Uncategorized

A verdadeira transformação na crise

A anedota sobre o coronavírus ser o responsável pela transformação digital das empresas espalhou-se rapidamente e me fez pensar se esta seria, de fato, a maior oportunidade de mudança trazida por esta crise.
Gestor de marketing, conteúdo e performance da Porto Seguro, palestrante e escritor na área de comunicação, marketing, branding e inovação. Pioneiro, há 20 anos, ajuda empresas, startups e pessoas no desenvolvimento de projetos de inovação e transformação tendo o digital como pilar central. Esteve à frente de diversas iniciativas inovadoras com a missão de fazer a ponte entre os mundos “digital com tradicional” e “online com offline” participando da construção e evolução de estratégias de marketing e time ágeis com o foco no Marketing e Transformação.

Compartilhar:

Momentos de incerteza fazem você congelar ou enchem você de energia? Pertenço ao segundo grupo e, por sempre olhar a perspectiva do copo meio cheio, percebo este nosso momento como extremamente convidativo a um processo de transformação. 

Mas qual transformação seria essa? Com uma hipótese na cabeça, resolvi lançar mão do recurso de enquetes do linkedin e perguntar para a minha rede:

### Na sua opinião, a transformação em curso é digital ou de pessoas?

E o resultado, que obviamente não tem validação estatística, não me surpreendeu: 91% respondeu que a transformação é de pessoas e somente 9% disse que é digital.

O que me fez partir para uma segunda pergunta: será que estamos prontos para esta transformação pessoal?

Para ir da teoria à prática em apenas quatro etapas, minha sugestão para quem deseja pegar este caminho sem volta é a seguinte:

#### Etapa 1: Defina o seu propósito de mudança

O que você pretende mudar, para que e por que quer se transformar? Seja específico e ataque poucas coisas por vez.

#### Etapa 2: Engaje-se na mudança

Essa fase é voltada para a capacitação. Busque conhecimento que ajudará você a chegar no propósito definido na etapa 1. Estude, leia, ouça, assista e absorva.

#### Etapa 3: Pratique a transformação

Aqui é onde começa sua mudança de comportamento, de postura e atitude diante do desafio que escolheu atacar.

#### Etapa 4: Internalize

A última etapa desse ciclo é para que os aprendizados e conhecimentos sejam consolidados. Isso significa coloca-los em prática no seu dia-a-dia, no seu jeito de pensar e agir. 

E, como todo ciclo, você pode voltar para a etapa 1, definir um novo propósito e tornar contínuo o seu processo de transformação. E lembre-se que, para dar o primeiro passo, é preciso sair da sua zona de conforto. E uma coisa é certa: vai doer. Mas também será altamente recompensador.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura