Uncategorized

Como vai sua produtividade?

Guilherme Soárez, CEO da HSM

Compartilhar:

Esta edição de fevereiro é um aquecimento para as celebrações que faremos ao longo de 2017: a HSM completa 30 anos de existência, e a revista HSM Management, 20 anos, dois motivos de muito orgulho e alegria para nossa equipe e a comunidade que temos a honra de reunir em torno de nós. 

Abrindo os trabalhos, resolvemos olhar para uma questão que tem preocupado cada vez mais os gestores brasileiros – e possivelmente os do mundo inteiro: há cada vez mais desafios a enfrentar e lições novas a aprender, as equipes estão mais enxutas, as distrações são mais frequentes. Em paralelo, soluções de autoajuda não solucionam nada e o tempo teima em não aumentar. 

O que fazer? Vamos completar a resposta na revista impressa que circula em março, mas uma parte importante desse conteúdo está aqui. Trazemos duas matérias da revista Fast Company, uma das grandes publicações de gestão internacionais de que somos licenciados prioritários para o Brasil, que lhe permitem fazer um benchmarking com pessoas notoriamente produtivas. Nelas, entendemos quais são os elementos-chave nessa construção: o horário de acordar, o horário de dormir, a ferramenta de produtividade, o espaço de trabalho etc. 

Depois, damos um artigo preparado por especialistas da Franklin Covey sobre a maneira de lidar com a tecnologia como fonte de distrações, que propõe um sistema de organização de informações (são elas que nos sufocam, não são?) extremamente prático: a gestão dos 4 Núcleos. A Regra do Um, por exemplo, é um dos insights valiosos desse sistema. 

Além de abordarmos a produtividade pessoal, nesta edição continuamos a trabalhar a questão da estratégia digital, tão relevante para as empresas brasileiras e ainda tão ausente. Um valioso artigo explica quais são as duas estratégias possíveis – sim, elas se resumem a duas! – e explica por que sua empresa tem de escolher apenas uma delas. 

Apresentamos também um excerto do livro _Economia Compartilhada_, publicado por nós, com o coração da obra da empreendedora Robin Chase, fundadora da Zipcar e uma das maiores experts nesse assunto. Robin explica didaticamente, e com muitos exemplos reais, as quatro fases fundamentais da organização típica da economia compartilhada, que ela chama de _Peers_ Inc (ilustrando com o caso do Uber, Inc seria a plataforma do Travis Kalanich, e peers, os motoristas). 

Tenha um bom Carnaval, porque relaxar é fundamental para a produtividade, e volte com as energias renovadas. Este ano promete!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura