Estratégia

11 dicas para você melhorar e manter a atenção das pessoas em suas apresentações

Bia Akel, Head de Educação da Beneficiência Portuguesa, está em Austin, no Texas, para o SXSW e traz insights valorosos da palestra “Science Comedy: Why It's a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind
Bia Akel – Head de Educação na BP Educação e Pesquisa Formada em Publicidade e Propaganda, atuou por oito anos no mercado de entretenimento, liderando projetos culturais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na BP, passou pelas áreas de marketing, eventos, patrocínios e inovação. Desde dezembro de 2022, está à frente da área de educação com o desafio de transformá-la numa unidade de negócios dinâmica que busca preparar profissionais de saúde considerando um mundo em completa transformação.

Compartilhar:

Durante o SXSWEDU, a palestra “Science Comedy: Why It’s a Thing & How to Do It”, ministrada por Sarah Rose Siskind, uma comediante e escritora reconhecida por sua habilidade de integrar humor à ciência e à educação, chamou a atenção pelo seu destaque diante do desafio atual de capturar e manter a atenção das pessoas.

Para isso, a comediante trouxe o humor como uma ferramenta poderosa para apoiar professores e palestrantes em suas apresentações, aulas e outras atividades de comunicação. Mencionou, inclusive, a aplicabilidade no campo das ciências, tecnologia, engenharia e matemática para engajar os alunos.

Fala a verdade, dar boas risadas torta o aprendizado muito mais leve, não acha?

Assistindo a ela, me lembrei de um anúncio no Instagram que me chamou atenção sobre os comediantes do Porta dos Fundos oferecendo um [curso sobre produção audiovisual](https://www.youtube.com/watch?v=HLBB0zdruuQ) com técnicas de roteirização, atuação, direção e…técnicas de humor.

Na época, achei genial!

Com isso em mente, vale então trazer algumas das dicas interessantes compartilhadas por Siskind que você pode tentar incorporar nas suas apresentações:

__1. Positividade:__ use uma abordagem humorística que se afasta do humor agressivo, favorecendo o entusiasmo, que é notavelmente contagiante.

__2. Timing:__ A habilidade de entregar uma piada no momento certo pode fazer toda a diferença.

__3. Simplicidade:__ Mantenha o humor simples para maior impacto.

__4. Relatabilidade:__ Criar conexões com o público por meio da apresentação de ideias ou experiências com as quais possam se identificar.

__5. Uso de Metáforas e Imagens:__ Técnicas que ajudam a engajar e esclarecer conceitos.

__6. Confiança:__ Um orador confiante transmite segurança e torna o conteúdo mais crível.

__7. Manter na expectativa:__ Criar um elemento de surpresa para manter o público engajado.

__8. Humildade:__ A autodepreciação pode tornar o palestrante mais acessível.

__9. Exemplos e Analogias com Coisas Absurdas:__ Facilitam a explicação de conceitos complexos de maneira divertida, tornando o aprendizado mais prazeroso e melhorando significativamente a retenção do conteúdo.

__10. Jogo de Palavras e Callbacks:__ Usar jogos de palavras inteligentes e referências anteriores para criar humor.

__11. Interação:__ Encorajar a participação do público.
Siskind também discutiu os benefícios do riso, como aumento da energia, interesse e aceitação dos temas abordados, destacando que o riso, por si só, é uma forma de entretenimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

74% das marcas poderiam desaparecer – e ninguém sentiria falta

No ritmo do mundo, só permanece quem sabe se adaptar. Este artigo mostra por que a relevância das marcas não depende mais de presença ou investimento, mas da capacidade de interpretar o tempo, integrar diversidade e transformar propósito em ação concreta.

O Brasil na corrida farmacêutica global

Este é o segundo artigo de uma série que explora o setor farmacêutico brasileiro, suas capacidades industriais, dependências e posição na nova corrida global da saúde. Para sua elaboração, foram consideradas contribuições de Reginaldo Braga Arcuri, presidente executivo do Grupo FarmaBrasil, entidade que reúne algumas das principais fabricantes nacionais de medicamentos. Recomenda-se também a leitura do primeiro artigo da série.

Sem operação, agentes inteligentes são apenas promessas

IA sem operação é só experimento caro. Este artigo revela por que a maioria das iniciativas ainda não gera impacto real – e como o verdadeiro desafio não está na tecnologia, mas na capacidade de estruturar, governar e operar processos em escala.

Tecnologia & inteligencia artificial
17 de abril de 2026 15H00
Nem toda empresa que fala de IA está, de fato, se transformando. Este artigo expõe o risco do AI theater - quando a inteligência artificial vira espetáculo - e mostra por que a vantagem competitiva está menos no discurso e mais nas mudanças invisíveis de estratégia, governança e decisão.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
17 de abril de 2026 09H00
Este é o terceiro texto da série "Como promptar a realidade". Até aqui, as duas primeiras partes mapearam o mecanismo: como contextos são instalados, como narrativas disputam processamento e como ficções ganham densidade de real. A partir daqui, a pergunta muda: o que fazer com esse conhecimento? Como reconhecer quando você está sendo instalado - e como instalar, conscientemente, o prompt que você escolhe?

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

11 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de abril de 2026 14H00
Do vestiário aos dados, o esporte entrou em uma nova era. Este artigo mostra como tecnologia, ciência e informação estão redefinindo decisões, performance, engajamento de torcedores e modelos de receita - sem substituir a emoção que faz o jogo ser o que é

Marcos Ráyol - CTO do Lance!

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
16 de abril de 2026 09H00
Este é o segundo artigo da série "Como promptar a realidade" e investiga como ficções, ao entrarem em loops de feedback, deixam de descrever o mundo para disputar ontologia - reorganizando mercados, política, tecnologia e comportamento antes mesmo de qualquer evidência.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University

13 minutos min de leitura
Liderança
15 de abril de 2026 17H00
Se liderar ainda é, para você, dar respostas e controlar processos, este artigo não é confortável. Liderança criativa começa quando o líder troca certezas por perguntas e controle por confiança.

Clarissa Almeida - Head de RH da Yank Solutions

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Foresight, Tecnologia & inteligencia artificial
15 de abril de 2026 08H00
Este é o primeiro artigo de uma série em quatro partes que propõe uma microtese sobre futuros que disputam processamento - e investiga o papel insuspeito de memes, programação preditiva, hyperstition, cura de traumas, strategic foresight e soberania imaginal no ciclo de inovação que já começou.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University

23 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de abril de 2026 18H00
Este artigo propõe analisar como a combinação entre pressão por velocidade, talento autónomo e uso não estruturado de AI pode deslocar a execução para fora dos sistemas formais, introduzindo riscos que não são imediatamente visíveis nos indicadores tradicionais.

Marta Ferreira

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de abril de 2026 14H00
Este é o primeiro artigo da nova coluna "Liderança & Aikidô" e neste texto inaugural, Kei Izawa mostra por que os líderes mais eficazes deixam de operar pela lógica do confronto e passam a construir vantagem estratégica por meio da harmonia, da não resistência, da gestão de conflitos e de decisões sem ego em ambientes de alta complexidade.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

7 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
14 de abril de 2026 07H00
Com a ascensão dos agentes de IA, nos deparamos com uma profunda mudança no papel do designer, de executor para curador, estrategista e catalisador de experiências complexas. A discussão de UX evolui para o território do AX (Agent Experience), onde o foco deixa de ser somente a interação humano-máquina em interfaces e passa a considerar como agentes autônomos agem, decidem e colaboram com pessoas em sistemas inteligentes

Victor Ximenes - Senior Design Manager do CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
13 de abril de 2026 14H00
A aceleração da destruição criativa deixou de ser um conceito abstrato e passou a atravessar o cotidiano profissional, exigindo menos apego à estabilidade e mais capacidade de adaptação, recombinação e reinvenção contínua.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão