Inovação

Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais
Rayff Machado é advogada, sócia e CEO do escritório Machado & Pereira Advogados, sócia-fundadora da empresa Aton Office Escritórios Compartilhados e do TCA - Tribunal de Conciliação e Arbitragem Internacional.

Compartilhar:

A atuação jurídica é algo que vai muito além das questões legais e processuais. É uma atividade que envolve a tratativa com pessoas, suas emoções, necessidades, preocupações e angústias.

Nesse contexto, uma abordagem humanizada na relação com o cliente se apresenta como um diferencial essencial, que não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também contribui significativamente para o sucesso do caso.

Para ilustrar o tema, gosto de mencionar um caso em que atuei assessorando os infoprodutores e influencers digitais Paulo Cuenca e Danielle Noce.

A situação envolvia a assinatura de uma escritura de compra e venda que precisava de um suporte jurídico em tempo recorde. Lembro de ouvir o Paulo Cuenca explicando que esse prazo apertado para a concretização do negócio envolvia uma crença da sua esposa, Danielle Noce, a respeito do alinhamento cósmico e energia dos astros.

O relato foi feito com certo receio por se tratar de uma situação que não é compreendida pela maioria das pessoas. Entretanto, logo mencionei que entendia completamente e que havia alterado a data de nascimento da minha filha justamente por acreditar em numerologia e por intuir que não era o melhor momento para vivenciar esse acontecimento.

Dessa forma, de maneira genuína pude criar rapport, ou seja, estabeleci uma conexão com o casal e me comprometi com a conclusão do trabalho dentro do prazo solicitado, o que tranquilizou a ambos após nossa conversa.

Com o diálogo que tivemos, ficou nítida a satisfação manifestada por eles, ao terem sido acolhidos e em momento nenhum julgados. Além disso, foram ajustadas as particularidades da prestação de serviços de modo que se sentissem seguros e tranquilos com o suporte jurídico oferecido.

Uma abordagem humanizada na advocacia consiste em tratar os clientes não apenas como meros casos ou números em uma planilha, mas como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. Isso envolve ouvir atentamente, mostrar empatia e compreender as questões emocionais que muitas vezes estão subjacentes aos problemas legais.

A confiança é a base de qualquer relacionamento, e no contexto jurídico não é diferente. Quando os clientes sentem que estão sendo ouvidos e compreendidos, tendem a confiar no trabalho do advogado e em suas orientações. Sendo assim, permite que o profissional construa uma atuação mais sólida e estratégica.

Algo essencial nesse relacionamento é a clareza e transparência na comunicação entre o profissional e cliente. Importante evitar os jargões jurídicos complicados e se esforçar para explicar as questões jurídicas de maneira mais compreensível para o cliente.

A humanização da relação advogado-cliente transcende o âmbito jurídico e se baseia em valores de empatia, compreensão e respeito mútuo. Tratar os clientes com esse cuidado, não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também resulta em benefícios tangíveis para o sucesso do caso e a satisfação de todos os envolvidos.

Em um mundo cada vez mais complexo e impessoal, a advocacia humanizada se destaca como uma prática essencial para o futuro da atuação jurídica.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura
ESG
Este artigo convida os profissionais a reimaginarem a fofoca — não como um tabu, mas como uma estratégia de comunicação refinada que reflete a necessidade humana fundamental de se conectar, compreender e navegar em paisagens sociais complexas.

Rafael Ferrari

7 min de leitura
ESG
Prever o futuro vai além de dados: pesquisa revela que 42% dos brasileiros veem a diversidade de pensamento como chave para antecipar tendências, enquanto 57% comprovam que equipes plurais são mais produtivas. No SXSW 2025, Rohit Bhargava mostrou que o verdadeiro diferencial competitivo está em combinar tecnologia com o que é 'unicamente humano'.

Dilma Campos

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura