Dossiê HSM

Funcionários no caos

Compartilhar:

Você certamente já ouviu a frase quase poética que representa a teoria do caos: “uma borboleta que bate as asas no Brasil pode causar um tornado nos Estados Unidos”. Quem a proferiu, citando o Brasil, foi o meteorologista e matemático americano Edward Lorenz (1917 – 2008). Fazendo simulações sobre o movimento de massas de ar num computador, Lorenz notou que deixar de fora apenas algumas casas decimais do cálculo gerava um resultado radicalmente diferente no cálculo seguinte. Em resumo, uma mudança insignificante pode, com o passar do tempo, gerar um evento nada previsível.

Pois os funcionários das empresas se veem cada vez mais em situações explicadas pela teoria da caos – mudanças diversas, das condições pandêmicas às tecnologias e fusões e aquisições, provocam demandas às quais eles não sabem como responder. Outro nome para “demandas”? “Pressões.” As principais são: para ser intraempreendedores inovadores, para aprender o tempo todo (e mostrar autoliderança), para trabalhar mais em equipe, para ter accountability e para aceitar, por aquela intensidade de trabalho, aquela quantidade de salário.
Este Dossiê trata do assunto em seis artigos, começando por mapear cada questão e oferecendo soluções práticas que possam reduzir o caos sentido.

[Trabalhar em empresa é …
por Sandra Regina da Silva (com Beatriz Machado)](https://www.revistahsm.com.br/post/trabalhar-em-empresa-e)

[Pressão para (intra)empreeender
por Alexandre Waclawovsky](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-intra-empreender)

[Pressão para aprender
por Maria Clara Lopes (com Eduardo Farah)](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-aprender)

[Pressão para trabalhar em equipe
por Rodrigo Bastos](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-trabalhar-em-equipe)

[Pressão para ter accountability
por Carolyn Taylor](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-ter-accountability)

[Pressão na remuneração
por Katia Simões](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-na-remuneracao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança