Estratégia e Execução

135 lições da pandemia

Compartilhar:

“As organizações são capazes de se mover mais rapidamente do que jamais imaginaram ser possível.” Este é apenas um dos 135 aprendizados que você encontrará nas páginas a seguir, ilustrado pelo case do Grupo Trigo. Talvez seja o nosso principal. Para entregar a você este dossiê, HSM Management precisou acelerar. Foram mais de 200 hipóteses levantadas com o apoio do nosso conselho editorial, que depois precisaram ser validadas uma a uma em nosso processo de apuração.

Além de uma divisão clara entre aprendizados profissionais e pessoais, que gerou a reportagem “Bônus: 35 lições para a sua vida” (p. 64), a lista de cem itens foi segmentada e revelou em números o que já vínhamos anunciando aqui há um tempo: o RH é a bola da vez. Com um terço dos aprendizados ligados a temas de cultura e gestão de pessoas, o executivo de recursos humanos ganhou, nesta pandemia, uma projeção nunca vista no mundo dos negócios. E isso é uma excelente notícia.

Sinal de que temos à frente dos problemas das empresas o preparo da liderança para lidar com as polaridades, que se agravam em momentos como este. No Brasil e no mundo, observamos a ruptura entre os que defendem a saúde como prioridade e os que levantam a bandeira da economia – nas empresas, enquanto isso, as lideranças de RH fazem um esforço sobre-humano para acomodar as ambivalências. Dá trabalho lidar com abordagens opostas, ouvir muita gente e encontrar o caminho do meio. Mas é a única saída.

Então, como diz a lição #21 da reportagem da página 64, a humanização é para valer. Tão verdade que impactou até este dossiê. Você vai observar que, em vez de listas e tópicos, abordamos os aprendizados por meio de histórias de empresas e pessoas, humanizando, ao máximo, a nossa mensagem para você. Ah! E também fizemos experimentos, como destacado no aprendizado #3 da página 37. E é por isso que a sua revista já chega “rabiscada”. Assim, você pode localizar rapidamente as informações e ter um guia fácil para consultas posteriores.

Por último, vale destacar que, a seguir, você encontra 40 páginas de conteúdo, em vez das 24 usuais. Sabemos que é muita coisa, mas nossa recomendação é: leia degustando. As pausas na leitura são úteis para que você também possa refletir sobre seus próprios aprendizados. Mantenha a mente aberta e boa leitura!

## __NESTE DOSSIÊ__

[Aprendizados que continuam](https://www.revistahsm.com.br/post/10-aprendizados-que-continuarao-em-alta)
*por Gabrielle Teco*

[O que muda na estratégia](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-estrategia-empresarial)
*por Katia Simões*

[Lições de marketing, tecnologia e sociedade](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-marketing-tecnologia-e-sociedade)
*por Ticiana Werneck*

[RH e cultura corporativa em alta](https://www.revistahsm.com.br/post/30-aprendizados-sobre-cultura-e-rh)
*por Sandra Regina da Silva*

[Lições para a vida](https://www.revistahsm.com.br/post/bonus-35-aprendizados-para-a-vida)
*por Sandra Regina da Silva*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança