Estratégia e Execução

A receita do Google para um bom BRAINSTORMING

Executiva do Google descreve os três princípios do “google-storming”, o processo utilizado pela empresa para gerar suas ideias mais inovadoras

Compartilhar:

Não, nós não temos uma fórmula secreta de inovação no Google. O que descobrimos aqui foi que as melhores ideias vêm de provocações sistemáticas e de um aperfeiçoamento determinado e que essa fórmula pode ser usada em qualquer empresa. Elaboramos nossa própria abordagem de brainstorming, que combina liberdade de pensamento com estruturação, com base em três princípios básicos. Nosso processo tem as seguintes etapas:

> 1. Conhecer o usuário. 
>
> 2. Pensar 10x (dez vezes). 
>
> 3. Fazer um protótipo.

Parece simples, certo? E é, contanto que você execute cada passo de maneira correta.

**CONHECENDO O USUÁRIO**

Para resolver qualquer grande questão, você precisa focar primeiramente o usuário a que 

se destina a solução; tudo vem daí. No Google, vamos a campo e falamos com as pessoas; ouvimos suas histórias, conhecemos seus sentimentos e suas ideias. 

**PENSANDO DEZ VEZES**

Com base nas informações dos usuários, dá para se dedicar a pensar sobre a solução. Mas não se trata de pensar de qualquer jeito. O conceito de pensar 10x está no coração da maneira como inovamos no Google. O propósito é tentar melhorar algo dez vezes, em vez de apenas 10%. Isso fica evidente quando se observa o que acontece depois que os participantes de um brainstorming voltam a se reunir já tendo colocado suas ideias no papel. Nessa hora, a mais produtiva do processo, há seis conselhos a seguir:

1. Trabalhe com base nas ideias dos outros. Especialmente no início da discussão, emende as propostas começando com “sim e…”, em vez de “não, mas…”. 2. Gere muitas ideias. Nesse estágio, quantidade é mais importante que qualidade. 

3. Escreva. Descrever a ideia com menos de seis palavras, como uma manchete de jornal ou revista, ajuda a dar clareza à proposta. 4. Use imagens. Elas falam mais alto e dão menos margem a interpretações erradas. 5. Pense grande. Busque ideias ousadas e robustas – soluções que melhorem algo dez vezes, não meras mudanças incrementais. 6. Adie qualquer decisão. Não julgue as ideias no calor do brainstorming; deixe que cresçam para que se possa trabalhar em cima delas. 

**FAZENDO UM PROTÓTIPO**

Muitos brainstormings acabam com o agendamento de outra reunião no mesmo horário. O antídoto é partir para a ação. No Google, o brainstorming inclui um protótipo, que não precisa ser perfeito. Trata-se apenas da materialização de uma ideia, com o único objetivo de responder a questões imediatas e testar pressupostos

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança