Uncategorized

O quebra-cabeça contraintuitivo

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Para ter sucesso, o empreendedor disposto a iniciar um negócio baseado em plataformas digitais multilaterais precisa não apenas resolver um quebra-cabeça complicado, como também lançar mão de estratégias contraintuitivas.” Essas palavras, do economista Richard Schmalensee e do consultor David Evans, escancaram o tamanho do desafio de montar uma empresa-plataforma, um dos mais promissores modelos de negócio dos tempos atuais. As soluções para o quebra-cabeça, e as soluções contraintuitivas, aparecem na matéria de capa desta HSM Management eXtra e, de tão perspicazes, seriam dignas de um título do tipo “tudo o que você precisava saber sobre plataforma e não tinha a quem perguntar” [risos]. 

Não contentes em trazer os segredos das plataformas, nós explicamos como uma das mais emblemáticas empresas-plataforma de nossos tempos, a Amazon, está delineando uma nova estratégia para o comércio de alimentos mundial, algo que vai muito além da impactante aquisição da Whole Foods Market. 

Montar uma plataforma é uma decisão a ser tomada tanto pelo empreendedor de um novo negócio como pelo gestor de uma empresa existente, certo? Pois, em qualquer um dos casos, pode-se dizer que é preciso encaixar as peças de um quebra-cabeça contraintuitivo que passa por capacidade de inovação, liderança e produtividade pessoal, os três temas fortes desta edição. 

No campo da inovação, três matérias são leitura obrigatória. Uma, na seção Direto ao ponto, traz a pesquisa que desfaz o mito da destruição criativa (aquele segundo o qual a inovação de ruptura prejudica a economia); na verdade, a economia agradece. Outra conta a história (e o dilema) da disrupção e, ao fazê-lo, nos ajuda a inovar. Em terceiro lugar, há os highlights do livro Sprint, sobre o método do Google Ventures de testar suas inovações em apenas cinco dias úteis. 

No campo da liderança, HSM Management X vai mais longe. Revela os três fatores que tornam um CEO excepcional, descobertos em um estudo tão inspirador quanto os conselhos dos primeiros 90 dias de Michael Watkins. Também sintetiza a pesquisa de líderes da Cia de Talentos, na qual os critérios de boa liderança ficam mais claros. E aborda o desafio de montar a primeira equipe. 

Já na frente da produtividade pessoal, esta edição nos ensina a usar a influência social a nosso favor, além de mostrar o impacto do primeiro emprego em nossas carreiras. Vale a pena encarar esse quebra-cabeça!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura