Inovação

2023 foi caótico – e 2024 também será

Se você fizesse um post-mortem do ano que se encerrou, não só do seu ano mas em geral, enxergaria os altos e baixos – e veria que não é diferente de outros anos
__Ellen Kiss__ é empreendedora e consultora de inovação especializada em design thinking e transformação digital, com larga experiência no setor financeiro. Em agosto de 2022. após um período sabático, assumiu o posto de diretora do centro de excelência em design do Nubank.

Compartilhar:

Final de 2023. Início de 2024. Acho o momento propício para revisitar o que passou no âmbito tecnológico e entender o que pode vir . O termo que me vem como síntese de 2023 é “caótico”, exatamente conforme o verbete “caótico” do dicionário – “confuso, desordenado, desarrumado”. Mas… quando não foi caótico?

__IA generativa voou longe.__ Destacando-se como o maior tema do ano, o lançamento para valer da “inteligência artificial generativa” marcou 2023. O ChatGPT rapidamente se tornou o aplicativo de crescimento mais acelerado da história. O Google lançou o concorrente Bard, e a Microsoft, investidora no ChatGPT, incluiu uma versão de IA generativa baseada em ChatGPT em seu mecanismo de busca Bing. Ao longo do ano, a inteligência artificial dominou o cenário tecnológico, com empresas como a Meta incorporando IA em produtos sociais e o Snapchat introduzindo um serviço que permite aos usuários “usar IA para criar e enviar um snap de tudo o que você sabe que fará o dia de um amigo feliz”. A velocidade com que a tecnologia se consolidou foi notável.

__X substituiu Twitter.__ Outro marco em 2023 foi o encerramento do Twitter. Elon Musk concluiu a aquisição em outubro de 2022 e, ao longo de 2023, reformulou completamente a empresa, renomeando-a como X. Apesar de argumentos de melhoria, houve controvérsias com contas extremistas sendo restabelecidas e a perda de conteúdo relevante. Meta lançou Threads em julho, uma alternativa ao Twitter, que, embora tenha tido um início promissor, enfrentou crescimento mais lento. Agora, ela está ganhando impulso com recursos adicionais, como hashtags, acesso à web e capacidade de edição de postagens.

__Problemas financeiros abalaram o mundo cripto.__ O escândalo e o subsequente colapso do Silicon Valley Bank e da empresa de criptomoedas FTX, juntamente com a prisão e julgamento do fundador Sam Bankman-Fried, marcaram 2023. O Silicon Valley Bank, financiador de muitas empresas de tecnologia, foi fechado em março e adquirido pelo First Citizens Bank. Várias empresas tech, incluindo Meta, Google, Amazon e Microsoft, enfrentaram dificuldades e fizeram demissões significativas. (Mas a Meta recontratou funcionários quando suas ações valorizaram mais de 250%, por exemplo.) O mercado permanece instável; outra recessão no radar.

__Criaram-se expectativas de que big techs reajam.__ A indústria de tecnologia, mesmo quando há falências, geralmente se recupera com aumentos nos lucros e nos emprego nos anos seguintes. A razão? A crença, apesar das preocupações com o impacto na saúde mental e desinformação, de que a tecnologia contribui para uma vida melhor de pessoas em todo o mundo. Está sendo assim.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança