Marketing e vendas

4 elementos fundamentais para ter sucesso com marketing digital

Escolher canais ou aprimorar seu processo de aquisição será ainda mais simples se houver clareza e foco nesses pontos

André Siqueira

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8...

Compartilhar:

Quando a empresa começa a investir em marketing digital, o que nos vem à mente, em geral, são canais como email marketing, compra de anúncios, redes sociais etc. No entanto, para isso tudo funcionar, é preciso de uma base forte. 

Assim como a fundação faz toda a diferença e não construímos uma casa em terreno instável, não faz sentido pensar em canais e escalar os investimentos neles se a base não for muito sólida. Muitas vezes o que acreditamos ser problemas nas técnicas ou linguagem, são na verdade problemas mais profundos, nesses 4 elementos fundamentais:

## Satisfação com o produto

Não há estratégia de marketing e aquisição que salve um produto ruim. Se partirmos do pressuposto que [Marketing hoje tem a ver com ajudar as pessoas](https://www.instagram.com/p/CDxH68TA-wB/), indicar um produto ruim não vai se encaixar na estratégia. Mais do que isso, mesmo que você force a venda, a verdade vai fluir muito mais naturalmente em um mundo super conectado. Vai ser difícil não ter clientes relatando experiências ruins ou indicando outros produtos melhores e, no médio a longo o prazo, o fracasso será certo.

Tem quem pense em começar a vender agora para ir melhorando a experiência com o produto depois. O problema é que, muitas vezes, melhorar a experiência tem a ver com encontrar o cliente ideal e saber trabalhar bem a expectativa criada por ele. Ambas as coisas impactam muito o [processo de aquisição de clientes](https://revistahsm.com.br/post/a-cura-para-o-trauma-na-digitalizacao-de-marketing-e-vendas), logo podem demandar começar tudo do zero e desperdiçar muitos dos esforços e investimentos.

O melhor indicador de que temos algo relevante é uma alta retenção: é o cliente continuar voltando sempre e comprando mais. Mas como saber de forma precisa a retenção é algo que pode levar muito tempo, é viável olhar para indicadores intermediários. 

Pesquisas como [NPS](https://hsmuniversity.com.br/blog/o-que-e-o-net-promoter-score/) ou quão insatisfeito o cliente ficaria se o produto deixasse de existir podem ajudar nisso.

## Conhecimento profundo sobre o público

Entender muito bem quem é a buyer persona e como é sua jornada de compra é fundamental para conseguir desenhar uma estratégia adequada.

É isso que vai determinar o conteúdo, o tom de voz, os canais de aquisição e de relacionamento, o tipo de benefício do produto que vai ser evidenciado na comunicação, entre outras coisas. Ter isso mapeado facilita todo o resto do processo.

Perguntas como “devo falar sobre o tema A ou sobre o tema B?” têm a ver com o quanto isso faz parte da jornada do cliente. Perguntas como “estar na rede social A ou na rede social B?” têm a ver com onde esse cliente está e qual ferramenta é mais presente no seu dia a dia. É daí que devem vir as definições.

## Entendimento do posicionamento ideal

Por que você é diferente? Por que um cliente escolhe você e não a concorrência?

Um posicionamento adequado reflete aquilo que naturalmente os clientes sentem. Não é uma simples definição da empresa, não é o que ela fala. É o que acontece na prática, é a experiência do cliente com a sua empresa em todos os pontos de contato.

A comunicação vai servir de reforço. Entender isso vai ajudar você a passar mais verdade no seu conteúdo e definir os argumentos-chave.

## Domínio da matemática do produto

Quanto um cliente gasta com sua empresa? Quanto é gasto pela empresa para produzir o produto ou entregar o serviço? Quanto sobra de margem nessa conta? E dessa margem, quanto estou disposto a colocar em marketing e vendas para a estratégia de aquisição?

O processo de aquisição de clientes depende fundamentalmente dessa conta. A aquisição não funciona só quando trazemos clientes. Ela funciona quando trazemos clientes em uma conta que faça sentido.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança