Uncategorized

A alquimia do outono

É tempo de recolhimento e desaceleração
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Quando você imaginou que viveria momentos como os que estamos vivendo neste contexto de pandemia?

Difícil pensar que mais de 2 bilhões de pessoas estão em isolamento e que nenhum exército do mundo é capaz de conter esse minúsculo inimigo comum.

O distanciamento social entrou no Brasil seguido do outono, com dias lindos de céu azul e vento fresco. 

Passo meus dias de quarentena fora da cidade, junto à natureza, onde as estações ficam mais evidentes, marcadas pela vegetação que muda de cor.

Não pude deixar de observar com algum fascínio como o outono está inteligentemente conectado com o evento da quarentena. A estação chega interrompendo o frenesi do verão, pedindo desaceleração e recolhimento. Já do lado de dentro, pede para deixar ir aquilo que não serve mais. 

O outono traz a noite do tamanho do dia, pedindo equilíbrio entre luz e sombra, feminino e masculino, atividade e descanso. 

Seus dias trazem os sussurros do medo e da ansiedade para investigar sua fé na nova estação. 

E traz as perdas para permitir a chegada de ganhos na primavera!  

Não deixo de pensar em cada um de nós como árvores permitindo a queda de suas folhas enferrujadas, sendo despidas daquilo que não lhes cabe mais. 

O vento do outono em tempo de quarentena suplica por desapego, para que entremos mais leves no inverno rigoroso, que encontrará todos nós mais fragilizados. 

E, mais uma vez, a sabedoria do outono pede que a energia se concentre na essência, como a árvore, que mantém sua seiva mesmo com a queda das folhas.

Desejo que cada um de nós se entregue à alquimia do outono para poder renascer renovado na primavera!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman