Uncategorized
6 min de leitura

A inclusão de profissionais 50+: uma pauta mundial para o futuro do mercado de trabalho

O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica
A Talento Sênior é uma empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda. Uma empresa do Grupo Talento Incluir, que gera impacto social a partir de modelos de contratação que impulsionam a inclusão social e econômica de profissionais seniores. Foi finalista do ‘Prêmio Inovação Social da Fundação MAPFRE’, na categoria “Economia Sênior” e é acelerada pela Seniortech Ventures. Foi uma das startups convidadas pela organização a participar do Fórum Econômico Mundial em Davos 2024, na Suíça, para apresentar o conceito pioneiro de Talent as a Service (TaaS) na contratação de profissionais maduros.

Compartilhar:

Por Juliana Ramalho, fundadora e CEO da Talento Sênior.

O envelhecimento populacional é uma realidade que já molda as temáticas mundiais e o mercado de trabalho. No Brasil, segundo o Censo 2022, a população brasileira encolheu 6,45%, reflexo de uma taxa de natalidade reduzida e de mudanças migratórias. Enquanto isso, o Brasil já conta com 54,8 milhões de pessoas com mais de 50 anos, um número que deve crescer significativamente nas próximas décadas. Em 2043, estima-se que um quarto da população terá mais de 60 anos, enquanto a presença de jovens será proporcionalmente menor.

Enquanto essa população cresce, o etarismo, ainda predomina no mercado de trabalho e empurra talentos experientes para a invisibilidade, privando empresas e sociedade de uma fonte valiosa de conhecimento e inovação. É inaceitável que, em pleno século XXI, profissionais maduros sejam descartados apenas pelo avanço da idade.

Empresas que desconsideram a inclusão de profissionais sêniores perdem a conexão com o mercado consumidor, já que o público 60+ representa uma parcela significativa do consumo. Deixar de incluí-los nas equipes criativas e estratégicas é como ignorar as necessidades do cliente final. Além disso, as empresas perdem também as habilidades essenciais desses profissionais que dominam a gestão de conflitos, possuem resiliência e contribuem com pensamento estratégico e experiência para resolver problemas complexos.

A diversidade geracional é um propulsor de criatividade. Equipes compostas por diferentes faixas etárias promovem um ambiente mais colaborativo e empático, essencial para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Nas grandes empresas, há uma correlação entre profissionais mais velhos e alto custo. Em geral, se as pessoas têm muito tempo de casa, têm salários mais altos e deixam o plano de saúde mais caro. Se visto assim, resumido numa fórmula matemática que não soma as contribuições da sua experiência, os cortes sempre tendem a ter idades avançadas. Contudo, afirmações assim corroboram com o viés do etarismo e isso se perpetua na sociedade jovencentrica que temos.

O futuro depende da inclusão e se o mercado não se adaptar ao envelhecimento populacional, enfrentará uma escassez crítica de talentos, especialmente em setores que demandam conhecimentos técnicos e especializados. A inclusão de profissionais sêniores não é apenas uma questão ética, mas uma estratégia de sobrevivência econômica.

É preciso uma reformulação das diretrizes educacionais. Profissionais de 45 ou 55 anos podem e devem buscar uma segunda carreira, mas para isso não devem enfrentar barreiras desnecessárias, como vestibulares voltados para jovens recém-saídos do ensino médio. As universidades precisam criar formatos acessíveis e atraentes para atrair esse público e voltar a encher suas salas de aulas.

Em fóruns globais, como o Summit of the Future da ONU, que tive a oportunidade de participar este ano, infelizmente ainda não percebo o tema longevidade humana sendo tratado como uma pauta prioritária e urgente. Assim como trabalhamos para combater mudanças climáticas e garantir um futuro sustentável, precisamos criar um mercado de trabalho que valorize todas as gerações para este novo mundo

É preciso repensar paradigmas. Não podemos mais criar inovações em modelos de trabalho já superados. A era industrial, com jornadas rígidas e hierarquias inflexíveis, ficou para trás. A gestão digital e os novos modelos de trabalho, como o TaaS, representam uma oportunidade para as empresas usufruírem da experiência dos sêniores e alavancarem resultados.

Precisamos mudar a narrativa e as práticas de contratação. O conceito de Talent as a Service (TaaS), que conecta profissionais experientes a demandas específicas de empresas é um modelo inovador que tem gerado oportunidades de continuidade de carreira profissional às pessoas 45+. Ele permite que sêniores trabalhem de forma flexível, atendendo a várias organizações simultaneamente, sem os custos associados aos contratos tradicionais.

Por este conceito de contrato de trabalho as empresas acessam o conhecimento de executivos experientes em projetos específicos, sem a necessidade de contratos longos. Já nas empresas, os profissionais maduros atuam como mentores naturais para as gerações mais jovens, contribuindo para o desenvolvimento interno das empresas.

O envelhecimento mundial não deve ser encarado como um problema, mas como uma oportunidade para construir um mercado de trabalho mais inclusivo, inovador e resiliente. Afinal, a riqueza de um time está na diversidade e a força de uma sociedade está em valorizar todos os seus talentos de todas as idades.

Compartilhar:

A Talento Sênior é uma empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda. Uma empresa do Grupo Talento Incluir, que gera impacto social a partir de modelos de contratação que impulsionam a inclusão social e econômica de profissionais seniores. Foi finalista do ‘Prêmio Inovação Social da Fundação MAPFRE’, na categoria “Economia Sênior” e é acelerada pela Seniortech Ventures. Foi uma das startups convidadas pela organização a participar do Fórum Econômico Mundial em Davos 2024, na Suíça, para apresentar o conceito pioneiro de Talent as a Service (TaaS) na contratação de profissionais maduros.

Artigos relacionados

Economia climática: o clima no centro da estratégia

As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades
de crescimento e vantagem competitiva.

ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura