Estratégia e Execução
Oferecido por:

A influência crescente do marketing

Segundo pesquisadores da Ivey business school, o tema é predominante em revistas de negócios

Compartilhar:

Como o marketing tem sido, historicamente, retratado pelas principais publicações internacionais de negócios e o que essa análise revela sobre a influência da área no mundo das empresas? Essa foi a questão que Shane Wang e Joseph Ryoo, da Ivey Business School, e Abhishek Borah, do Insead, se propuseram responder. Os resultados foram divulgados em artigo no portal Knowledge.

O estudo percorreu artigos publicados na Harvard Business Review (HBR), na Sloan Management Review (SMR) e na Management Science (MS), desde suas primeiras edições – 94 anos de conteúdo no caso da HBR e cerca de 50 anos nos casos da SMR e MS.

De modo geral, 8% de quase 32 mil artigos avaliados trataram de marketing. O tema aparece com especial destaque na HBR, com 16% dos artigos, e em quarto lugar no que diz respeito à influência sobre os negócios, atrás de gestão, comportamento organizacional e finanças. Além disso, o total de textos que podem ser classificados como “de marketing” cresceu de maneira significativa nas três publicações desde meados da década de 1980 – e essa tendência começou a aparecer antes, ainda nos anos de 1960, na HBR.

O interesse e a influência crescentes do marketing podem estar relacionados ao fato de a geração do baby boom ter chegado ao mercado consumidor. Com mais pessoas comprando carros e artigos para casa, por exemplo, era necessário um trabalho de marketing mais intenso. A presença cada vez maior da televisão na vida das famílias também estimulou o papel do marketing. 

Ao analisar os subtópicos do marketing com maior influência sobre os negócios, o estudo encontrou três temas presentes ao longo de décadas nas publicações: comunicação, relação com consumidores e gestão de canais. Dess es, apenas comunicação apresentou uma clara tendência de alta desde o início dos anos 2000. 

Muito provavelmente o surgimento das mídias sociais despertou um interesse renovado pela comunicação no âmbito do marketing, e essa tendência deve permanecer forte. O relacionamento com os consumidores, por sua vez, passou a receber maior atenção a partir da década de 1940 e se traduziu no desenvolvimento nos sistemas de CRM nos anos 1980. 

Ao final, a conclusão do estudo é clara: embora o interesse pelo marketing tenha demorado um pouco mais para decolar, na comparação com outras áreas, sua influência sobre o mundo dos negócios cresceu de maneira substancial ao longo do tempo. Essa tendência indica que o marketing deve se tornar ainda mais importante. As empresas devem compreender que oferecer e gerenciar o valor para o consumidor será cada vez mais um imperativo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O que o gestor intermediário recebe, além da cobrança?

Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Headless: a empresa precisa funcionar fora da própria tela

Conversar com um assistente para resolver uma demanda parece simples para o usuário. Para as organizações, porém, isso exige uma transformação muito mais profunda: explicitar processos, organizar capacidades de negócio e construir uma arquitetura capaz de conectar intenção, decisão e execução de forma confiável. É nesse encontro entre inteligência artificial e arquitetura headless que surge uma nova lógica para o futuro das operações empresariais.

Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de setembro de 2026 14H00
A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Felipe Vasco da Silva - Diretor de Aplicações Tecnológicas para a América Latina da Vertiv

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
16 de setembro de 2026 08H00
Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Ana Bia Medeiros - Líder em Educação na Kiddle Pass

Oferecido por:
4 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 14H00
Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

Rodrigo Miluzzi - Diretor de Operações do Grupo Mabu

Oferecido por:
6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 08H00
A partir de uma conversa com Rogério Almeida, principal executivo do Cristália, este artigo discute como investimentos de longo prazo em pesquisa, tecnologia e capacidade produtiva podem contribuir para a construção de maior autonomia científica e industrial no Brasil.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

Oferecido por:
23 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

Oferecido por:
13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

Oferecido por:
12 minutos min de leitura
Liderança
14 de setembro de 2026 08H00
Inspirada na filosofia dos mestres jardineiros japoneses, o autor analisa a trajetória centenária da Omron e questiona um dos pilares da gestão tradicional: e se o papel do líder não fosse controlar resultados, mas cultivar o ambiente onde inovação, autonomia e crescimento acontecem naturalmente?

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

Oferecido por:
11 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 17H00
Modelos de inteligência artificial estão cada vez mais baratos, disponíveis e semelhantes em desempenho. O desafio das organizações não é apenas automatizar processos, mas definir onde a decisão deve continuar sendo humana e como transformar discernimento em vantagem competitiva.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

Oferecido por:
10 minutos min de leitura
Estratégia e Execução
13 de setembro de 2026 14h00
Os movimentos recentes de Art’G e Belmont Emeralds revelam estratégias de geração e captura de valor

Adriana Salles Gomes

Oferecido por:
0 min de leitura
Inovação & estratégia
13 de setembro de 2026 08H00
Enquanto os ciclos tecnológicos se tornam cada vez mais curtos, organizações enfrentam um desafio permanente: transformar inovação em resultados concretos e que gere valor para o negócio no longo prazo.

Andréia Rengel - CEO e sócia da AMcom

Oferecido por:
3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução