Uncategorized

A cabeça de ficção científica de Elon Musk

Compartilhar:

Elon Musk, o bilionário fundador e presidente da Tesla Motors e da SpaceX, se parece cada vez mais com um personagem de cinema no mundo dos negócios. Suas afirmações bombásticas divertem e movimentam a, muitas vezes tediosa, cena executiva. Em 2016, ele tinha levantado a possibilidade de que vivemos todos em uma espécie de simulação 3D durante uma conferência de tecnologia em 2016, como na sequência de filmes Matrix. 

Pelo jeito, falava sério, porque recentemente ele voltou ao tema em um podcast com Lex Fridman, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT). A conversa teve como ponto de partida os carros de direção autônoma, mas enveredou para outros temas correlatos, em especial o da inteligência artificial. 

Diante da possibilidade, imaginada pelos dois, de que seja criado um sistema geral de inteligência artificial com capacidades humanas (que teria a sigla AGI, de artificial general intelligence, como eles supõem), Fridman perguntou: “Se você pudesse fazer uma única pergunta a essa forma de inteligência, que pergunta seria?”.

Musk fez uma pausa que durou 14 segundos e, ao final, respondeu: “O que existe fora da simulação?”.

Para além dos estranhamentos e do debate que pode gerar, a afirmação do CEO (ainda que em forma de pergunta) é representativa de seu pensamento, que muitas vezes parece sair direto das narrativas de ficção científica. (Aliás, é coerente esse pensamento com sua ação, não?)

Para Musk, o que todos nós entendemos como realidade talvez não passe de uma simulação, uma matrix. O empresário baseia sua crença nos avanços dos videogames, que já oferecem cenários bastante realistas de mundos fictícios, e que abrem caminho, sim, para que pensemos em simulações capazes de produzir algo como o ambiente que vivemos.

“Estamos em uma trajetória para, no futuro, ter games que sejam indistinguíveis da realidade, que estarão presentes em bilhões de computadores e outros dispositivos”, afirma Musk. Além disso, o empresário acredita que o surgimento de uma inteligência artificial com capacidade humana vai acontecer antes do que se imagina. Segundo ele, precisamos descobrir, agora, o que faremos, como se essa possibilidade já tivesse acontecido. Ele advoga uma legislação específica para regular os sistema de IA. 

As opiniões de Musk costumam ser – para dizer o mínimo – polêmicas. Mas ele nunca fugiu dos temas espinhosos nem de fazer provocações quando tem oportunidade, inclusive nas redes sociais, onde está presente frequentemente. Não faz muito tempo, por exemplo, provocou os brasileiros. Ele comentou no Twitter o uso de sua imagem (por engano?) em três outdoors do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS). Escreveu: “My job moonlighting as a police officer in Brazil is no longer secret (Meu trabalho clandestino como policial no Brasil não é mais segredo)”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

José Blatazar S. Osório de Andrade Guerra, professor e coordenador na Unisul, fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens, Unisul)

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

Felipe Knijnik, diretor da BioPulse

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025
O PIX ABRIU PORTAS QUE ABRIRÃO MAIS PORTAS!

Carlos Netto, fundador e CEO da Matera

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2025

João Carlos da Silva Bizario e Gulherme Collin Soárez, respectivamente CMAO e CEO da Inspirali Educação.

0 min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)