Estratégia e Execução

A última analista honesta e a bandeira feminina

Uma das mulheres mais poderosas de Wall Street, Sally Krawcheck abraça a causa da equidade de gênero e alavanca seu novo empreendimento com fundo de investimento diferente

Compartilhar:

A 85 Broads, empresa baseada em uma rede de 30 mil executivas do mundo que promove eventos e publica livros voltados para as profissionais do sexo feminino, não existe mais. Ela acaba de ser substituída pela Ellevate Network. A rede agora inclui o Ellevate, o primeiro fundo de investimento do mundo focado em empresas que dão mais espaço a mulheres em posições de liderança –nessas organizações, elas ocupam 31% dos assentos dos conselhos de administração (ante uma média de 11%) e 24% do cargos executivos. 

Mais de 42% dos investidores norte-americanos queriam investir em empresas com diversidade de gênero, segundo pesquisa do Center for Talent Innovation, e Sally Krawcheck, que comprou a rede em 2013, atendeu-os. Isso pode ser o início de uma revolução, segundo observadores. Sally Krawcheck não brinca em serviço. 

Destaque na masculina Wall Street e presente nos rankings de mulheres mais poderosas dos EUA por 20 anos –seu salário anual era estimado em US$ 10,6 milhões–, virou sinônimo de integridade. 

**PELOS CLIENTES**

Foi como líder da empresa de análises Sanford Bernstein, em 2002, que Krawcheck ganhou a capa da Fortune –“The last honest analyst”– e a fama. Segundo a revista, em meio a um mar de recomendações distorcidas dos analistas de investimentos, havia a pesquisa séria de Krawcheck e sua empresa, reconhecidas por investidores. 

O segundo episódio que consolidou a marca “Krawcheck” aconteceu em 2008, durante a crise hipotecária norte- -americana. Como líder global de gestão de fortunas e executiva-chefe de finanças do Citigroup, ela confrontou seu presidente, Vikram Pandit, recomendando que os clientes recebessem o dinheiro de volta em produtos financeiros vendidos “erroneamente”. Eles foram reembolsados, mas ela foi demitida. No Bank of America Merrill Linch, Krawcheck tomou o partido dos clientes em meio a uma pressão interna para vendas cruzadas de produtos.

Ela declarou que a instituição estava “fazendo coisas aos clientes, não para os clientes”. Foi afastada em 2011. Agora, em sua aventura empreendedora, Krawcheck conta, de início, com a atenção da mídia dos EUA, que sempre a ouviu –em questões relativas a investimentos e sobre a importância de executivos terem vida pessoal e familiar. Sua influência nas redes sociais online também é expressiva: tem 185 mil contatos no LinkedIn, 17 mil no Twitter

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)