Uncategorized

A morte é um processo

O estudo com os “porcos-zumbis”, amplamente noticiado, tem como principal achado o fato de que não se morre em um momento, mas em um intervalo de tempo

Compartilhar:

Um feito surpreendente movimentou a comunidade científica recentemente. Cientistas da Yale University, dos Estados Unidos, conseguiram que células do cérebro de porcos voltassem a funcionar horas depois da morte dos animais.

Foram analisados cérebros de 32 porcos e, quatro horas após os animais serem abatidos, as células chegaram a recuperar o metabolismo e até responderam a estímulos – algo que não havia sido conseguido antes. Os resultados foram publicados na prestigiada revista científica Nature.

Para além dos detalhes científicos, o estudo levanta questões importantes sobre a morte e, mais especificamente, a chamada “morte encefálica”, aceita como critério para, por exemplo, permitir a doação de órgãos.

Katharina Busl, professora de neurologia da University of Florida, destacou que o estudo demonstra que o intervalo de tempo em que as células continuam funcionando e que podem ser restauradas, pelo menos parcialmente, é maior do que se acreditava até então. Dessa forma, escreve Busl em artigo no site The Conversation, os resultados consolidam a ideia de que a morte não é um momento, mas um processo, e fornecem mais informações sobre a duração desse processo.

“É o desejo humano de encaixar as coisas em categorias, de ver tudo sempre como preto ou branco, com definições precisas, o que nos possibilita operar no dia a dia. No entanto, a morte – e isso está se tornando cada vez mais claro – representa uma ampla zona cinzenta, e a expectativa é de que essa zona cinzenta se expanda ainda mais de acordo com o progresso da ciência”, afirma.

Isso significa, de acordo com as conclusões do estudo, que se poderia manter um cérebro vivo indefinidamente? A resposta é não. A professora Katharina Busl é categórica ao dizer que, na ausência do fluxo sanguíneo, o cérebro, incluindo todas as suas células individualmente, vai acabar morrendo. “O que o estudo fez foi expandir o entendimento sobre quanto tempo demora até esse final”, acrescenta.

É importante destacar ainda que esses resultados abrem caminho para novos avanços da medicina com impactos potenciais sobre toda a indústria do healthcare. Podem contribuir, por exemplo, para que se investigue como lesões cerebrais causadas por infartos, ou outras doenças vasculares, comprometem o suprimento de sangue do cérebro.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)