Sustentabilidade

A convergência entre inovação e sustentabilidade é o caminho para o futuro

De 30 de novembro a 1º de dezembro, 20ª Conferência de Inovação da Anpei discute o desenvolvimento sustentável nos eixos temáticos de pessoas, tecnologia e novos modelos de negócios
Marcela Flores, é diretora-executiva da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Compartilhar:

A inovação sempre foi base para o desenvolvimento econômico de qualquer nação. Apesar de o tema estar em moda hoje, o setor produtivo sempre procurou se aperfeiçoar para manter a competitividade. Quando se fala de empreendedorismo, inovar é fator decisivo para se destacar, se fortalecer frente à concorrência, fazer novos negócios, bem como atrair e reter talentos. A novidade é que por conta da pandemia de covid-19 os processos relacionados à inovação passaram por uma aceleração. Durante esse período, milhões de pessoas e empresas pelo mundo inteiro se mobilizaram em busca de alternativas quando o trabalho presencial não era uma opção.

Por esta razão, hoje entende-se a importância do tema, e a cultura da inovação é um dos legados dessa época transformadora e difícil. Com a recente organização da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, à enorme mobilização global pelo clima e à luta contra o aquecimento global, juntou-se dois pilares essenciais para o futuro quando postos em convergência: a inovação e a sustentabilidade.

O maior aprendizado que se deve atentar enquanto sociedade, frente às recentes e ainda vivas crises sanitária e ambiental, é que diante de tais situações estamos todos no mesmo barco e todos precisam se mobilizar. Nunca se obteve tanto resultado em tão pouco tempo quando olhamos para os processos tecnológicos que nos vimos obrigados a nos adequar. A humanidade precisa incorporar a ideia de constante adequação diante da necessidade de se criar culturas que respeitem o meio ambiente e que limitem nossos impactos no planeta. Esse movimento é o motor da transformação que a inovação e a sustentabilidade oferecem para um futuro melhor.

As organizações devem incluir na agenda a sustentabilidade como motivador principal da inovação. A pandemia da covid-19 reforçou a importância desse debate. Tema que a ONU levantou com a proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 – um compromisso de 193 países, entre eles o Brasil, com políticas públicas para o desenvolvimento das sociedades até o ano de 2030.

Dentre as metas dos ODS, podemos destacar o fortalecimento das capacidades científicas e tecnológicas para o desenvolvimento de padrões de produção e consumo mais sustentáveis; a realização do manejo sustentável de produtos químicos e outros resíduos; a redução da geração de resíduos por meio da prevenção, diminuição, reciclagem e reuso; entre outras mais.

O desenvolvimento sustentável é pauta de políticas públicas e também é tema estratégico no mercado. Primeiro, porque a busca pela sustentabilidade promove a inovação e a quebra de padrões defasados, envolve muita tecnologia e melhoria contínua. Outro fator são as oportunidades de negócios e lucratividade alinhadas a uma cultura de sustentabilidade. Afinal, o comportamento do consumidor mudou: há uma tendência de buscar empresas engajadas no cumprimento das ODS.

A inovação e a sustentabilidade se mantêm como pilares para a sociedade, organizações, meio ambiente e economia. Inovar é um pré-requisito para a sobrevivência no mercado: é preciso entendê-la de forma sistemática e, num próximo passo, transformá-la em cultura dentro das organizações. A hora de repensar nossos processos de maneira consciente já chegou, e esta é a proposta da [20ª Conferência de Inovação da Anpei](https://anpei.org.br/conferencia-2022/). O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Campinas-SP, e debaterá o Desenvolvimento Sustentável nos eixos temáticos de Pessoas, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Parte IV – Futuros em prompts: como disputar e construir realidade

Este é o quarto texto da série “Como promptar a realidade” e aprofunda como futuros disputam processamento antes de existir como evidência – mostrando por que narrativas constroem organizações, reescrevem culturas ou colapsam democracias, e como reconhecer (ou escolher) o prompt que está rodando agora.

A era do “AI theater”: estamos fingindo transformação?

Nem toda empresa que fala de IA está, de fato, se transformando. Este artigo expõe o risco do AI theater – quando a inteligência artificial vira espetáculo – e mostra por que a vantagem competitiva está menos no discurso e mais nas mudanças invisíveis de estratégia, governança e decisão.

Parte III – APIs sociotécnicas versus malwares mentais… e como recuperar a soberania imaginal

Este é o terceiro texto da série “Como promptar a realidade”. Até aqui, as duas primeiras partes mapearam o mecanismo: como contextos são instalados, como narrativas disputam processamento e como ficções ganham densidade de real. A partir daqui, a pergunta muda: o que fazer com esse conhecimento? Como reconhecer quando você está sendo instalado – e como instalar, conscientemente, o prompt que você escolhe?

O esporte que você ama mudou – e isso é uma ótima notícia

Do vestiário aos dados, o esporte entrou em uma nova era. Este artigo mostra como tecnologia, ciência e informação estão redefinindo decisões, performance, engajamento de torcedores e modelos de receita – sem substituir a emoção que faz o jogo ser o que é

Parte II – Hyperstition: a tecitura ficcional da realidade

Este é o segundo artigo da série “Como promptar a realidade” e investiga como ficções, ao entrarem em loops de feedback, deixam de descrever o mundo para disputar ontologia – reorganizando mercados, política, tecnologia e comportamento antes mesmo de qualquer evidência.

Bem-estar & saúde
19 de abril de 2026 10H00
Ao tornar os riscos psicossociais auditáveis e mensuráveis, a norma força as empresas a profissionalizarem a gestão da saúde mental e a conectá-la, de vez, aos resultados do negócio.

Paulo Bittencourt - CEO do Plano Brasil Saúde

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
18 de abril de 2026 09H00
Este é o quarto texto da série "Como promptar a realidade" e aprofunda como futuros disputam processamento antes de existir como evidência - mostrando por que narrativas constroem organizações, reescrevem culturas ou colapsam democracias, e como reconhecer (ou escolher) o prompt que está rodando agora.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

27 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
17 de abril de 2026 15H00
Nem toda empresa que fala de IA está, de fato, se transformando. Este artigo expõe o risco do AI theater - quando a inteligência artificial vira espetáculo - e mostra por que a vantagem competitiva está menos no discurso e mais nas mudanças invisíveis de estratégia, governança e decisão.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

4 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
17 de abril de 2026 09H00
Este é o terceiro texto da série "Como promptar a realidade". Até aqui, as duas primeiras partes mapearam o mecanismo: como contextos são instalados, como narrativas disputam processamento e como ficções ganham densidade de real. A partir daqui, a pergunta muda: o que fazer com esse conhecimento? Como reconhecer quando você está sendo instalado - e como instalar, conscientemente, o prompt que você escolhe?

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University.

11 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de abril de 2026 14H00
Do vestiário aos dados, o esporte entrou em uma nova era. Este artigo mostra como tecnologia, ciência e informação estão redefinindo decisões, performance, engajamento de torcedores e modelos de receita - sem substituir a emoção que faz o jogo ser o que é

Marcos Ráyol - CTO do Lance!

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Foresight
16 de abril de 2026 09H00
Este é o segundo artigo da série "Como promptar a realidade" e investiga como ficções, ao entrarem em loops de feedback, deixam de descrever o mundo para disputar ontologia - reorganizando mercados, política, tecnologia e comportamento antes mesmo de qualquer evidência.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University

13 minutos min de leitura
Liderança
15 de abril de 2026 17H00
Se liderar ainda é, para você, dar respostas e controlar processos, este artigo não é confortável. Liderança criativa começa quando o líder troca certezas por perguntas e controle por confiança.

Clarissa Almeida - Head de RH da Yank Solutions

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Foresight, Tecnologia & inteligencia artificial
15 de abril de 2026 08H00
Este é o primeiro artigo de uma série em quatro partes que propõe uma microtese sobre futuros que disputam processamento - e investiga o papel insuspeito de memes, programação preditiva, hyperstition, cura de traumas, strategic foresight e soberania imaginal no ciclo de inovação que já começou.

Chico Araújo - Diretor Executivo do Instituto Inteligência Artificial de Verdade (IAV), cofundador do The Long Game Futures. e Global Expert da Singularity University

23 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de abril de 2026 18H00
Este artigo propõe analisar como a combinação entre pressão por velocidade, talento autónomo e uso não estruturado de AI pode deslocar a execução para fora dos sistemas formais- introduzindo riscos que não são imediatamente visíveis nos indicadores tradicionais.

Marta Ferreira

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de abril de 2026 14H00
Este é o primeiro artigo da nova coluna "Liderança & Aikidô" e neste texto inaugural, Kei Izawa mostra por que os líderes mais eficazes deixam de operar pela lógica do confronto e passam a construir vantagem estratégica por meio da harmonia, da não resistência, da gestão de conflitos e de decisões sem ego em ambientes de alta complexidade.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...