Uncategorized

3 conselhos de GARYVE

O empreendedor e investidor do Vale do Silício, famoso por investir no início de companhias como Facebook e Uber, compartilha sua receita de sucesso essencial na carreira e nos negócios

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/a77bef15-aced-47dc-adce-43a43a5304e3.png)

Ter investido como investidor-anjo em startups que hoje es- tão entre as mais valiosas em- presas do mundo, como Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr e Uber, é credencial suficiente. Mas o bielo-russo Gary Vaynerchuk, empreendedor  serial e investidor-anjo dos mais reconhecidos no Vale do Silício, além de  autor de três best-sellers, tem uma história mais diversificada: ele ampliou os negócios de produção de vinhos da família, cofundou uma das mais famosas agências digitais dos EUA, a  VaynerMedia, e é uma webcelebridade, host de um vlog diário no YouTube, o #AskGaryVee Show, em que responde a perguntas sobre negócios,  investimento e marketing.  Recentemente, Joe Famalette, organizador de eventos de empreendedorismo, pediu a GaryVe (pronuncia-se “vi”) que selecionasse as três principais lições de negócios que aprendeu na vida. Eis as respostas:

**1) Descubra quem você é e tire vantagens disso.** Segundo Gary, todas as pessoas têm pontos fracos e fortes, mas frequentemente gastam tempo e energia com os fracos. Ele não faz isso:  sabe que não entende nada de programação e que não é fã da educação formal; então, não desperdiça tempo tentando aprender coisas que não fazem parte de seu conjunto de habilidades, definido como talentos naturais, experiências passadas e o que dá gosto de fazer.  Investindo o tempo apenas em melhorar o que já são suas fortalezas, Gary garante que consegue trabalhar mais e ser mais produtivo do que a maioria das pessoas.

**2) Seja honesto consigo mesmo.** Responder às perguntas difíceis é o que realmente importa, diz Gary, e por isso ele mudou muito desde seus primeiros anos como empreendedor. “Eu tinha uma atitude defensiva em relação a meu negócio. Em qualquer desafio ou desacordo, minha pele parecia descamar e meus medos ficavam expostos. Com o tempo, aprendi a aceitar as críticas”, conta.  A chave é não mentir para si mesmo; segundo ele, essa mentira é o que faz a pessoa não conseguir agir sob pressão. Gary é, de fato, seu maior crítico, mas se orgulha de sua capacidade de aceitar as próprias falhas. Para não enlouquecer com seu perfeccionismo, afirma ter desenvolvido um sistema interno de equilíbrio e escolhido ser autêntico.

**3) Ações valem dez vezes mais do que palavras.** Para Gary, se você não consegue demonstrar o que diz, não deve dizer nada. “É melhor ser quieto, humilde e esforçado do que barulhento e desonesto.” Ele se comporta  assim – construindo grandes negócios, executando estratégias – e, ao  lidar com as outras pessoas, também presta atenção em como agem, mais do que em suas palavras.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança