Uncategorized

A cabeça de ficção científica de Elon Musk

Compartilhar:

Elon Musk, o bilionário fundador e presidente da Tesla Motors e da SpaceX, se parece cada vez mais com um personagem de cinema no mundo dos negócios. Suas afirmações bombásticas divertem e movimentam a, muitas vezes tediosa, cena executiva. Em 2016, ele tinha levantado a possibilidade de que vivemos todos em uma espécie de simulação 3D durante uma conferência de tecnologia em 2016, como na sequência de filmes Matrix. 

Pelo jeito, falava sério, porque recentemente ele voltou ao tema em um podcast com Lex Fridman, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A conversa teve como ponto de partida os carros de direção autônoma, mas enveredou para outros temas correlatos, em especial o da inteligência artificial. 

Diante da possibilidade, imaginada pelos dois, de que seja criado um sistema geral de inteligência artificial com capacidades humanas (que teria a sigla AGI, de artificial general intelligence, como eles supõem), Fridman perguntou: “Se você pudesse fazer uma única pergunta a essa forma de inteligência, que pergunta seria?”.

Musk fez uma pausa que durou 14 segundos e, ao final, respondeu: “O que existe fora da simulação?”.

Para além dos estranhamentos e do debate que pode gerar, a afirmação do CEO (ainda que em forma de pergunta) é representativa de seu pensamento, que muitas vezes parece sair direto das narrativas de ficção científica. (Aliás, é coerente esse pensamento com sua ação, não?)

Para Musk, o que todos nós entendemos como realidade talvez não passe de uma simulação, uma matrix. O empresário baseia sua crença nos avanços dos videogames, que já oferecem cenários bastante realistas de mundos fictícios, e que abrem caminho, sim, para que pensemos em simulações capazes de produzir algo como o ambiente que vivemos.

“Estamos em uma trajetória para, no futuro, ter games que sejam indistinguíveis da realidade, que estarão presentes em bilhões de computadores e outros dispositivos”, afirma Musk. Além disso, o empresário acredita que o surgimento de uma inteligência artificial com capacidade humana vai acontecer antes do que se imagina. Segundo ele, precisamos descobrir, agora, o que faremos, como se essa possibilidade já tivesse acontecido. Ele advoga uma legislação específica para regular os sistema de IA. 

As opiniões de Musk costumam ser – para dizer o mínimo – polêmicas. Mas ele nunca fugiu dos temas espinhosos nem de fazer provocações quando tem oportunidade, inclusive nas redes sociais, onde está presente frequentemente. Não faz muito tempo, por exemplo, provocou os brasileiros. Ele comentou no Twitter o uso de sua imagem (por engano?) em três outdoors do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS). Escreveu: “My job moonlighting as a police officer in Brazil is no longer secret (Meu trabalho clandestino como policial no Brasil não é mais segredo)”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro que queremos construir e as conversas difíceis que precisamos ter!

Direto da cobertura do SXSW 2026, este artigo percorre as conversas que dominam Austin: quando a tecnologia entra em superciclo e a IA deixa de ser apenas inovação para se tornar força estrutural, a pergunta central deixa de ser técnica – e passa a ser profundamente humana: como preservar significado, pertencimento e propósito em um mundo cada vez mais automatizado?

Você acredita mesmo na visão que você vende todo dia?

Diretamente da cobertura do SXSW 2026, este artigo parte de uma provocação de Tom Sachs para tensionar uma pergunta incômoda a líderes e criadores: é possível engajar pessoas, construir mundos e sustentar visões quando nem nós mesmos acreditamos, de verdade, no que comunicamos todos os dias?

Inovação & estratégia
16 de março de 2026
A tecnologia acelera tudo - inclusive nossos erros. Só a educação é capaz de frear impulsos, criar critérios e impedir que o futuro seja construído no automático.

Adriana Martinelli - Diretora de Conteúdo da Bett Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
15 de março de 2026 14H30
Direto da cobertura do SXSW 2026, este artigo percorre as conversas que dominam Austin: quando a tecnologia entra em superciclo e a IA deixa de ser apenas inovação para se tornar força estrutural, a pergunta central deixa de ser técnica - e passa a ser profundamente humana: como preservar significado, pertencimento e propósito em um mundo cada vez mais automatizado?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia
15 de março de 2026 11H00
Diretamente da cobertura do SXSW 2026, este artigo parte de uma provocação de Tom Sachs para tensionar uma pergunta incômoda a líderes e criadores: é possível engajar pessoas, construir mundos e sustentar visões quando nem nós mesmos acreditamos, de verdade, no que comunicamos todos os dias?

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Estratégia
15 de março de 2026 08H00
Quando empresas tratam OKR como plano, roadmap como promessa e cronograma como estratégia, não atrasam por falta de prazo - atrasam por falta de decisão. Este artigo mostra por que confundir artefatos com governança é o verdadeiro custo invisível da execução.

Heriton Duarte e William Meller

15 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de março de 2026 14H00
Direto do SXSW 2026, uma reflexão sobre o que está acontecendo com a Gen Z chegando ao mercado de trabalho cheia de responsabilidades de adulto e ferramentas emocionais de adolescente.

Amanda Graciano - Fundadora da Trama

2 minutos min de leitura
Estratégia
14 de março de 2026 08H00
Feiras não servem mais para “aparecer” - quem participa apenas para “marcar presença” perde o principal - a chance de antecipar movimentos, ampliar repertório e tomar decisões mais inteligentes em um mercado cada vez mais complexo.

Fábio Kreutzfeld - CEO da Delta Máquinas Têxteis

2 minutos min de leitura
Liderança
13 de março de 2026 14H00
Diretamente do SXSW 2026, uma reflexão sobre como “autoridade” deixa de ser hierarquia para se tornar autoria - e por que liderar, hoje, exige mais inteireza, intenção e responsabilidade do que cargo, palco ou visibilidade.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
13 de março de 2026
Quando a comunicação é excessivamente controlada, a autenticidade se perde - e a espontaneidade vira privilégio. Este artigo revela por que a ética do cuidado é chave para transformar relações, lideranças e estruturas organizacionais.

Daneila Cais - TEDx Speaker, Design de Relações Profissionais

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
12 de março de 2026
Por trás da sensação de ganho de eficiência, existe um movimento oculto que está sobrecarregando profissionais. O artigo traz uma reflexão sobre como empresas estão confundindo volume de atividade com ganho real de produtividade.

Erich Silva - Sócio e Diretor de Operações na Lecom

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de março de 2026 13H00
Direto do SXSW 2026, enquanto o mundo celebra tendências e repete slogans sobre o futuro, este artigo faz o que quase ninguém faz por lá: questiona como a tecnologia está reconfigurando nossa mente - e por que seguimos aceitando respostas prontas para perguntas que ainda nem aprendemos a formular.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

9 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...