Marketing e vendas, Estratégia e execução

Por que a área de PR deveria ser a próxima grande aposta dos CMOs

Construir a reputação da marca frente aos seus diversos stakeholders é parte essencial de uma estratégia de marketing, além de indispensável para a gestão da marca

Gabriela Onofre

Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech...

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Já virou lugar comum afirmar que uma marca precisa ter relevância social para se destacar e conquistar uma fatia do escasso tempo do consumidor. Para atingir esse objetivo, times de marketing lançam mão das mais consolidadas estratégias de propaganda, somadas às mais inovadoras ativações digitais, mídia programática, ações com influenciadores, conteúdos ricos, campanhas no [metaverso](https://mitsloanreview.com.br/post/no-metaverso-governanca-e-tao-importante-quanto-inovacao).

Novidades surgem todos os dias. Mas há uma área extremamente importante e estratégica que ainda vejo como pouco explorada por grande parte do mercado e que deveria ser a próxima grande aposta dos CMOs, o PR. Foi por esse motivo que apostei em construir um time de marketing e PR integrados, independentes, mas parceiros, composto por profissionais sêniores e com muita experiência para elevar a marca unico para o próximo patamar.

A [reputação de uma marca](https://mitsloanreview.com.br/post/a-cultura-do-cancelamento-das-marcas) se constrói no dia a dia. Da mínima interação com o cliente, passando pelos debates relevantes nas redes sociais, temas cobertos pela imprensa, posicionamento de formadores de opinião, pesquisadores, estudantes, estudiosos, curiosos, pelas conversas que surgem no WhatsApp no grupo da família. E o time de PR é como uma antena que capta tudo o que acontece no ambiente externo, conecta com todas as ações, projetos, propósitos e impactos desenvolvidos dentro das empresas e posiciona a marca de maneira relevante em todas essas discussões. Uma marca é um agente social e o papel que ela vai desempenhar depende da estratégia de posicionamento e também de muito relacionamento.

A lógica da comunicação mudou muito nos últimos anos e uma via de mão dupla se estabeleceu entre cada veículo, empresa, marca e seu público. Mais do que a lógica de anúncios publicitários, está hoje em voga a lógica do diálogo, da conversa genuína com a sociedade, da experiência única em todos os pontos de contato. Nesse cenário, a consistência é chave. Alinhamento de mensagens e recorrência são essenciais para construção da reputação. Escutar os [temas relevantes para a sociedade](https://www.revistahsm.com.br/post/expo-dubai-2020-como-usar-uma-plataforma-para-o-mundo) e ajudar a estimular os debates importantes entre os principais stakeholders para que eles promovam as discussões que impulsionam a marca é uma forma imensurável de se fixar na cabeça das pessoas.

Sou participante assídua de eventos nacionais e internacionais e tenho visto esse insight cada vez mais verdadeiro entre colegas de outras empresas. Mas na prática, ainda vejo pouca interação entre as duas áreas do dia a dia. E não é surpreendente que, de todos os lugares por onde passei, tenha sido em uma [startup de tecnologia](https://www.revistahsm.com.br/post/a-vida-real-de-trabalhar-em-startups) que consegui pivotar e transformar a estratégia que integra essas duas áreas tão relevantes sob a minha liderança. Estamos construindo aqui um departamento único, integrado, independente e robusto que será essencial para o futuro dos negócios.

Olhe com carinho para seu PR. Ele já está alinhado com o foco da empresa, participa dos processos de construção dos projetos, tem voz estratégica, senioridade e budget? Então você está em um bom caminho para a construção de uma marca forte e relevante.

Veja também: [webinar Papo de negócio: Estratégias de marketing para contas-chave](https://www.youtube.com/watch?v=7REkxW52Uz0)

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