Uncategorized

A verdadeira transformação na crise

A anedota sobre o coronavírus ser o responsável pela transformação digital das empresas espalhou-se rapidamente e me fez pensar se esta seria, de fato, a maior oportunidade de mudança trazida por esta crise.
Gestor de marketing, conteúdo e performance da Porto Seguro, palestrante e escritor na área de comunicação, marketing, branding e inovação. Pioneiro, há 20 anos, ajuda empresas, startups e pessoas no desenvolvimento de projetos de inovação e transformação tendo o digital como pilar central. Esteve à frente de diversas iniciativas inovadoras com a missão de fazer a ponte entre os mundos “digital com tradicional” e “online com offline” participando da construção e evolução de estratégias de marketing e time ágeis com o foco no Marketing e Transformação.

Compartilhar:

Momentos de incerteza fazem você congelar ou enchem você de energia? Pertenço ao segundo grupo e, por sempre olhar a perspectiva do copo meio cheio, percebo este nosso momento como extremamente convidativo a um processo de transformação. 

Mas qual transformação seria essa? Com uma hipótese na cabeça, resolvi lançar mão do recurso de enquetes do linkedin e perguntar para a minha rede:

### Na sua opinião, a transformação em curso é digital ou de pessoas?

E o resultado, que obviamente não tem validação estatística, não me surpreendeu: 91% respondeu que a transformação é de pessoas e somente 9% disse que é digital.

O que me fez partir para uma segunda pergunta: será que estamos prontos para esta transformação pessoal?

Para ir da teoria à prática em apenas quatro etapas, minha sugestão para quem deseja pegar este caminho sem volta é a seguinte:

#### Etapa 1: Defina o seu propósito de mudança

O que você pretende mudar, para que e por que quer se transformar? Seja específico e ataque poucas coisas por vez.

#### Etapa 2: Engaje-se na mudança

Essa fase é voltada para a capacitação. Busque conhecimento que ajudará você a chegar no propósito definido na etapa 1. Estude, leia, ouça, assista e absorva.

#### Etapa 3: Pratique a transformação

Aqui é onde começa sua mudança de comportamento, de postura e atitude diante do desafio que escolheu atacar.

#### Etapa 4: Internalize

A última etapa desse ciclo é para que os aprendizados e conhecimentos sejam consolidados. Isso significa coloca-los em prática no seu dia-a-dia, no seu jeito de pensar e agir. 

E, como todo ciclo, você pode voltar para a etapa 1, definir um novo propósito e tornar contínuo o seu processo de transformação. E lembre-se que, para dar o primeiro passo, é preciso sair da sua zona de conforto. E uma coisa é certa: vai doer. Mas também será altamente recompensador.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral