Desenvolvimento pessoal

Abrindo caminho para o board

Participar de conselhos de administração virou a meta de muitos executivos. Saiba como se organizar para isso

Compartilhar:

Na HSM Management nº 132, abordamos como construir uma carreira de board member. Recentemente, a consultoria Egon Zehnder elaborou um guia prático para isso, The Path to the Boardroom. O material é dividido em três partes. 

**1. A preparação (e o posicionamento)**

Primeiro responda objetivamente para si mesmo: você tem disponibilidade de horas para atuar num conselho? Um board member despende em média 244,9 horas anuais entre reuniões, leituras etc., segundo levantamento nos Estados Unidos. Você também tem de trocar o CV por uma biografia que conte uma história sobre o valor que você pode agregar para o board. Deve informar seus conhecimentos de liderança, mentoria, responsabilidade por P&L, conhecimento de governança, exposição a conselhos e experiências de gestão. Também pode incluir especialidades, como RH. Você pode fazer uma maratona de networking para isso, marcando encontros com pares em que você mencione seu objetivo (consultores, head­hunters, gestores de fundos de private equity), participando de  cursos ou eventos da área (como os do IBGC ou da Inova Business School no Brasil); expondo-se em palestras e artigos, para que saibam de você (sempre com foco numa audiência de executivos C-level e board members); e até sendo board member de uma organização sem fins lucrativos.

**2. A entrevista**

Você será entrevistado por líderes da empresa. Se lhe perguntarem a razão do interesse, fale de se sentir curioso sobre como ajudar a empresa. Fazer as perguntas certas ajudará: Como vocês fomentam uma cultura de inovação? Qual o papel desse board na estratégia? Fale de sua experiência em negócios de modo sintético e tenha referências para mostrar.

**3. O início dos trabalhos**

Antes da primeira reunião, familiarize-se com as regras e conheça melhor os demais integrantes. Observe bem a dinâmica, peça para ter um mentor – se não lhe proporcionarem um – e considere que os seis primeiros meses são mesmo de ambientação.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura
Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura