O hype da AI começou no final de 2022 quando a OpenAI disponibilizou o acesso gratuito ao ChatGPT para o público em geral. Em três meses, 100 milhões de pessoas experimentaram a novidade. Mas a verdade é que algoritmos de AI estão presentes no nosso dia a dia há muito tempo.
Uma brevíssima história da AI
Eu ainda era estudante de graduação, no final da década de 80, quando aprendi a programar em LISP para escrever algoritmos de AI. Me lembro que eu e mais quatro colegas passamos um semestre escrevendo código para que o computador fosse capaz de entender uma única palavra dita pela mesma pessoa. Diferenças de sotaque ou entonação confundiam a máquina. Nessas quase quatro décadas, o avanço dos algoritmos de processamento de linguagem natural é impressionante. Hoje conversamos fluidamente com Siri, Alexa e bots de empresas para pedir música, roteiros de viagem, 2ª via de documentos.
Quando John McCarthy reuniu um grupo de dez matemáticos e cientistas da computação no verão de 1956 no Dartmouth College seu objetivo era apenas um projeto de verão para discutir a capacidade das máquinas de executar tarefas humanas. Ali teve início a área de pesquisa e conhecimento que hoje gera tantas expectativas e receios: a Inteligência Artificial. Inicialmente, os pesquisados de IA concentraram-se em desenvolver sistemas de apoio a decisão, processamento de linguagem natural e jogos. Algoritmos de IA hoje são utilizados para reconhecimento de imagens, tradução de idiomas, recomendações no seu feed de redes sociais, e-commerce, roteirização e em veículos autônomos. Os termos “aprendizado de máquina” e ”redes neurais” estão presentes no nosso cotidiano.
Empresas como Waze, Amazon, Netflix, Uber e AirBnB tem os seus motores de IA como peça fundamental de vantagem competitiva. Tal é o poder da IA de exponencializar a produtividade das pessoas que já se fala que em breve surgirá uma startup unicórnio de uma pessoa apenas.
“Simular habilidades até o momento dominadas por seres humanos” é uma definição simples do que é a Inteligência Artificial. Repare que ela implica evolução quando diz “até o momento”. É verdade que hoje a IA ainda alucina (eu atribuo esses erros mais ao despreparo dos usuários do que a erros dos algoritmos), mas imagine o que ela será capaz de fazer em alguns anos. Afinal, são milhares de pessoas trabalhando para avançar a IA ao redor do mundo em centenas de centros de pesquisa, instituições de ensino, empresas e startups criativas.
A grande jogada
Está aí a sacada genial da OpenAI ao liberar o ChatGPT para uso gratuito. O que é machine learning se não a máquina sendo treinada por seres humanos? Instantaneamente, a Open AI passou a contar com milhões de treinadores para a sua Inteligência Artificial. As demais startups de IA seguiram o mesmo caminho, oferecendo versões gratuitas dos seus produtos. Um ganho para todos nós!
Nas minhas aulas e palestras sobre IA, Tecnologia e Inovação em Gestão de Pessoas abordo tanto o poder transformacional dessas novidades quanto dilemas que nos preocupam.
The Terminator
O “Exterminador do Futuro”, filme de 1984 com Arnold Schwarzenegger, talvez seja a razão pela qual tememos robôs e algoritmos de IA. Aceitaríamos melhor a perspectiva de convivermos com robôs se não os antropomorfizássemos (tente falar três vezes rapidamente)? Se robôs não tivessem a forma humana, mas representassem cachorrinhos, gatinhos ou coelhinhos, nos sentiríamos mais confortáveis? As pesquisas sobre interações homem-máquina mostram que sim. Aspiradores de pó autônomos não metem medo em ninguém, não é?
Vamos tanto conviver com robôs e assistentes pessoais movidos a AI no ambiente do trabalho no futuro quanto usar a tecnologia para avançar a qualidade da gestão de pessoas.
AI em Gestão de Pessoas
Vejo a tecnologia como uma ferramenta de inclusão como jamais houve. Eis alguns exemplos.
Muitas empresas recebem milhares de CV`s todos os anos. Obviamente, recrutadores humanos não conseguem dar atenção a todos. A AI, por outro lado, pode ler e avaliar milhares de currículos em segundos garantindo que todos são igualmente considerados.
Quando pensamos experiência do colaborador, a AI pode auxiliar trabalhadores, líderes e RH´s no desenho dos processos de onboarding e na personalização das jornadas de carreira e treinamento e desenvolvimento.
O conceito que conhecemos como ONA (Organizational Network Analysis) permite o mapeamento das relações dentro de uma empresa. O grafo resultante revela as pessoas mais influentes e líderes centralizadores, descobre talentos ocultos, denuncia silos, ajuda a prevenir fadiga e burnout e alerta quanto a comportamentos discriminatórios.
AI é o novo Excel. O Excel não acabou com a profissão de Contadores, mas a transformou profundamente criando novas oportunidades de especialização para os abertos ao aprendizado.
Hoje, no entanto, a mudança é muito rápida. A capacitação de colaboradores e a discussão de compliance e ética da IA deve fazer da parte da agenda de RH urgentemente.
A AI esteja convosco.