Sustentabilidade

7º lugar: Prosumir

A aposta dessa startup é no desenvolvimento de solução de mini e microgeração de energia

Compartilhar:

Julio Vieira, André Thomazoni e Daniela Pissanti fundaram a Prosumir Aproveitamento Energético na incubadora Hestia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para desenvolver soluções B2B de micro/minigeração de energia e eficiência energética. Entre as grandes corporações que são suas clientes estão players do setor de alimentos e bebidas e da indústria de papel e celulose. Vieira concedeu a entrevista.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2014 em Porto Alegre (RS)
* Crowdfunding R$ 300 mil
* Investimento da Finep R$ 1,25 milhão
* 5 funcionários
* 1º lugar na categoria energia

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Propomos soluções inovadoras para transformar desperdícios de energia em oportunidades de eficiência energética, energia renovável e cogeração. Por exemplo, para combater desperdícios térmicos, desenvolvemos a Turbina Redutora de Pressão (TRP), que é um produto substituto da válvula redutora de pressão em sistemas com vapor, realizando a mesma função para processos industriais e aproveitando o desperdício de energia (calor) da válvula para a geração de energia elétrica sem custo extra de combustível. Isso promove eficiência energética, geração de energia renovável e redução de custo operacional para as indústrias.

**ESSE PRODUTO É SEU MAIOR DIFERENCIAL NO MOMENTO?**

Sim, é um produto exclusivo para um nicho de mercado de escala mundial pouco explorado: desperdício de energia em sistemas com vapor.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Éramos uma empresa de consultoria para a elaboração de projetos básicos de termelétricas, preparando empreendimentos para os leilões de energia da Aneel [a agência reguladora do setor]. Nesse período, enxergamos uma grande oportunidade em micro e minigeração de energia e eficiência energética e lançamos o projeto da TRP, o que possibilitou nossa seleção na incubadora Hestia – UFRGS. Aí o projeto da TRP foi aprovado no edital de inovação do Sebrae-RS e foi finalista do programa Inovativa Brasil 2014. 

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Projetos de turbinas são complexos, com longo período de maturação, alta necessidade de capital e altos riscos associados.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Vender a TRP para grande corporações brasileiras e as rodadas de investimentos captadas.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser referência em eficiência energética térmica.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança