Sustentabilidade

8º lugar: Intelup

Levar as empresas industriais brasileiras à indústria 4.0 a custos mais acessíveis é a proposta dessa startup

Compartilhar:

Ambev, Bunge, Atvos, Glencane e Embraco. Um processo de internacionalização em andamento – na República Dominicana, na Guatemala e uma iniciativa na Alemanha, por meio do programa Startout Brasil. Essa é a situaçao da Intelup, empresa de desenvolvimento de software para a indústria fundada por Bruno Luiz Belanda e Luis Fernando de Souza, e que contou com capital – corporate venture – da Senior Sistemas, empresa de ERP. Com base no exo canvas, das organizações exponenciais, os fundadores estão planejando sua exponencialidade. Belanda explica mais nesta entrevista.

**FATOS E NÚMEROS**

* Fundada em 2015 em Piracicaba (SP)
* Investimento corporate de R$ 160 mil
* Receita anual superior a R$ 500 mil
* 10 funcionários
* 2º lugar na categoria indústria

**QUE PROBLEMA VOCÊS RESOLVEM PARA AS EMPRESAS?**

Impulsionamos a competitividade das empresas industriais identificando ineficiências em tempo real. Utilizamos tecnologias como IoT, computação em nuvem, big data, estatística e machine learning em nossa plataforma para transformar dados operacionais em informações acionáveis que supervisores e gestores podem utilizar para otimizar processos de produção.

**QUAL O MAIOR DIFERENCIAL?**

Nossa plataforma aplica tecnologias em seu estado da arte, semelhante às utilizadas por grandes empresas de automação industrial de multinacionais, porém de forma mais simples, rápida e com investimentos compatíveis com a indústria nacional.

**COMO A EMPRESA NASCEU?**

Meu sócio e eu temos mais de 14 anos de experiência no mercado de automação industrial e TI, atendendo a indústrias. Percebemos que a digitalização, a maior inteligência e a agilidade na tomada de decisões são vitais à competitividade do setor e quisemos ajudar seus players a conseguir fazer isso. Os primeiros passos foram contatos com clientes e mentores para validarmos proposta de valor e o produto mínimo viável, e a busca de inserção no ecossistema de inovação.

**QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS?**

Há ainda muita resistência para novas soluções no segmento industrial, mas percebemos uma mudança muito positiva de 2015 para cá – o conceito ‘“indústria 4.0” se popularizou e as indústrias perceberam que é necessário investir em tecnologia e digitalização para se manterem competitivas. Também enfrentamos o desafio de captação de recursos.

**QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS E OS PRÓXIMOS PASSOS?**

Iniciamos com bootstraping, conseguimos o primeiro cliente corporativo, desenvolvemos cases de sucesso que chamaram a atenção de investidores e com isso conseguimos o primeiro investidor. O próximo passo é escalar a solução, possibilitando que toda empresa da cadeia industrial tenha acesso à plataforma Intelup.

**QUAL É A AMBIÇÃO PARA DAQUI A CINCO ANOS?**

Sermos protagonistas da indústria 4.0.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura