Operadoras de telefonia, marcas de produtos de consumo, seguradoras e redes varejistas já têm utilizado a plataforma da Incentive-me, que conecta empresas fornecedoras a vendedores no ponto de venda. O sócio-fundador Jansen Moreira Pinto responde a seguir sobre os diferenciais de sua startup, uma das poucas a não nascer de uma parceria.
FATOS E NÚMEROS
* Fundada em 2016
* Investimentos de R$ 1,3 milhão
* 1º lugar na categoria varejo
**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**
Automatizamos fim-a-fim o processo de realização de incentivo de vendas, com a consequência de aumentar a motivação dos vendedores e a gestão de sua performance.
**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL DE VOCÊS?**
Nosso sistema permite motivar equipes de vendas de forma mensurável e em tempo real. Nossos clientes empresariais conseguem intervir com agilidade ímpar na manutenção das vendas de seus produtos nas lojas.
**COMO A STARTUP NASCEU?**
Eu era gerente de vendas de uma empresa internacional e sofria com a falta de controle das campanhas de vendas que fazíamos para incentivar os vendedores no ponto de venda. Percebi que todos os vendedores tinham smartphones e que, se eu conseguisse criar um meio de comunicação direto com eles – em que pudesse avisá-los das campanhas e no qual eles pudessem comprovar a venda –, eu conseguiria atingir um número maior de vendedores e resultado de vendas. Foi quando resolvi criar a primeira versão do aplicativo, o Incentivendas, para validar a ideia.
**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**
Nossa principal dificuldade são os longos ciclos de negociação que grandes empresas normalmente possuem. Somos acostumados a atuar de modo ágil. Não chegamos a pivotar, mas ampliamos bastante nossa proposta de valor. Hoje já temos três produtos, um para incentivos, outro para engajamento e um terceiro para fidelidade.
**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA? E OS PRÓXIMOS PASSOS?**
O principal resultado é nossa carteira de clientes e parceiros, que já pode ser considerada significativa [o faturamento, no entanto, não é revelado]. Entre os próximos passos está a expansão nos mercados de varejo mesmo, nos de seguros e entre farmácias.
**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**
Queremos ser a plataforma padrão para realização de incentivos entre empresas e vendedores.