Sustentabilidade

7º lugar: Prosumir

A aposta dessa startup é no desenvolvimento de solução de mini e microgeração de energia

Compartilhar:

Julio Vieira, André Thomazoni e Daniela Pissanti fundaram a Prosumir Aproveitamento Energético na incubadora Hestia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para desenvolver soluções B2B de micro/minigeração de energia e eficiência energética. Entre as grandes corporações que são suas clientes estão players do setor de alimentos e bebidas e da indústria de papel e celulose. Vieira concedeu a entrevista.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2014 em Porto Alegre (RS)
* Crowdfunding R$ 300 mil
* Investimento da Finep R$ 1,25 milhão
* 5 funcionários
* 1º lugar na categoria energia

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Propomos soluções inovadoras para transformar desperdícios de energia em oportunidades de eficiência energética, energia renovável e cogeração. Por exemplo, para combater desperdícios térmicos, desenvolvemos a Turbina Redutora de Pressão (TRP), que é um produto substituto da válvula redutora de pressão em sistemas com vapor, realizando a mesma função para processos industriais e aproveitando o desperdício de energia (calor) da válvula para a geração de energia elétrica sem custo extra de combustível. Isso promove eficiência energética, geração de energia renovável e redução de custo operacional para as indústrias.

**ESSE PRODUTO É SEU MAIOR DIFERENCIAL NO MOMENTO?**

Sim, é um produto exclusivo para um nicho de mercado de escala mundial pouco explorado: desperdício de energia em sistemas com vapor.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Éramos uma empresa de consultoria para a elaboração de projetos básicos de termelétricas, preparando empreendimentos para os leilões de energia da Aneel [a agência reguladora do setor]. Nesse período, enxergamos uma grande oportunidade em micro e minigeração de energia e eficiência energética e lançamos o projeto da TRP, o que possibilitou nossa seleção na incubadora Hestia – UFRGS. Aí o projeto da TRP foi aprovado no edital de inovação do Sebrae-RS e foi finalista do programa Inovativa Brasil 2014. 

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Projetos de turbinas são complexos, com longo período de maturação, alta necessidade de capital e altos riscos associados.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS ATÉ AGORA?**

Vender a TRP para grande corporações brasileiras e as rodadas de investimentos captadas.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Ser referência em eficiência energética térmica.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança