Uncategorized

3 lentes para gerar muitas ideias novas

Um processo para que você e sua equipe possam desenvolver raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão; faça o checklist
é professor de estratégia e empreendedorismo da London Business School e um dos maiores pesquisadores da inovação em gestão; deve lançar em breve dois livros: 25-Need-to-Know MBA Models e Fast Forward.

Compartilhar:

Ser inovador é um desafio para qualquer um, especialmente quando se trabalha em uma grande organização. Diante de um horizonte quase infinito de possibilidades, ajuda partir de um pensamento minimamente estruturado sobre inovação. Apresento três “lentes” muito usadas por empreendedores de sucesso como apoio para chegar a raciocínios diferentes que levem a novos modelos de negócio, novos produtos e serviços e novas abordagens de gestão. Cada um desses caminhos oferece uma forma de promover discussões estruturadas que contribuem para o fluxo criativo. 

**1. DO QUE AS PESSOAS PRECISAM** A primeira lente ajuda a enxergar necessidades ainda não articuladas pelos consumidores. Em vez de lhes perguntar o que eles querem, é preciso buscar algo de que eles necessitam e não é oferecido no mercado. 

Há várias técnicas para tentar descobrir necessidades não expressas pelos consumidores, e a etnografia aplicada ao marketing tem se mostrado uma das mais interessantes. Trata-se de um método de pesquisa do comportamento das pessoas e inclui visitá-las em suas casas e observá-las enquanto utilizam produtos  e serviços. 

**2. POR QUE AS COISAS SÃO COMO SÃO** O segundo caminho representa uma forma de desafiar a ortodoxia corrente. Todos os setores de atividade possuem jeitos tradicionais  de fazer as coisas – um conjunto de regras das quais mesmo as pessoas que atuam no setor não são completamente conscientes. Vale a pena elaborar uma lista dos pressupostos-padrão e, a cada um, perguntar-se: “Por que as coisas são assim?”. Em seguida, você pode fazer uma lista com pressupostos contrários aos originais, para ver se isso desperta novas ideias, menos convencionais. 

**3. SE ALGO FUNCIONARIA EM OUTRO LUGAR** A terceira lente diz respeito ao fato de que muitas ideias de negócios são simplesmente tomadas por empréstimo de outros contextos ou indústrias. Muitos (talvez a maioria) dos novos negócios são, na verdade, provenientes de ideias adaptadas de outros lugares.  A boa notícia é que  a busca da inovação lhe abre a  possibilidade de passar algum tempo conversando com pessoas de outros setores e até mesmo de países diferentes, sempre com a mente aberta.

**20% EVOLUEM** Mais do que tudo, essas três lentes são capazes de estimular o surgimento de uma grande quantidade de ideias novas. Estas têm de ser muitas, uma vez que, segundo as estatísticas, de cada dez ideias propostas, só uma ou duas evoluem com sucesso; as outras nove ou oito, mesmo sendo boas, acabam no fundo de uma gaveta qualquer.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança