Wellington Moscon, Priscila dos Santos, Lucas Straub e Ramon F. da Cruz Ferreira fundaram a Go Epik em Curitiba (PR) para oferecer às empresas uma plataforma de tecnologias de indústria 4.0 que desse visibilidade a seus diversos processos e facilitasse a tomada de decisão em relação a eles.
Apoiada pela Oxigênio, a aceleradora ligada à seguradora Porto Seguro, a Go Epik rapidamente começou a trabalhar com grandes empresas. Entre elas, estão Grupo Saint Gobain, Grupo Boticário, BR Foods, Renault, Eaton, a própria Porto Seguro e a CPFL. Agora, vem iniciando o processo de internacionalização, já tendo estabelecido algumas parcerias no exterior. O cofundador e CEO Welling ton Moscon deu entrevista a HSM Management sobre os diferenciais da empresa.
**FATOS E NÚMEROS**
* Fundada em 2017 em Curitiba (PR)
* 9 funcionários
* US$ 50 mil de investimentos
* 1º lugar na categoria indústria
**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**
Por meio de tecnologias como realidade aumentada, machine learning, IoT e visão computacional, nossa plataforma integra os setores de manutenção, segurança, qualidade, saúde e meio ambiente das empresas, e suas práticas de cost deployment [método para realização do orçamento] e treinamento. Assim damos inteligência e visibilidade aos processos e apoiamos os gestores na tomada de decisão em tempo real em relação a eles. Nossa inspiração é o lean manufacturing.
**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**
Onde mais nos diferenciamos é nos algoritmos proprietários de predição de segurança e manutenção. E também se destaca o fato de nossa plataforma de indústria 4.0 ser realmente escalável, ter foco em inteligência de processos e ser de fácil integração a outros sistemas.
**COMO A EMPRESA NASCEU?**
Um dia, percebemos o poder transformador que a indústria 4.0 terá na indústria brasileira e mundial e decidimos colaborar com essa mudança.
**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**
A principal dificuldade continua sendo o relacionamento com as grandes empresas no que se refere ao ciclo de vendas, compras e pagamento.
**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA E OS PRÓXIMOS PASSOS?**
O início de grandes projetos, como o projeto pioneiro em nível mundial junto à Saint-Gobain com foco em predição de segurança, foi a principal conquista até agora. Nosso próximo passo é iniciar a exportação de nossa tecnologia.
**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**
Não é pequena. Estamos dispostos a ser a principal plataforma do mundo com foco em indústria 4.0 e inteligência de processos.