Uncategorized

3 lentes para gerar muitas ideias novas

Um processo para que você e sua equipe possam desenvolver raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão; faça o checklist
é professor de estratégia e empreendedorismo da London Business School e um dos maiores pesquisadores da inovação em gestão; deve lançar em breve dois livros: 25-Need-to-Know MBA Models e Fast Forward.

Compartilhar:

Ser inovador é um desafio para qualquer um, especialmente quando se trabalha em uma grande organização. Diante de um horizonte quase infinito de possibilidades, ajuda partir de um pensamento minimamente estruturado sobre inovação. Apresento três “lentes” muito usadas por empreendedores de sucesso como apoio para chegar a raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão. Cada um desses caminhos oferece uma forma de promover discussões estruturadas que contribuem para o fluxo criativo. 

**1. DO QUE AS PESSOAS PRECISAM** A primeira lente ajuda a enxergar necessidades ainda não articuladas pelos consumidores. Em vez de lhes perguntar o que eles querem, é preciso buscar algo de que eles necessitam e não é oferecido no mercado. 

Há várias técnicas para tentar descobrir necessidades não expressas pelos consumidores, e a etnografia aplicada ao marketing tem se mostrado uma das mais interessantes. Trata-se de um método de pesquisa do comportamento das pessoas e inclui visitá-las em suas casas e observá-las enquanto utilizam produtos  e serviços. 

**2. POR QUE AS COISAS SÃO COMO SÃO** O segundo caminho representa uma forma de desafiar a ortodoxia corrente. Todos os setores de atividade possuem jeitos tradicionais  de fazer as coisas – um conjunto de regras das quais mesmo as pessoas que atuam no setor não são completamente conscientes. Vale a pena elaborar uma lista dos pressupostos-padrão e, a cada um, perguntar-se: “Por que as coisas são assim?”. Em seguida, você pode fazer uma lista com pressupostos contrários aos originais, para ver se isso desperta novas ideias, menos convencionais. 

**3. SE ALGO FUNCIONARIA EM OUTRO LUGAR** A terceira lente diz respeito ao fato de que muitas ideias de negócios são simplesmente tomadas por empréstimo de outros contextos ou indústrias. Muitos (talvez a maioria) dos novos negócios são, na verdade, provenientes de ideias adaptadas de outros lugares.  A boa notícia é que  a busca da inovação lhe abre a  possibilidade de passar algum tempo conversando com pessoas de outros setores e até mesmo de países diferentes, sempre com a mente aberta.

**20% EVOLUEM** Mais do que tudo, essas três lentes são capazes de estimular o surgimento de uma grande quantidade de ideias novas. Estas têm de ser muitas, uma vez que, segundo as estatísticas, de cada dez ideias propostas, só uma ou duas evoluem com sucesso; as outras nove ou oito, mesmo sendo boas, acabam no fundo de uma gaveta qualquer.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O tamanho da sua bolha define o tamanho das suas decisões

Algoritmos, preferências pessoais e vieses cognitivos influenciam diariamente a forma como enxergamos o mundo, muitas vezes sem que percebamos. Em tempos de polarização, excesso de informação e mudanças rápidas, cultivar curiosidade, escuta ativa e abertura para pontos de vista diferentes pode ser um diferencial importante para quem deseja construir decisões mais inteligentes e sustentáveis.

O que os Niyamas podem ensinar sobre consciência, disciplina e evolução organizacional

Processos, políticas e estratégias não surgem sozinhos. Eles são resultado das escolhas feitas diariamente por quem exerce liderança e influencia decisões. Embora tenham sido concebidos há mais de dois mil anos, os Niyamas oferecem reflexões surpreendentemente atuais para organizações que desejam construir culturas mais conscientes, coerentes e alinhadas aos desafios do presente.

Liderança, Estratégia
16 de outubro de 2026 15H00
Algoritmos, preferências pessoais e vieses cognitivos influenciam diariamente a forma como enxergamos o mundo, muitas vezes sem que percebamos. Em tempos de polarização, excesso de informação e mudanças rápidas, cultivar curiosidade, escuta ativa e abertura para pontos de vista diferentes pode ser um diferencial importante para quem deseja construir decisões mais inteligentes e sustentáveis.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de outubro de 2026 09H00
Entre previsões apocalípticas e promessas de produtividade ilimitada, os dados mais recentes sobre inteligência artificial publicados pela Gartner, MIT e Frontiers contam uma história mais complexa.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Liderança, Estratégia
15 de outubro de 2026 14H00
Inspirado pela trajetória de Rafael Nadal retratada no documentário Rafa, o artigo propõe uma reflexão sobre a forma como empresas constroem seus planejamentos estratégicos.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional
15 de outubro de 2026 08H00
Processos, políticas e estratégias não surgem sozinhos. Eles são resultado das escolhas feitas diariamente por quem exerce liderança e influencia decisões. Embora tenham sido concebidos há mais de dois mil anos, os Niyamas oferecem reflexões surpreendentemente atuais para organizações que desejam construir culturas mais conscientes, coerentes e alinhadas aos desafios do presente.

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
14 de outubro de 2026 14H00
A tecnologia tem papel decisivo na aceleração da agenda climática, mas a mudança acontece quando informações se transformam em escolhas. Entre indicadores, investimentos e decisões estratégicas, são as pessoas que continuam definindo o ritmo e a profundidade da transformação sustentável.

Fernando Beltrame - CEO da Eccaplan

Oferecido por Eccaplan
3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
14 de outubro de 2026 08H00
Quando a Nintendo rompeu uma parceria estratégica com a Sony diante do mundo inteiro, o que parecia uma derrota humilhante tornou-se o ponto de partida para uma das maiores inovações da história dos negócios. Um caso exemplar de como líderes podem transformar atrito, oposição e conflito em crescimento.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

9 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de outubro de 2026 14H00
Um teste aparentemente simples, aplicado em uma fábrica japonesa, revela por que algumas organizações encontram talentos onde outras enxergam apenas falta de experiência. O artigo oferece uma perspectiva provocativa sobre a escassez de talentos e sobre como empresas podem identificar capacidades que currículos nem sempre conseguem revelar.

Marta Ferreira

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de outubro de 2026 08H00
Nem sempre as pessoas que mais contribuem para os resultados são aquelas que aparecem melhor nos indicadores individuais. Em muitas organizações, existe um trabalho invisível que conecta equipes, transfere conhecimento, reduz conflitos e faz o restante do sistema funcionar. O artigo propõe uma reflexão sobre os limites dos modelos tradicionais de avaliação de desempenho e alerta para um risco pouco percebido: demitir quem sustenta as relações e a colaboração de um time pode custar muito mais do que qualquer planilha é capaz de mostrar.

Átila Persici Filho - Consultor de gestão estratégica, professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e conselheiro de inovação

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
12 de outubro de 2026 18H00
Por trás de cada iniciativa de inteligência artificial existe uma negociação raramente explicitada. Compartilhar conhecimento, revisar respostas, adaptar processos e sustentar a transição exige tempo, esforço e exposição. Antes de atribuir a resistência à mudança a uma questão cultural, talvez seja preciso entender quais incentivos estão sendo oferecidos para que as pessoas escolham cooperar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

9 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de outubro de 2026 14H00
Durante anos, a automação corporativa esteve associada à eliminação de tarefas repetitivas e operacionais. Agora, uma nova etapa começa a ganhar espaço: a integração entre RPA, inteligência artificial, APIs e agentes autônomos para coordenar processos inteiros de ponta a ponta.

Daniel Torres - CEO da Roboteasy

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução