Uncategorized

A quatro mãos

Compartilhar:

Remontam à Inglaterra do início do século 12 os primeiros registros de partituras para serem executadas a quatro mãos no piano, ainda que as obras-primas do gênero, as sonatas de Mozart, Schubert, Schumann e Brahms, sejam mais recentes. Irmãos as tocavam juntos, amigos o faziam em festas, mestres e discípulos dividiam o teclado. Não temos a ambição estética de uma sonata de Schubert, mas bebemos na mesma tradição com este editorial, escrevendo-o a quatro mãos – duas do Guilherme, que aqui se despede do cargo de CEO da HSM após uma bela jornada de seis anos (mas continua por perto, no Grupo Ânima), e duas do Reynaldo, gestor que vem do universo do empreendedorismo inovador para assumir a posição. 

Estamos ambos muito felizes e otimistas quanto ao futuro, mas sabemos que partidas e chegadas tendem a ser, como quaisquer mudanças, momentos desafiadores para as pessoas de uma organização. Afinal, todos nos envolvemos emocionalmente com os lugares, os projetos e as pessoas. É preciso que indivíduos e equipes criem um arcabouço emocional consistente para lidar com tais mudanças de maneira positiva. Não deixa de ser curioso, portanto, que esse movimento aconteça na HSM no exato momento em que **HSM Management** joga os holofotes sobre a saúde mental no trabalho e, principalmente, sobre como lidar com isso positivamente, dedicando seu Dossiê ao assunto.  Não foi combinado. Foi serendipidade, diriam alguns. Relacionamos a seguir alguns destaques desta edição: 

* Em um mercado que varre depressões e burnouts para debaixo do tapete, mostramos casos que vieram à tona e tiveram soluções, incluindo a decisão de empreender uma welltech. Também mostramos o potencial do negócio do bem-estar, na entrevista que Leandro Caldeira, CEO do Gympass, uma das empresas-unicórnio do Brasil, deu a nossa repórter Sandra Regina da Silva. Seu negócio é, sim, saúde – preventiva.
* Abordamos o 5G no Brasil, com o olhar da gestão. Contamos como é o projeto 5G Range, que envolve desde o Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), até pesquisadores de universidades da Alemanha, da Espanha e da Finlândia. Falamos da decisão de priorizar a quebra da barreira digital para as áreas rurais, quando no mundo são focados sobretudo os espaços urbanos.
* Discutimos o comércio justo na prática, trazendo a história de três empresas que respeitam os produtores locais e buscam preservar o meio ambiente.
* Contamos como o físico Michio Kaku vislumbra o capitalismo perfeito na era dos dados e do analytics. Em entrevista à diretora-editorial Adriana Salles Gomes, Kaku, que continuou o trabalho de Einstein na Teoria de Tudo, exercita um futurismo diferente. Surpreendente.  Otimista!
* Damos até uma palinha do extraordinário SingularityU Brazil Summit (lembrando que a HSM trouxe a Singularity University de vez para o Brasil).

Assim, eu, Guilherme, encerro minha participação neste espaço, muito grato pelas interações com os leitores e com todos os participantes da comunidade HSM. 

E, eu, Reynaldo, entro na sala esperando estar à altura do desafio, e já fazendo um convite: que o leitor acesse hoje a nova **HSM eXtra**, no site revistahsm.com.br, que passa a sair no mesmo momento da **HSM Management** bimestral, complementando-a com áudios, vídeos e mais textos. Sigamos tocando a música!

Compartilhar:

Artigos relacionados

A voz que não se ouve

Relações de poder, saúde relacional e o design das conversas que as organizações precisam ter. Este artigo parte de uma provocação simples: e se o problema não estiver em quem fala, mas em quem detém o poder de ouvir?

O que um anti-herói pode nos ensinar sobre liderança?

Neste artigo, a figura do Justiceiro, anti-herói da Marvel Comics, serve como metáfora para discutir o que realmente define o legado de um líder: a capacidade de sustentar princípios quando resultados pressionam, escolhas difíceis se impõem e o custo de fazer o certo se torna inevitável.

Quem vê as baratas cedo lidera melhor

Os melhores líderes internacionais não se destacam apenas pela estratégia. Destacam-se por perceber cedo os pequenos sinais de desalinhamento entre a matriz e os mercados, antes que eles virem problemas caros.

A NR‑1 encontrou a IA. O modelo antigo não sobrevive.

A nova norma exige gestão contínua de risco, mas só a inteligência artificial permite sair da fotografia pontual e avançar para um modelo preditivo de saúde mental nas organizações. Esse artigo demonstra por que a gestão de riscos psicossociais exige uma operação contínua, preditiva e orientada por dados.

Tecnologia & inteligencia artificial
3 de maio de 2026 08H00
Mais do que tecnologia, a inteligência artificial exige compreensão. Este artigo mostra por que a falta de letramento em IA já representa um risco estratégico para empresas que querem continuar relevantes.

Davi Almeida - Sócio da EloGroup, Rodrigo Martineli - Executive Advisor da EloGroup e Pedro Escobar - Gerente sênior da EloGroup

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
2 de maio de 2026 13H00
Relações de poder, saúde relacional e o design das conversas que as organizações precisam ter. Este artigo parte de uma provocação simples: e se o problema não estiver em quem fala, mas em quem detém o poder de ouvir?

Daniela Cais - TEDx Speake e Designer de Relações Profissionais

8 minutos min de leitura
Liderança
2 de maio de 2026 07H00
Neste artigo, a figura do Justiceiro, anti-herói da Marvel Comics, serve como metáfora para discutir o que realmente define o legado de um líder: a capacidade de sustentar princípios quando resultados pressionam, escolhas difíceis se impõem e o custo de fazer o certo se torna inevitável.

Cristiano Zanetta - Empresário, escritor e palestrante TED

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional
1º de maio de 2026 14H00
Se o trabalho mudou, o espaço precisa mudar também. Este artigo revela por que exigir presença física sem intencionalidade cultural e cognitiva compromete saúde mental e produtividade.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

16 minutos min de leitura
Liderança, Marketing & growth
1º de maio de 2026 07H00
Os melhores líderes internacionais não se destacam apenas pela estratégia. Destacam-se por perceber cedo os pequenos sinais de desalinhamento entre a matriz e os mercados, antes que eles virem problemas caros.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Bem-estar & saúde
30 de abril de 2026 18H00
A nova norma exige gestão contínua de risco, mas só a inteligência artificial permite sair da fotografia pontual e avançar para um modelo preditivo de saúde mental nas organizações. Esse artigo demonstra por que a gestão de riscos psicossociais exige uma operação contínua, preditiva e orientada por dados.

Leandro Mattos- Expert em neurociência da Singularity Brazil e CEO da CogniSigns

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia, Liderança
30 de abril de 2026 15H00
Este artigo desmonta o mito de que “todo mundo já chegou” na inteligência artificial - os dados mostram que não é verdade. E é exatamente aí que mora a maior oportunidade desta década (para quem tiver coragem de começar).

Bruno Stefani - Fundador da NERD Partners

6 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
30 de abril de 2026 11H00
O futuro não é humano nem artificial: é combinado. O diferencial está em quem sabe conduzir essa inteligência. Este artigo propõe uma mudança radical de mentalidade: na era em que a inteligência deixou de ser exclusiva do humano, o diferencial competitivo não está mais em saber respostas - mas em fazer as perguntas certas, reduzir a fricção cognitiva e liderar a combinação entre mente humana e IA.

Eduardo Ibrahim - Fundador e CEO da Humana AI, Faculty Global da Singularity University e autor do best-seller Economia Exponencial

6 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
30 de abril de 2026 08H00
Quem nunca falou e sentiu que o outro “desligou”? Este artigo recorre à neurociência para explicar por que isso acontece - e sugere o que fazer para trazer a atenção de volta.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 18H00
Este é o primeiro artigo de uma série de cinco que investiga o setor farmacêutico brasileiro a partir de dados, conversas com líderes e comparações internacionais, para entender onde estamos, como o capital vem sendo alocado e até que ponto a indústria nacional consegue, de fato, gerar inovação e deslocamento tecnológico.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #171

A Face Executiva de 2026

Líderes de organizações brasileiras de todos os setores, portes e regiões desenham o ano empresarial do Brasil com suas prioridades em relação a negócios, pessoas e tecnologia...