Uncategorized

5 avanços que vêm por aí na impressão 3D

Peter Diamandis prevê que, até 2024, a velocidade pode aumentar mais de 100 vezes e o uso na construção civil será significativo

Compartilhar:

Há tantas novidades no campo da inteligência artificial que, às vezes, parece que a impressão 3D ficou um assunto velho. Nada disso. A convergência entre tecnologias digitais está acelerando a disrupção em geral, abrindo caminho para a reinvenção de produtos, serviços e até setores de atividade. Um dos campos em que isso fica evidente é o da impressão 3D, como mostra Peter Diamandis, no portal SingularityHub.

“Com o surgimento de novos métodos e materiais, como vamos integrar a impressão 3D aos nossos negócios nos próximos anos?”, pergunta ele. A resposta vem na forma de cinco avanços que devem se tornar realidade até 2024. 

1. A velocidade da impressão 3D deve aumentar entre 50 e 100 vezes
——————————————————————-

A impressão 3D tem sido limitada, entre outros fatores, pela velocidade. O laboratório de manufatura e produtividade do MIT criou recentemente uma impressora dez vezes mais rápida dos que os modelos tradicionais existentes. A equipe conseguiu imprimir uma engrenagem em 10 minutos e uma armação de óculos em apenas 3,6 minutos. A maior velocidade das impressoras 3D vai revolucionar praticamente todos os setores, da indústria ao varejo. 

2. Sustentáveis e acessíveis, os bairros 3D estão no horizonte
—————————————————————

O setor da construção civil vivenciará a disrupção em escalas monumentais, à medida que a impressão 3D oferecer alternativas mais baratas e adequadas ao meio ambiente, na comparação com os modelos tradicionais. Os prédios e casas do futuro vão utilizar menos cimento, reduzindo custos e consumo de recursos. 

3. Convincentes e deliciosos, bifes e hambúrgueres de impressoras 3D serão servidos nos bons restaurantes
———————————————————————————————————-

A impressão 3D de carne, utilizando proteína vegetal, representará uma solução mais sustentável para alimentar a crescente população mundial, sem o impacto de emissões de gases do efeito estufa. Nos próximos cinco anos, os custos vão cair e a qualidade será aprimorada.

4. Impressoras 3D de metal substituirão o plástico
—————————————————

As impressoras 3D serão capazes de imprimir peças de carros e aviões, utensílios de cozinha e protótipos. A impressão 3D de metais não apenas vai eliminar o desperdício nos processos de fabricação, mas também criar peças mais leves, o que representa uma evolução importante principalmente para a aviação. Essa tecnologia também ficará disponível para o mercado de consumo, oferecendo maior flexibilidade no design de produtos, na comparação com os processos de impressão que dependem de plástico como matéria-prima.

5. “Olá” será o comando mais usado no design e na fabricação de artigos
————————————————————————

Segundo o autor, frases como “Olá, faça para mim um par de sapatos, tamanho 40 e com solado compatível com meu peso”, serão usadas com frequência por todos no prazo de cinco anos. As impressoras 3D terão a capacidade de processar linguagem e conseguirão customizar designs, pois contarão com inteligência artificial.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança