> **Saiba mais sobre Laurent Le Moal**
>
> Quem é: Trabalha com internet desde 1997; é VP e gerente-geral do PayPal para Europa Continental, Oriente Médio e África.
>
> Carreira: PayPal UK, PayPal France e PayPal Europe.
>
> O que fez antes: Fundou a startup TalentManager; atuou na firma de recrutamentos Antal International.
**5 – Como evolui o papel do PayPal?**
Em primeiro lugar, mudou nosso status. Nove anos atrás, a área de pagamentos eletrônicos não era sexy para os investidores. Hoje, é chave. Lideramos agora um novo modelo de expansão geográfica, que sai do clássico EUA-Europa e pensa em Brasil, Rússia, Índia, China etc., olhando onde os consumidores estão.
**4 – Quais as maiores mudanças em curso?**
O desafio em relação a pagamentos deixou de ser fazê-los mais rápido e passou a ser a adaptação ao que querem o varejista e o consumidor. E o comércio mobile chegou ao ponto de virada. Nos últimos três anos, as transações por dispositivos móveis passaram de 2% para 20% do total. Há uma nova geração de usuários e eles nos exigem grandes mudanças.
**3 – Muda a abordagem a esses consumidores?**
Sim. Eles geram dez vezes mais transações, porém um valor total menor, tornando insuficiente a receita clássica de oferecer acesso, velocidade, frequência e garantia. Agora precisamos pensar mais em segmentação de clientes. E nossa relação com a mídia mudou por causa deles; quando vamos fazer algo, pensamos em como seria postado no Twitter e no Facebook.
**2 – O PayPal atuará off-line?**
Nos próximos três a cinco anos, queremos reunir o mesmo nível de informação sobre o comportamento off-line do consumidor que temos no online e compartilhar com o varejista, para que ele trate melhor seu cliente. Também ajudaremos a melhorar a experiência off-line do consumidor. O McDonald’s está criando um aplicativo com interface do PayPal para que as pessoas façam seu pedido antes de entrar na loja e sejam servidas mais rapidamente.
**1 – O que ocorrerá em dez anos?**
Queremos igualar as condições para todos os varejistas. Não haverá mais distinção entre online e off-line.