Uncategorized

5 avanços que vêm por aí na impressão 3D

Peter Diamandis prevê que, até 2024, a velocidade pode aumentar mais de 100 vezes e o uso na construção civil será significativo

Compartilhar:

Há tantas novidades no campo da inteligência artificial que, às vezes, parece que a impressão 3D ficou um assunto velho. Nada disso. A convergência entre tecnologias digitais está acelerando a disrupção em geral, abrindo caminho para a reinvenção de produtos, serviços e até setores de atividade. Um dos campos em que isso fica evidente é o da impressão 3D, como mostra Peter Diamandis, no portal SingularityHub.

“Com o surgimento de novos métodos e materiais, como vamos integrar a impressão 3D aos nossos negócios nos próximos anos?”, pergunta ele. A resposta vem na forma de cinco avanços que devem se tornar realidade até 2024. 

1. A velocidade da impressão 3D deve aumentar entre 50 e 100 vezes
——————————————————————-

A impressão 3D tem sido limitada, entre outros fatores, pela velocidade. O laboratório de manufatura e produtividade do MIT criou recentemente uma impressora dez vezes mais rápida dos que os modelos tradicionais existentes. A equipe conseguiu imprimir uma engrenagem em 10 minutos e uma armação de óculos em apenas 3,6 minutos. A maior velocidade das impressoras 3D vai revolucionar praticamente todos os setores, da indústria ao varejo. 

2. Sustentáveis e acessíveis, os bairros 3D estão no horizonte
—————————————————————

O setor da construção civil vivenciará a disrupção em escalas monumentais, à medida que a impressão 3D oferecer alternativas mais baratas e adequadas ao meio ambiente, na comparação com os modelos tradicionais. Os prédios e casas do futuro vão utilizar menos cimento, reduzindo custos e consumo de recursos. 

3. Convincentes e deliciosos, bifes e hambúrgueres de impressoras 3D serão servidos nos bons restaurantes
———————————————————————————————————-

A impressão 3D de carne, utilizando proteína vegetal, representará uma solução mais sustentável para alimentar a crescente população mundial, sem o impacto de emissões de gases do efeito estufa. Nos próximos cinco anos, os custos vão cair e a qualidade será aprimorada.

4. Impressoras 3D de metal substituirão o plástico
—————————————————

As impressoras 3D serão capazes de imprimir peças de carros e aviões, utensílios de cozinha e protótipos. A impressão 3D de metais não apenas vai eliminar o desperdício nos processos de fabricação, mas também criar peças mais leves, o que representa uma evolução importante principalmente para a aviação. Essa tecnologia também ficará disponível para o mercado de consumo, oferecendo maior flexibilidade no design de produtos, na comparação com os processos de impressão que dependem de plástico como matéria-prima.

5. “Olá” será o comando mais usado no design e na fabricação de artigos
————————————————————————

Segundo o autor, frases como “Olá, faça para mim um par de sapatos, tamanho 40 e com solado compatível com meu peso”, serão usadas com frequência por todos no prazo de cinco anos. As impressoras 3D terão a capacidade de processar linguagem e conseguirão customizar designs, pois contarão com inteligência artificial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança