Transformação Digital
0 min de leitura

A corrida pela transformação digital não acabou

A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.
Paulo Veloso é Chief Revenue Officer (CRO) da Digibee.

Compartilhar:

Ao integrar tecnologias e tendências emergentes em produtos e serviços, as empresas têm uma vantagem competitiva no mercado e uma maior mitigação de riscos. Quem traz essa perspectiva é a pesquisa Radar de Impacto Tecnológico Emergente, realizada pelo Gartner.

As companhias, com seus desenvolvedores, entendem de desenvolver sistemas, mas a integração desses sistemas sempre foi uma dor. E por que vamos falar de integração de sistemas? Eu explico.

A complexidade tecnológica nas organizações está aumentando cada vez mais, principalmente com o surgimento de um número massivo de aplicações, a disseminação de APIs e a adoção de Inteligência Artificial (IA). Você sabia que 83% de todo o tráfego de Internet é de APIs? Elas podem ser muito difíceis de gerenciar, pela complexidade de versionamento, a informação sobre os consumidores e o peso excessivo dos contratos. Tudo isso acaba fazendo com que empresas acreditem que seja difícil mudar de forma ágil, ainda mais neste momento em que estão sendo cobradas por eficiência – fazer mais com menos.

Um ponto que não pode deixar de ser falado é o alto custo que uma integração pode ter. Os modelos de precificação tradicionais exigem investimentos iniciais significativos,e a necessidade de desenvolvedores especialistas adiciona  às necessidades específicas de tempo de execução de cada projeto.. Um novo modelo de precificação alinhado ao valor entregue por cada integração e inovações tecnológicas utilizando IA podem mudar esse jogo de custo.  Isso garante que os clientes possam escalar seus esforços de integração sem o peso dos custos inflacionados, tornando o uso de iPaaS uma opção viável para empresas anteriormente excluídas do mercado. 

Neste contexto, uma boa estratégia de integração de sistemas pode ser um verdadeiro habilitador do seu negócio ao entregar produtividade, flexibilidade e escalabilidade. ,E agora, com uma  eficiência em custos.

O uso de IA em um projeto de integração de sistemas, por exemplo, já permite benefícios como desenvolvimento e  documentação automática dos processos de integração, fazendo com que desenvolvedores possam fazer eventuais manutenções com mais facilidade e se dediquem mais à codificação de aplicações ligadas ao core business. 

Um grande motivador para a busca por integração de sistemas nas companhias é a demanda cada vez maior pelo uso de ambientes em nuvem, mas não apenas isso. A necessidade de unir sistemas novos a sistemas legados é constante — e sempre irão existir novas funcionalidades, novos ambientes e novos serviços .

Vale lembrar os casos de negócios que têm soluções e produtos altamente críticos e que não podem ter interrupção, com impacto no dia-a-dia  de milhões de pessoas, como transações bancárias, controle de companhias aéreas e distribuição de alimentos. Para elas, a importância de uma plataforma de integração segura e robusta fica ainda mais evidente, fornecendo as ferramentas para acelerar a transformação digital e alcançar um crescimento sustentável. 

Diferente do que alguns pensam, não basta ter conexões de API para integrar diferentes sistemas. Além disso, é importante pensar em integração como uma disciplina, não por projetos.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth, Tecnologia & inteligencia artificial
20 de junho de 2026 14H00
Se mais gente não significa mais resultado, o que ainda justifica equipes gigantes? Este artigo revela como a inteligência artificial está redefinindo estruturas, papéis e critérios de eficiência nas áreas de marketing e growth.

Brian Bittencourt - VP de Growth & Marketing da Woba

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Liderança
20 de junho de 2026 08H00
Mais de 92 mil pessoas foram demitidas em tech só nos primeiros meses de 2026, ao mesmo tempo em que big techs reportavam resultados recordes. O Gartner mostra que esses cortes não estão entregando ROI. O problema não é a tecnologia, é a intenção por trás dela.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner

12 minutos min de leitura
Lifelong learning, Inovação & estratégia
19 de junho de 2026 14H00
Por trás de um dos reconhecimentos mais cobiçados da AWS, este artigo mostra que o verdadeiro diferencial não está em acumular certificações, mas em construir conhecimento consistente a partir da prática, da comunidade e da evolução contínua.

Alceu Conerado Neto - COO da Dati

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, User Experience, UX
19 de junho de 2026 08H00
A partir de uma cena cotidiana, este artigo expõe um erro recorrente nas organizações: confundir treinamento com preparo e transferir a curva de aprendizagem para o cliente, com impactos diretos na experiência e nos resultados.

Marta Ferreira

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de junho de 2026 16H00
Entre a inovação e o risco, este artigo discute até onde se deve confiar na IA dentro do contexto clínico. A tecnologia, sem dúvidas, amplia capacidades, mas ainda depende de dados de qualidade, supervisão humana e confiança para cumprir seu potencial.

Adalene Tiso - Diretora da unidade Healthcare da Interplayers

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança, Lifelong learning
18 de junho de 2026 08H00
Por que empresas aprendem mais com fracassos analisados com honestidade do que com cases heroicos?

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de junho de 2026 15H00
O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia - mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Marcus Garcia - Diretor Comercial da Konia Tecnologia

3 minutos min de leitura
Lifelong learning
17 de junho de 2026 09H00
Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Daniel Luzzi - CEO Cognita Learning Lab

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
16 de junho de 2026 15H00
O mercado discute o futuro - mas continua ignorando quem já está pronto para trabalhar. Este artigo chama atenção para um movimento ignorado: a crescente presença da geração 60+, e o custo de continuar excluindo um dos recursos mais experientes e disponíveis da força de trabalho.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de junho de 2026 09H00
Na estreia da coluna, as autoras, Cecília Seabra e Thais Giuliani, propõem uma mudança de paradigma na liderança: sair das explicações rápidas e dos julgamentos para construir relações mais consistentes por meio da escuta, da curiosidade e da integração de diferenças.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão