Sustentabilidade

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios
Marcela Flores, é diretora-executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Compartilhar:

A inovação sempre foi base para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Apesar de o tema estar em moda hoje, o setor produtivo sempre procurou se aperfeiçoar para manter a competitividade. Quando se fala de empreendedorismo, inovar é fator decisivo para se destacar, se fortalecer frente à concorrência, fazer novos negócios, bem como atrair e reter talentos. A novidade é que por conta da pandemia de covid-19 os processos relacionados à inovação passaram por uma aceleração. Durante esse período, milhões de pessoas e empresas pelo mundo inteiro se mobilizaram em busca de alternativas quando o trabalho presencial não era uma opção.

Por esta razão, hoje entende-se a importância do tema, e a cultura da inovação é um dos legados dessa época transformadora e difícil. Com a recente organização da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, à enorme mobilização global pelo clima e à luta contra o aquecimento global, juntou-se dois pilares essenciais para o futuro quando postos em convergência: a inovação e a sustentabilidade.

O maior aprendizado que se deve atentar enquanto sociedade, frente às recentes e ainda vivas crises sanitária e ambiental, é que diante de tais situações estamos todos no mesmo barco e todos precisam se mobilizar. Nunca se obteve tanto resultado em tão pouco tempo quando olhamos para os processos tecnológicos que nos vimos obrigados a nos adequar. A humanidade precisa incorporar a ideia de constante adequação diante da necessidade de se criar culturas que respeitem o meio ambiente e que limitem nossos impactos no planeta. Esse movimento é o motor da transformação que a inovação e a sustentabilidade oferecem para um futuro melhor.

As organizações devem incluir na agenda a sustentabilidade como motivador principal da inovação. A pandemia da covid-19 reforçou a importância desse debate. Tema que a ONU levantou com a proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 – um compromisso de 193 países, entre eles o Brasil, com políticas públicas para o desenvolvimento das sociedades até o ano de 2030.

Dentre as metas dos ODS, podemos destacar o fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de padrões de produção e consumo mais sustentáveis; a realização do manejo sustentável de produtos químicos e outros resíduos; a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, diminuição, reciclagem e reuso; entre outras mais.

O desenvolvimento sustentável é pauta de políticas públicas e também é tema estratégico no mercado. Primeiro, porque a busca pela sustentabilidade promove a inovação e a quebra de padrões defasados, envolve muita tecnologia e melhoria contínua. Outro fator são as oportunidades de negócios e lucratividade alinhadas a uma cultura de sustentabilidade. Afinal, o comportamento do consumidor mudou: há uma tendência de buscar empresas engajadas no cumprimento das ODS.

A inovação e a sustentabilidade se mantêm como pilares para a sociedade, organizações, meio ambiente e economia. Inovar é um pré-requisito para a sobrevivência no mercado: é preciso entendê-la de forma sistemática e, num próximo passo, transformá-la em cultura dentro das organizações. A hora de repensar nossos processos de maneira consciente já chegou, e esta é a proposta da [20ª Conferência de Inovação da Anpei](https://anpei.org.br/conferencia-2022/). O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Campinas-SP, e debaterá o Desenvolvimento Sustentável nos eixos temáticos de Pessoas, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A reinvenção dos conselhos no Brasil

Entre progressos estruturais e desafios persistentes, o Brasil passa por uma transformação profunda e se vê diante da urgência de consolidar conselhos mais plurais, estratégicos e preparados para os dilemas do século 21.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de março de 2026 08H00
Num mundo em que qualquer máquina produz texto, imagem ou vídeo em segundos, o verdadeiro valor deixa de estar na geração e migra para aquilo que a IA não entrega: julgamento, intenção e a autoria que separa significado de ruído - e conteúdo de mera repetição.

Diego Nogare - Especialista em Dados e IA

3 minutos min de leitura
Liderança, ESG
21 de março de 2026 11H00
Entre progressos estruturais e desafios persistentes, o Brasil passa por uma transformação profunda e se vê diante da urgência de consolidar conselhos mais plurais, estratégicos e preparados para os dilemas do século 21.

Felipe Ribeiro - Sócio e cofundador da Evermonte Executive & Board Search

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de março de 2026 06H00
Se a Governança de Dados não engaja a alta liderança, não é por falta de relevância - é porque ninguém mobiliza executivo algum com frameworks indecifráveis, Data Owners sem autoridade ou discursos tecnicistas que não resolvem problema real. No fim, o que trava a agenda não são os dados, mas a incapacidade de traduzi-los em poder, decisão e resultado

Bergson Lopes - Fundador e CEO da BLR DATA e vice-presidente da DAMA Brasil

0 min de leitura
User Experience, UX, Marketing & growth
20 de março de 2026 14H00
Entenda como experiências simples, contextualizadas e humanas constroem marcas que duram.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

9 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
20 de março de 2026 08H00
Este artigo provoca uma pergunta incômoda: por que seguimos tratando o novo com lentes velhas? Estamos vivendo a maior revolução tecnológica desde a internet - e, ainda assim, as empresas estão tropeçando exatamente nos mesmos erros da transformação digital.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

6 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de março de 2026 17H00
Entre escuta, repertório e prática, o que conversas com executivos revelam sobre desenvolvimento profissional no novo mercado.

Rafael Mayrink - Empresário, sócio do Neil Patel e CEO da NP Digital Brasil

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
19 de março de 2026 08H00
Enquanto as empresas correm para adotar IA, pouquíssimas fazem a pergunta que realmente importa: o que somos quando nosso modelo de negócio muda completamente?

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de março de 2026 13H00
Nada destrói uma empresa tão rápido - e tão silenciosamente - quanto um líder mal escolhido. Uma única nomeação equivocada corrói cultura, paralisa times, distorce decisões e drena resultado. Este artigo expõe por que insistir nesse erro não é só imprudência: é um passivo estratégico que nenhuma organização deveria tolerar.

Sylvestre Mergulhão - CEO e fundador da Impulso

3 minutos min de leitura
Estratégia
18 de março de 2026 06H00
Sua estratégia de 3 anos foi desenhada para um ambiente que já virou história. O custo de continuar executando um mapa desatualizado é mais alto do que você imagina.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de março de 2026 17H15
Direto do SXSW 2026, surge um alerta: E se o maior risco da IA não for errar, mas concordar demais?

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...