O mundo do trabalho vem passando por transformações significativas nos últimos anos.
Saem as estruturas rígidas e super hierárquicas, entram modelos flexíveis de trabalho e uma gestão horizontalizada que rompe os silos. Em vez de equipes especializadas em uma única área, squads. Em vez de todos sempre reunidos sob o mesmo teto, atividades remotas e presenciais.
Transformações como essas exigem que as empresas priorizem em seus profissionais a capacidade de colaborar e de estimular a colaboração. Trata-se de uma das habilidades do futuro anunciada há tempos pelo Fórum Econômico Mundial, mas que, diante da pandemia, se tornou uma habilidade do presente – e urgente. Sob pena de ser uma pedra no caminho do sucesso corporativo.
A colaboração é uma das práticas que podem ser adotadas pelas organizações para vencer o momento acentuado de transição de eras que estamos vivendo.
É isso que destaca a futurista Lala Deheinzelin. A colaboração é peça-chave para o trabalho em equipe e para criar relações de confiança entre os indivíduos. Ela é fundamental também para os processos de inovação e contribui, ainda, para gerar um senso de pertencimento ao ambiente organizacional.
Uma das maneiras de promover a colaboração entre as pessoas e times é ajustar a comunicação, em seus diferentes contextos e formatos, especialmente no modelo de trabalho híbrido.
4/7/2022