Uncategorized

A quatro mãos

Reynaldo Gama é o novo CEO da HSM e coCEO da SingularyU Brazil. Tem mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro e, nos últimos três, foi um dos responsáveis pela expansão e gestão do Cubo. É casado com a Marcia e coleciona discos de vinil. Guilherme Soárez é vice-presidente de Crescimento e Educação Continuada da Ânima e coCEO da SingularityU Brazil. Cofundador da startup Basico.com e board member da Le Cordon Bleu Brasil. Membro da família que controla o Beach Park Hotéis e Resorts, é marido da Patrícia, e pai de Julia, Beatriz, Arthur e Heitor.

Compartilhar:

Remontam à Inglaterra do início do século 12 os primeiros registros de partituras para serem executadas a quatro mãos no piano, ainda que as obras-primas do gênero, as sonatas de Mozart, Schubert, Schumann e Brahms, sejam mais recentes. Irmãos as tocavam juntos, amigos o faziam em festas, mestres e discípulos dividiam o teclado. Não temos a ambição estética de uma sonata de Schubert, mas bebemos na mesma tradição com este editorial, escrevendo-o a quatro mãos – duas do Guilherme, que aqui se despede do cargo de CEO da HSM após uma bela jornada de seis anos (mas continua por perto, no Grupo Ânima), e duas do Reynaldo, gestor que vem do universo do empreendedorismo inovador para assumir a posição. 

Estamos ambos muito felizes e otimistas quanto ao futuro, mas sabemos que partidas e chegadas tendem a ser, como quaisquer mudanças, momentos desafiadores para as pessoas de uma organização. Afinal, todos nos envolvemos emocionalmente com os lugares, os projetos e as pessoas. É preciso que indivíduos e equipes criem um arcabouço emocional consistente para lidar com tais mudanças de maneira positiva. Não deixa de ser curioso, portanto, que esse movimento aconteça na HSM no exato momento em que **HSM Management** joga os holofotes sobre a saúde mental no trabalho e, principalmente, sobre como lidar com isso positivamente, dedicando seu Dossiê ao assunto.  Não foi combinado. Foi serendipidade, diriam alguns. Relacionamos a seguir alguns destaques desta edição: 

* Em um mercado que varre depressões e burnouts para debaixo do tapete, mostramos casos que vieram à tona e tiveram soluções, incluindo a decisão de empreender uma welltech. Também mostramos o potencial do negócio do bem-estar, na entrevista que Leandro Caldeira, CEO do Gympass, uma das empresas-unicórnio do Brasil, deu a nossa repórter Sandra Regina da Silva. Seu negócio é, sim, saúde – preventiva.
* Abordamos o 5G no Brasil, com o olhar da gestão. Contamos como é o projeto 5G Range, que envolve desde o Inatel, de Santa Rita do Sapucaí (MG), até pesquisadores de universidades da Alemanha, da Espanha e da Finlândia. Falamos da decisão de priorizar a quebra da barreira digital para as áreas rurais, quando no mundo são focados sobretudo os espaços urbanos.
* Discutimos o comércio justo na prática, trazendo a história de três empresas que respeitam os produtores locais e buscam preservar o meio ambiente.
* Contamos como o físico Michio Kaku vislumbra o capitalismo perfeito na era dos dados e do analytics. Em entrevista à diretora-editorial Adriana Salles Gomes, Kaku, que continuou o trabalho de Einstein na Teoria de Tudo, exercita um futurismo diferente. Surpreendente.  Otimista!
* Damos até uma palinha do extraordinário SingularityU Brazil Summit (lembrando que a HSM trouxe a Singularity University de vez para o Brasil).

Assim, eu, Guilherme, encerro minha participação neste espaço, muito grato pelas interações com os leitores e com todos os participantes da comunidade HSM. 

E, eu, Reynaldo, entro na sala esperando estar à altura do desafio, e já fazendo um convite: que o leitor acesse hoje a nova **HSM eXtra**, no site revistahsm.com.br, que passa a sair no mesmo momento da **HSM Management** bimestral, complementando-a com áudios, vídeos e mais textos. Sigamos tocando a música!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos