Estratégia e Execução

2016: o ano em que as máquinas começam a tomar o poder

É fundamental acompanhar os desdobramentos de seis tecnologias-chave

Compartilhar:

O site TechCrunch, especializado em tecnologia, fez um diagnóstico surpreendente: segundo o empreendedor de tecnologia e pesquisador acadêmico Vivek Wadhwa, o ano de 2015 representou o ponto de virada da adoção mais global da internet, dos aparelhos médicos digitais, da edição de genes, dos drones, da energia solar e das transações com moedas digitais conhecidas como blockchains ou bitcoins. 

Conforme o TechCrunch, 2016 marcará o início de uma revolução ainda maior, que mudará a maneira como vivemos. De acordo com o especialista, os gestores precisam acompanhar os desdobramentos de seis tecnologias para entender esse futuro: a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), os robôs, os carros autodirigidos, a realidade virtual e os hologramas, a internet das coisas e a tecnologia espacial. HSM Management destaca duas delas:

**Inteligência artificial.** Os céticos costumam dizer que AI não é inteligência de verdade, só uma força bruta que junta computação e algoritmos. Até agora, tinham razão, mas isso vem mudando graças às redes neurais e ao processamento com imensos volumes de dados: o Watson, da IBM, está aprendendo tudo sobre tudo, de culinária a medicina, passando por finanças; Facebook, Google e Microsoft estão avançando absurdamente em reconhecimento facial e em sistemas de fala quase humanos. Por exemplo, computadores e pessoas já reconhecem fisionomias de maneira similar, e o Watson já consegue diagnosticar certos tipos de câncer. Com a disponibilização desse conhecimento a mais organizações, que já foi anunciada por IBM, Google e Facebook, a AI ficará inteligente logo. 

**Robôs.** Três anos atrás, a Foxconn anunciou que substituiria 1 milhão de trabalhadores humanos por robôs em suas fábricas na China. Não aconteceu; as máquinas eram toscas demais. Agora, uma nova geração de robôs, lançada por empresas como a suíça ABB, a dinamarquesa Universal Robots e a norte-americana Rethink Robotics, é tão habilidosa que consegue enfiar uma linha em uma agulha e tão sensível que trabalha em parceria com pessoas. Também já há robôs capazes de aprender sozinhos e de ensinar outros robôs. Como milhares de desenvolvedores estão trabalhando para aperfeiçoar o sistema operacional dos robôs enquanto você lê este texto, espera-se por volta de 2020 uma robô tão boa como a Rosie, dos Jetsons, para fazer as tarefas domésticas Nos shopping centers e supermercados, encontraremos robôs até antes.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O líder que só corrige está desperdiçando talentos

A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Bem-estar & saúde
6 de julho de 2026 09H00
Com a aceleração da inteligência artificial e a explosão de conteúdo, a liderança passa a exigir menos consumo de informação e mais capacidade de interpretar tendências, conectar contextos e tomar decisões em meio à complexidade.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
ESG
5 de julho de 2026 14H00
O maior risco do ESG não está no “E” nem no “S”, mas na fragilidade da governança que deveria sustentar ambos. Este artigo mostra como a NBR ISO 37301 ajuda organizações a transformar ética, compliance e gestão de riscos em evidências concretas de maturidade ESG.

Fernando Palamone - CEO da RT-One

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de julho de 2026 09H00
Enquanto as marcas continuam disputando atenção nos feeds, as conversas que realmente influenciam percepções e decisões migraram para espaços mais fechados e menos visíveis. Este artigo mostra por que o futuro da relevância pode estar justamente onde os algoritmos não alcançam.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
4 de julho de 2026 14H00
A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Valter Bahia Filho - Autor, palestrante e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de julho de 2026 15H00
Se o cliente já sabe tudo, o que ainda falta ao vendedor? Este artigo mostra como a tecnologia expôs o vendedor despreparado e como isso mudou o jogo das vendas.

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Comunicação, Estratégia
3 de julho de 2026 08H00
Se a sua mensagem interna viralizar amanhã, você sustentaria o que disse?

Ana Paula Soares - Fundadora e diretora-geral da Encaso Assessoria

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
2 de julho de 2026 14H00
A digitalização do pós-obra pode transformar operações, reduzir custos e fortalecer a experiência do cliente no setor imobiliário. Este artigo mostra que as construtoras podem transformar o momento da entrega das chaves em inteligência, eficiência e vantagem competitiva.

Jean Ferrari - CEO da FastBuilt

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
2 de julho de 2026 08H00
Seu maior risco digital pode estar no bolso do seu colaborador. Este artigo revela por que a gestão da frota móvel deixou de ser uma questão operacional e passou a ser uma decisão estratégica de segurança e eficiência.

Stephanie Peart - Head da Leapfone

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
1º de julho de 2026 15H00
A liderança centrada no controle está perdendo espaço. Este artigo mostra como a capacidade de desenvolver autonomia será o principal diferencial das organizações do futuro.

Marcelo Neri - CEO, Mentor Executivo, Palestrante Internacional e Escritor

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão