Dossiê HSM

A consciência e a nova economia

O Dossiê HSM da 156ª edição tem como tema principal uma pergunta: o que há em comum entre os quatro megadesafios da transição para a nova economia? A consciência

Compartilhar:

Se fosse apontar quatro temas que estão no topo da agenda executiva hoje, em quais você apostaria? Uma certeza é que todos seriam ligados à transição das empresas para a nova economia. É grande a probabilidade de você responder: estrutura de governança evoluída, experiência oferecida às pessoas de modo a atraí-las, engajá-las e retê-las (sejam funcionários ou clientes), tecnologia proativamente responsável e implantação efetiva de novos modelos de gestão. Como ser eficaz nesses megadesafios? Na verdade, há uma pergunta a fazer antes dessa, e é o tema deste *Dossiê*: o que há em comum entre os quatro megadesafios da transição para a nova economia?

Será que há uma cordinha para puxar que tudo resolve, como já foi um dia a cordinha da eficiência (que uns chamam de produtividade, controle de custos etc.)? Embora ainda haja muitas empresas ineficientes no Brasil, eficiência deixou de ser um diferencial no mundo dos negócios até em nosso País; eficiência é ponto de partida. Alguns arriscam dizer que resiliência é o que o mexe os ponteiros agora. Mas, por trás tanto de resiliência quanto de eficiência, existe outro fator, pouco visível, que faz o sucesso ou o fracasso: a consciência.

A consciência de que falamos não é ter um código de ética e um disque-denúncia. Ou uma área de sustentabilidade. É algo presente na organização de ponta a ponta, obtido mais facilmente quando se vencem os quatro megadesafios descritos.

__Confira:__

– [Consciência, a nova eficiência na era da IA](https://www.revistahsm.com.br/post/consciencia-a-nova-eficiencia-na-era-da-ia)
– [Um conselho de administração sempre em evolução](https://www.revistahsm.com.br/post/um-conselho-de-administracao-com-consciencia)
– [Experiências: é preciso centrar nas pessoas](https://www.revistahsm.com.br/post/experiencias-e-preciso-centrar-nas-pessoas)
– [NFTs: a fronteira tecnológica para a confiança](https://www.revistahsm.com.br/post/nfts-a-fronteira-tecnologica-para-a-confianca)
– [Laços, uma organização consciente na prática](https://www.revistahsm.com.br/post/lacos-uma-organizacao-consciente-na-pratica)

Artigo publicado na HSM Management nº 156.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura
ESG, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
3 de setembro de 2025
O plástico nasceu como símbolo do progresso - hoje, desafia o futuro do planeta. Entenda como uma invenção de 1907 moldou a sociedade moderna e se tornou um dos maiores dilemas ambientais da nossa era.

Anna Luísa Beserra - CEO da SDW

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Empreendedorismo, Tecnologia & inteligencia artificial
2 de setembro de 2025
Como transformar ciência em inovação? O Brasil produz muito conhecimento, mas ainda engatinha na conversão em soluções de mercado. Deep techs podem ser a ponte - e o caminho já começou.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação

5 minutos min de leitura