Uncategorized

9 lições para liderar melhor em tempos extraordinários

Isso inclui sair da zona de conforto e fazer coisas que você não gosta.
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

Toda empresa está à mercê de questões macroeconômicas, como crises e colapsos financeiros, que podem assustar os investidores, e também de questões “micro”, como errar em uma contratação e comprometer o andamento do negócio.

Em tempos de abundância e paz, liderar uma empresa é muito mais fácil. Porém, em tempos de guerra como esse de pandemia, é preciso ver “O lado difícil das decisões difíceis” (livro homônimo de Ben Horowitz, um dos maiores empreendedores do mundo), e escolher os caminhos necessários para continuar prosperando no mundo dos negócios. 

Em um relato autêntico, Horowitz oferece uma visão bem pragmática sobre como montar, comandar e liderar uma empresa e, apesar de ter sido lançado em 2014, seus ensinamentos podem perfeitamente ser aplicados aos dias atuais.

Uma das crenças do autor é que se as suas decisões não estiveram dando a você um frio na barriga, muito provavelmente elas são muito conservadoras. 

Para atingir resultados extraordinários, Horowitz diz que é preciso sair da zona de conforto, o que significa fazer algo para o qual você não está totalmente preparado ou ainda fazer coisas que você não gosta, mas nem por isso deve deixar de fazê-las. 

Com base nas ideias e propostas do autor, trago aqui nove lições que podem ajudar você a liderar melhor a sua empresa em tempos extraordinários como este:

1. A chave para liderar uma organização é saber o que fazer e levar a organização a fazê-lo. Muitas vezes não é fácil saber o que fazer, portanto foque primeiro em descobrir o que não fazer;

2. Contrate pessoas com base em seus pontos fortes, não em suas fraquezas. Contrate pessoas melhores que você e pratique a sua sucessão;

3. Construa um time forte. Uma só pessoa não é capaz de solucionar todos os problemas da empresa. Para isso, treine seu time frequentemente;

4. Dê feedbacks e seja transparente. Boa parte do crescimento se deve aos erros;

5. Construir, medir e aprender. Valide hipóteses rapidamente em busca de aprendizado e melhoria constantes. Trabalhe de forma colaborativa e criativa para solucionar os problemas entregando valor para os seus clientes;

6. Seja honesto sobre problemas e más notícias em sua empresa. Isso ajudará você a encontrar soluções rapidamente;

7. Ninguém quer demitir pessoas, mas se necessário, isso deve ser feito de forma rápida e justa. Quando você demitir um executivo, assuma a responsabilidade pela má contratação e garanta a continuidade dos negócios;

8. Nada vem fácil. Se você está em um trabalho que faz você crescer, sempre vão existir coisas difíceis. O que define o sucesso é a sua determinação;

9. Não tenha medo de traçar um caminho diferente. Se você realmente quiser criar um negócio diferente, use a criatividade e a inteligência coletiva.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura