Sustentabilidade

3º lugar: Opinion Box

A startup mineira inova para tornar as pesquisas mais ágeis e acessíveis a todas as empresas

Compartilhar:

Soluções inovadoras de pesquisa de mercado digital, tanto na web como em apps mobile. Essa é a oferta que a startup Opinion Box, de Belo Horizonte, tem feito para as empresas, de duas maneiras: de um lado, ela conta com uma plataforma de pesquisa de mercado DIY (faça-você-mesmo), em que os próprios clientes podem investigar cerca de 150 mil consumidores no País; de outro, realiza projetos customizados com seu time de insights, que cuida de cada projeto do início até o fim.

Diversos tipos de estudos podem ser feitos com a Opinion Box, como testes de produtos, pesquisas de imagem e marca, pesquisas de jornada de compra, segmentação e buyer persona e hábitos de consumo, entre outros. 

A startup foi fundada pelo empreendedor Felipe Schepers em conjunto com duas empresas – Expertise e Pentagrama – e hoje tem um quarto sócio, Christian Reed. Conta ainda com um investidor anjo, Cláudio Gora, cofundador da Locaweb. Só em 2017, o Opinion Box, que se denomina no masculino, entregou projetos para mais de 140 clientes, e tem em sua carteira grandes empresas como Caixa Seguradora, Accenture, Faber-Castell, Itambé, Unimed-BH, Cacau Show e Youse, entre outras. 

A seguir, Schepers responde a questões-chave de HSM Management.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2013 em BH (MG)
* R$ 2,5 milhões de receita anual
* 15 funcionários
* R$ 2 milhões de investimentos iniciais
* 1 investidor anjo
* 1º lugar na categoria marketing

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Ajudamos mais empresas a tomar decisões de marketing com base em dados, sem achismos. E nós as ajudamos a fazer isso mais rapidamente e de modo mais acessível.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**

Acho que foi ter amarrado o ecossistema de pesquisas de uma forma que nenhuma outra empresa havia feito, ao integrar nosso painel de respondentes com nossa plataforma de pesquisa digital, possibilitando, assim, preço acessível, velocidade e qualidade. 

**COMO A STARTUP NASCEU?**

O Opinion Box nasceu com o intuito de democratizar a pesquisa de mercado e torná-la acessível a todos. Tudo começou com o lançamento do nosso painel de respondentes multiplataforma, o Heap Up. Hoje, esse painel conta com mais de 150 mil usuários cadastrados e está integrado à Plataforma de Pesquisa Opinion Box, na qual o cliente pode fazer as pesquisas sozinho. Nossos clientes contam ainda com o suporte e direcionamento do nosso time de especialistas, que pode inclusive fazer a gestão dos projetos do início ao fim.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Nascemos de uma dor real do mercado de pesquisa e construímos o Painel de Consumidores. Ao longo do tempo percebemos que havíamos focado em automatizar todo o processo que envolve o ato de responder a uma pesquisa, mas não havíamos trazido inovação ao processo de criar uma pesquisa. 

Pivotamos a estratégia, criando novo nome, conceito e uma plataforma SaaS para atender a todo o mercado que precisa tomar decisões baseadas em dados. Atualmente nossos principais desafios são: (1) continuar no nosso ritmo de crescimento acelerado, (2) consolidar a nossa estratégia de inbound e outbound marketing com a estrutura de inside sales e (3) lançar algumas novas soluções e funcionalidades de grande impacto para nossos clientes e o mercado. Para isso, estamos expandindo o time, ampliando conexões com grandes empresas e desenvolvendo novos processos e soluções inovadoras.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Realizamos mais de 900 projetos e mais de 2 milhões de entrevistas para mais de 400 empresas diferentes. Além disso, já recebemos diversos reconhecimentos. Por exemplo, fomos selecionados para muitos programas de destaque, como o Startup Brasil (2013), o Prêmio ProXXIma (2016), o Endeavor Scale-up (2017), o Ranking do 100 Open (2017 – 4º geral e 1º marketing) e agora o Ranking do 100 Open (2018 – 3º geral e 1º marketing).

**QUAL É A AMBIÇÃO DE VOCÊS PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser a empresa de referência em solução para tomada de decisões baseadas em dados e não em achismos. Queremos também internacionalizar nossa operação e possuir diversas soluções inovadoras que tornem o uso de pesquisa acessível a empresas e a pessoas de diferentes perfis.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)