Inovação

Advocacia humanizada é o caminho para o futuro

A humanização da relação advogado-cliente se baseia em tratar os clientes como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. É preciso ouvir atentamente, ser empático e compreender as questões emocionais que estão subjacentes aos problemas legais
Rayff Machado é advogada, sócia e CEO do escritório Machado & Pereira Advogados, sócia-fundadora da empresa Aton Office Escritórios Compartilhados e do TCA - Tribunal de Conciliação e Arbitragem Internacional.

Compartilhar:

A atuação jurídica é algo que vai muito além das questões legais e processuais. É uma atividade que envolve a tratativa com pessoas, suas emoções, necessidades, preocupações e angústias.

Nesse contexto, uma abordagem humanizada na relação com o cliente se apresenta como um diferencial essencial, que não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também contribui significativamente para o sucesso do caso.

Para ilustrar o tema, gosto de mencionar um caso em que atuei assessorando os infoprodutores e influencers digitais Paulo Cuenca e Danielle Noce.

A situação envolvia a assinatura de uma escritura de compra e venda que precisava de um suporte jurídico em tempo recorde. Lembro de ouvir o Paulo Cuenca explicando que esse prazo apertado para a concretização do negócio envolvia uma crença da sua esposa, Danielle Noce, a respeito do alinhamento cósmico e energia dos astros.

O relato foi feito com certo receio por se tratar de uma situação que não é compreendida pela maioria das pessoas. Entretanto, logo mencionei que entendia completamente e que havia alterado a data de nascimento da minha filha justamente por acreditar em numerologia e por intuir que não era o melhor momento para vivenciar esse acontecimento.

Dessa forma, de maneira genuína pude criar rapport, ou seja, estabeleci uma conexão com o casal e me comprometi com a conclusão do trabalho dentro do prazo solicitado, o que tranquilizou a ambos após nossa conversa.

Com o diálogo que tivemos, ficou nítida a satisfação manifestada por eles, ao terem sido acolhidos e em momento nenhum julgados. Além disso, foram ajustadas as particularidades da prestação de serviços de modo que se sentissem seguros e tranquilos com o suporte jurídico oferecido.

Uma abordagem humanizada na advocacia consiste em tratar os clientes não apenas como meros casos ou números em uma planilha, mas como indivíduos únicos, com suas histórias e aspirações. Isso envolve ouvir atentamente, mostrar empatia e compreender as questões emocionais que muitas vezes estão subjacentes aos problemas legais.

A confiança é a base de qualquer relacionamento, e no contexto jurídico não é diferente. Quando os clientes sentem que estão sendo ouvidos e compreendidos, tendem a confiar no trabalho do advogado e em suas orientações. Sendo assim, permite que o profissional construa uma atuação mais sólida e estratégica.

Algo essencial nesse relacionamento é a clareza e transparência na comunicação entre o profissional e cliente. Importante evitar os jargões jurídicos complicados e se esforçar para explicar as questões jurídicas de maneira mais compreensível para o cliente.

A humanização da relação advogado-cliente transcende o âmbito jurídico e se baseia em valores de empatia, compreensão e respeito mútuo. Tratar os clientes com esse cuidado, não apenas fortalece a conexão entre as partes, mas também resulta em benefícios tangíveis para o sucesso do caso e a satisfação de todos os envolvidos.

Em um mundo cada vez mais complexo e impessoal, a advocacia humanizada se destaca como uma prática essencial para o futuro da atuação jurídica.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro

Uncategorized
Até onde os influenciadores estão realmente ajudando na empreitada do propósito? Será que isso é sustentavelmente benéfico para nossa sociedade?

Alain S. Levi

Gestão de Pessoas
Superar vieses cognitivos é crucial para inovar e gerar mudanças positivas, exigindo uma abordagem estratégica e consciente na tomada de decisões.

Lilian Cruz

Transformação Digital, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Marketing business-driven
Crescimento dos festivais de música pós-pandemia oferece às marcas uma chance única de engajamento e visibilidade autêntica.

Kika Brandão

Gestão de pessoas, Liderança, Liderança, times e cultura
Explorando como mudanças intencionais e emergentes moldam culturas organizacionais através do framework ‘3As’ de Dave Snowden, e como a compreensão de assemblages pode ajudar na navegação e adaptação em sistemas sociais complexos.

Manoel Pimentel

Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital
A GenAI é uma ótima opção para nos ajudar em questões cotidianas, principalmente em nossos negócios. Porém, precisamos ter cautela e parar essa reprodutibilidade desenfreada.

Rafael Rez