Direto ao ponto

A recuperação pode ser melhor do que você pensa

Artigo da MIT SMR Brasil afirma que a covid-19 é um clássico choque imprevisto na oferta. Mas não será a próxima peste negra. nas economias modernas, o conhecimento acumulado dilui esse tipo de evento

Compartilhar:

A pandemia de Covid-19 despertou o interesse por fatos históricos que também alteraram o curso da humanidade, como é o caso da peste negra ou da gripe espanhola. Para Joel Mokyr, professor de artes, ciência, economia e história na Northwestern University, porém, o passado ensina que o conhecimento nos trouxe resiliência. É o que ele escreve em artigo para o blog da MIT Sloan Management Review Brasil.

“A história é uma sequência de desastres, e o que está no meio é um tédio”, começa dizendo. Embora cada catástrofe seja única e tenha consequências particulares, costumamos buscar padrões no passado para amenizar nossa incerteza. A forma como os eventos naturais ou humanos influenciam a economia, porém, é bem diferente hoje.

Segundo Mokyr, a Primeira Revolução Industrial alterou a forma como as economias ficam expostas e reagem aos efeitos dos desastres. A partir dela, o conhecimento científico começou a ser aplicado, e isso tornou a economia global mais resiliente. Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, o choque foi radical e duradouro, mas a recuperação foi bem mais rápida para a Europa do que tinha sido, por exemplo, com a queda do Império Romano.

Além da Primeira Guerra, o século 20 viu outra grande guerra, a gripe espanhola, a grande depressão pós-1929 e os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, e outras guerras localizadas. “Nenhum desses ‘cisnes negros’ reduziu permanentemente a taxa de crescimento da economia mundial, e o declínio dos índices de fome, pobreza e doenças continuou acelerado. A razão da resiliência é simples: grandes choques não revertem o crescimento se este se baseia em conhecimento”, explica o autor.

Mokyr afirma que “se o conhecimento relevante for suficientemente acessível e difundido, é improvável que desapareça”. O conhecimento não possibilita apenas uma economia mais produtiva e resiliente; ele também traz a capacidade de resolver problemas e a agilidade necessárias para enfrentar choques inesperados. “Diante de um desafio repentino, a sociedade moderna se volta para os cientistas, não para os padres”, afirma.

E conclui: “A transição para uma economia pós-Covid-19 será mais longa e dolorosa do que os otimistas acreditam, porém os fundamentos da prosperidade moderna – a tecnologia que sustenta um padrão de vida sem precedentes na história humana e a capacidade da ciência de resolver problemas – permanecem inabaláveis”.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Superando os legados de negócio e de mindset

Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

O RH pode liderar o futuro do trabalho?

A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura