Empreendedorismo
4 min de leitura

A conexão humana foi lembrada no 1º dia de SXSW

SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia
Marcone é co-fundador da The Bakery Brazil. Nos últimos dois anos, Marcone ajudou dezenas das startups mais relevantes da América Latina a encontrarem oportunidades de negócios com algumas das maiores marcas globais. Anteriormente, Marcone era o chefe de investimentos do governo de Sua Majestade na América Latina e no Caribe, responsável por definir a estratégia de atração de investimentos de alta qualidade e impacto da região para o Reino Unido. Durante esse período, Marcone também atuou como consultor de investimentos em projetos multi-milionários de empresas de tecnologia em expansão para o Reino Unido e foi responsável por contratar e lidera uma equipe talentosa no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e México. Marcone também é um investidor anjo, professor de

Compartilhar:

Dia 1 SXSW

SXSW 2025 começou sem IA mas com conexão humana.

No SXSW 2025, Kasley Killam apresentou um conceito que promete redefinir nossa visão sobre bem-estar: a Saúde Social. Se por muito tempo priorizamos a saúde física e mental, agora os relacionamentos estão sendo reconhecidos como o terceiro pilar essencial para uma vida saudável.

Pesquisas mostram que conexões sociais fortes reduzem o risco de morte precoce em até 50%, melhoram a função cognitiva e fortalecem o sistema imunológico. Por outro lado, pessoas com poucos vínculos sociais têm maior propensão a depressão, doenças crônicas e mortalidade precoce.

Curiosamente, a palestra de abertura do SXSW quase não mencionou IA, o tema mais esperado do evento. Em vez disso, o festival olhou para frente: em um mundo pós-IA, a automação liberará tempo humano, tornando as conexões sociais ainda mais essenciais. Assim como a saúde mental ganhou destaque nos últimos anos, a saúde social está emergindo como um fator determinante para longevidade e realização.

O futuro pertence a quem prioriza relacionamentos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança