos, alargar suas fronteiras, sair da zona de conforto e buscar alternativas que vão além do que já está disponível para você.
2. **Tenha prioridades:** Você deve dar prioridade a quem você é e ao que você quer. Estabeleça o desafio de fazer ao menos uma coisa por dia que o coloque no caminho de alinhar sua vida aos seus valores e ao seu propósito.
3. **Deixe pra lá todo o resto:** Sentimentos de raiva e arrependimento, por exemplo, além de obrigações que não estão relacionadas ao seu propósito, são apenas distrações, destaca Kristi.
4. **Explore o “enquanto isso”:** É preciso investir no futuro e se reconciliar com o passado. Mas você deve também viver o momento. Isso inclui pequenas atividades cotidianas e, como diz a autora, aqueles minutos que passam sem você perceber, porque os vê apenas como meio para alcançar um fim. 
5. **Vá procurar sua turma:** São essas pessoas que vão ajudar você a brilhar. Para isso, cultive bons relacionamentos, identifique mentores e busque suas inspirações.
6. **Eleve o nível:** Marcos e metas funcionam e servem de motivação. Para elevar seu padrão de exigência, Kristi recomenda partir de seus pontos fortes. “Quando você se sente no seu melhor, você está no seu melhor. Permaneça nessa faixa de atuação o máximo que puder, em tudo o que faz”, escreve.
7. **Explore o maravilhoso mundo ao seu redor:** É um privilégio viver nos dias atuais e isso deve ser celebrado a todo momento, sem esperar ter mais dinheiro, ou o parceiro certo, ou perder peso, e assim por diante.
8. **Deixe para lá ainda mais coisas:** Sentimentos e problemas vão continuar aparecendo e atrapalhando sua jornada. Deixe para lá tudo isso: mágoa, raiva, decepção, tristeza, medo, monotonia, e assim por diante. “Veja essas coisas voarem pela janela para o céu, levadas pelo vento e dispersas no nada”, escreve a autora.
9. **Aprenda de forma ativa:** O aprendizado é fundamental para encontrar a felicidade. Aprenda o que deve aprender, o que quer e mesmo aquilo que você acha que não vai precisar.
10. **Faça escolhas melhores:** Por fim, afirma, quando você encontra a felicidade, deve fazer escolhas que possibilitem mantê-la, promovê-la e compartilhá-la com os outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura