Desenvolvimento pessoal

Voluntariado é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional

Os programas de voluntariado ajudam a incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da organização, além de valorizar o profissional enquanto pessoa, conferindo a ele um significado no mundo
Glaucimar Peticov é diretora executiva do Banco Bradesco.

Compartilhar:

Quando trabalhamos no mundo corporativo é comum e esperado que se invista na carreira. Dedicamos tempo e dinheiro no desenvolvimento de habilidades e competências como chave para o sucesso profissional. Realizamos inúmeros cursos e especializações, mas, por vezes, esquecemos de investir naquilo que nos faz ser humano, o lado social. Esse senso de comunidade é a essência do trabalho voluntário, que gera impacto positivo na vida das pessoas e é uma excelente oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.

Pensando sob esta perspectiva, precisamos entender o valor dos programas de voluntariado corporativo para colaboradores. De acordo com a última pesquisa do Voluntariado no Brasil, de 2021, 15% dos brasileiros estão engajados em programas de voluntariado corporativo e dedicam, em média, 21h por mês. Este dado demonstra que o trabalho voluntário exige tempo, dedicação e, principalmente, empatia, que é a capacidade de sentir e se compadecer da situação que outra pessoa vivencia. Isso é fundamental para quem atua em qualquer setor, porque diariamente nos deparamos com situações que exigem sensibilidade da nossa parte para acolher, ajudar e amparar o outro.

Quando nos envolvemos em uma atividade voluntária, lidamos com situações e perfis de pessoas diferentes, que nos permitem ampliar nosso know-how e experiências, colocando em prática esses aprendizados. Entre as skills que conquistamos posso citar resiliência, inteligência emocional, criatividade, inovação e comunicação, tão necessários no mundo corporativo.

Cientes dos benefícios do voluntariado corporativo, e sabendo da sua responsabilidade social, as empresas brasileiras intensificaram a criação de programas voluntários na década de 1990. Nos Estados Unidos, esse movimento foi amplamente disseminado uma década antes. De lá pra cá, muita coisa mudou, e hoje experimentamos uma fase mais madura do voluntariado nas empresas e que caminha lado a lado da gestão de pessoas.

No atual cenário, os programas de voluntariado buscam não só realizar ações sociais que gerem impacto positivo, mas incutir em seus colaboradores a missão, visão e valores da empresa de modo prático, tornando-os agentes disseminadores. O envolvimento propicia integração entre os times e a capacidade de trabalhar em equipe, por meio do espírito colaborativo. Essas habilidades contribuem ativamente para que os times tenham um desempenho satisfatório nas suas funções e resultados de excelência dentro do que é estabelecido.

Muito além do desenvolvimento de habilidades sociais que geram benefícios para a carreira, a atuação voluntária permite a valorização do profissional enquanto pessoa, da sua presença no mundo, conferindo a ele um significado. E esse sentimento é a chave para impulsionar outras benesses como autoconfiança, autoestima e motivação para fazer a diferença e o bem para sociedade.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança