Sustentabilidade

6º lugar: Comprovei

Compartilhar:

A mineira Comprovei criou uma plataforma para controle logístico. Entre seus clientes estão grandes empresas como Braspress, Roge, Suzano Papel e Celulose, Distribuidora Santa Cruz, DHL, Luft, Swift, Marfrig, Marba, e outras. 

Ela possui sócios-gestores e sócios-conselheiros. Do primeiro time fazem parte os dois fundadores – o CEO, Halley Takano, que concedeu esta entrevista a HSM Management, e Ricardo Miura, responsável pelo customer success – e mais Gustavo Padial, responsável por growth hacking, e Weber Oliveira, que cuida da tecnologia. O segundo time é composto por Hans Hickler e Rodrigo Argueso, ambos executivos experientes do mercado de transportes.

FATOS E NÚMEROS

* Fundada em 2014 em Itajubá (MG)
* Investimento anjo de R$ 200 mil (depois, bootstrapping)
* 12 funcionários
* 2 milhões de entregas/mês (dado de maio de 2018)
* 1º lugar na categoria transporte e logística

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM?**

Resolvemos, por meio da tecnologia, a difícil logística de coletas e entregas dos prestadores de serviços de transportes. A Comprovei é uma plataforma SaaS, B2B, para visualização e comprovação em tempo real da logística de coletas e entregas, e ajuda na gestão do SLA [Service Level Agreement] que os prestadores de serviços de transportes fazem.

**QUAL É SEU MAIOR DIFERENCIAL?**

Eu diria que é o “multiview tracking”, o mecanismo que dá visibilidade ao longo de todas as etapas de toda cadeia logística de entregas.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Quando começamos, as empresas não consideravam a etapa de entrega de seus produtos como parte do produto em si. Consideravam responsabilidade das transportadoras contratadas. Essa negação foi a inspiração. Sabíamos que toda inovação implica mudança de comportamento, e ali estava uma clara necessidade de mudança comportamental de nossos futuros clientes embarcadores – damos esse nome a todos os players que embarcam seus produtos nas transportadoras, como indústrias, distribuidores, atacadistas, rede de varejo, e-commerce e operadores logísticos.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Idealizamos a Comprovei quando o smartphone não era tão popular entre os motoristas de caminhão e ninguém queria saber de colocar nada na nuvem. Então, amigos e familiares nos chamavam de loucos. Diziam que os motoristas jogariam os celulares pela janela. Na verdade alguns fizeram isso! [risos] E tivemos de aprender a fazer tudo do zero. Nunca havíamos desenvolvido nada para cloud; nada de apps Android ou IOS; nada de geolocalização, geocodificação ou GPS; nada de IoT. 

**VOCÊS PIVOTARAM?**

Não me lembro quantas vezes tivemos de pivotar. Acho que erramos quase em tudo que se possa imaginar, modelo de negócio, precificação, política comercial, definição de produtos, mercado-alvo. Só não erramos no time. Os que começaram conosco em 2014 estão com a gente até hoje.

**QUAL A AMBIÇÃO EM CINCO ANOS?**

 Não fazemos planos para cinco anos, nem sabemos fazer isso; planejamos um ano, no máximo. Talvez atingir o nível de 200 milhões de entregas por ano, em vez das 2 milhões atuais. Nossa visão é que a Comprovei seja protagonista da transformação na logística de transportes brasileira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)