Sustentabilidade

4º lugar: Go Epik

Com inspiração na manufatura enxuta, essa startup curitibana oferece uma plataforma de indústria 4.0 para as empresas enxergarem seus processos e tomarem melhores decisões sobre eles

Compartilhar:

Wellington Moscon, Priscila dos Santos, Lucas Straub e Ramon F. da Cruz Ferreira fundaram a Go Epik em Curitiba (PR) para oferecer às empresas uma plataforma de tecnologias de indústria 4.0 que desse visibilidade a seus diversos processos e facilitasse a tomada de decisão em relação a eles.

Apoiada pela Oxigênio, a aceleradora ligada à seguradora Porto Seguro, a Go Epik rapidamente começou a trabalhar com grandes empresas. Entre elas, estão Grupo Saint Gobain, Grupo Boticário, BR Foods, Renault, Eaton, a própria Porto Seguro e a CPFL. Agora, vem iniciando o processo de internacionalização, já tendo estabelecido algumas parcerias no exterior. O cofundador e CEO Welling ton Moscon deu entrevista a HSM Management sobre os diferenciais da empresa.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2017 em Curitiba (PR)
* 9 funcionários
* US$ 50 mil de investimentos
* 1º lugar na categoria indústria

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Por meio de tecnologias como realidade aumentada, machine learning, IoT e visão computacional, nossa plataforma integra os setores de manutenção, segurança, qualidade, saúde e meio ambiente das empresas, e suas práticas de cost deployment [método para realização do orçamento] e treinamento. Assim damos inteligência e visibilidade aos processos e apoiamos os gestores na tomada de decisão em tempo real em relação a eles. Nossa inspiração é o lean manufacturing. 

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Onde mais nos diferenciamos é nos algoritmos proprietários de predição de segurança e manutenção. E também se destaca o fato de nossa plataforma de indústria 4.0 ser realmente escalável, ter foco em inteligência de processos e ser de fácil integração a outros sistemas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Um dia, percebemos o poder transformador que a indústria 4.0 terá na indústria brasileira e mundial e decidimos colaborar com essa mudança.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

A principal dificuldade continua sendo o relacionamento com as grandes empresas no que se refere ao ciclo de vendas, compras e pagamento.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA E OS PRÓXIMOS PASSOS?**

O início de grandes projetos, como o projeto pioneiro em nível mundial junto à Saint-Gobain com foco em predição de segurança, foi a principal conquista até agora. Nosso próximo passo é iniciar a exportação de nossa tecnologia.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Não é pequena. Estamos dispostos a ser a principal plataforma do mundo com foco em indústria 4.0 e inteligência de processos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura