A mineira Comprovei criou uma plataforma para controle logístico. Entre seus clientes estão grandes empresas como Braspress, Roge, Suzano Papel e Celulose, Distribuidora Santa Cruz, DHL, Luft, Swift, Marfrig, Marba, e outras.
Ela possui sócios-gestores e sócios-conselheiros. Do primeiro time fazem parte os dois fundadores – o CEO, Halley Takano, que concedeu esta entrevista a HSM Management, e Ricardo Miura, responsável pelo customer success – e mais Gustavo Padial, responsável por growth hacking, e Weber Oliveira, que cuida da tecnologia. O segundo time é composto por Hans Hickler e Rodrigo Argueso, ambos executivos experientes do mercado de transportes.
FATOS E NÚMEROS
* Fundada em 2014 em Itajubá (MG)
* Investimento anjo de R$ 200 mil (depois, bootstrapping)
* 12 funcionários
* 2 milhões de entregas/mês (dado de maio de 2018)
* 1º lugar na categoria transporte e logística
**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**
Resolvemos, por meio da tecnologia, a difícil logística de coletas e entregas dos prestadores de serviços de transportes. A Comprovei é uma plataforma SaaS, B2B, para visualização e comprovação em tempo real da logística de coletas e entregas, e ajuda na gestão do SLA [Service Level Agreement] que os prestadores de serviços de transportes fazem.
**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**
Eu diria que é o “multiview tracking”, o mecanismo que dá visibilidade ao longo de todas as etapas de toda cadeia logística de entregas.
**COMO A EMPRESA NASCEU?**
Quando começamos, as empresas não consideravam a etapa de entrega de seus produtos como parte do produto em si. Consideravam responsabilidade das transportadoras contratadas. Essa negação foi a inspiração. Sabíamos que toda inovação implica mudança de comportamento, e ali estava uma clara necessidade de mudança comportamental de nossos futuros clientes embarcadores – damos esse nome a todos os players que embarcam seus produtos nas transportadoras, como indústrias, distribuidores, atacadistas, rede de varejo, e-commerce e operadores logísticos.
**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**
Idealizamos a Comprovei quando o smartphone não era tão popular entre os motoristas de caminhão e ninguém queria saber de colocar nada na nuvem. Então, amigos e familiares nos chamavam de loucos. Diziam que os motoristas jogariam os celulares pela janela. Na verdade alguns fizeram isso! [risos] E tivemos de aprender a fazer tudo do zero. Nunca havíamos desenvolvido nada para cloud; nada de apps Android ou IOS; nada de geolocalização, geocodificação ou GPS; nada de IoT.
**VOCÊS PIVOTARAM?**
Não me lembro quantas vezes tivemos de pivotar. Acho que erramos quase em tudo que se possa imaginar, modelo de negócio, precificação, política comercial, definição de produtos, mercado-alvo. Só não erramos no time. Os que começaram conosco em 2014 estão com a gente até hoje.
**QUAL A AMBIÇÃO EM CINCO ANOS?**
Não fazemos planos para cinco anos, nem sabemos fazer isso; planejamos um ano, no máximo. Talvez atingir o nível de 200 milhões de entregas por ano, em vez das 2 milhões atuais. Nossa visão é que a Comprovei seja protagonista da transformação na logística de transportes brasileira.