Transformação Digital, Inovação, Tecnologia e inovação

Afinal, ChatGPT e IA Generativa combinam com a Área de Inovação?

Atualmente, a pergunta que não quer calar é: “Será que vamos ser substituídos por IA” ou a clássica “Vou perder meu emprego para um robô?”. Calma! Não é tão simples assim, mas a intenção desse texto é lhe mostrar que a IA pode se tornar um belo aliado à área de Inovação, ao invés de um obstinado opositor.
Gerente de Produtos de Inovação & Parcerias no Learning Village, hub criado pela HSM e SingularityU Brazil. Master em Marketing e Relações Internacionais. Professora de Design Estratégico da CESAR School, mentora de negócios e startups na Distrito. Líder do Comitê Mundo Digital do Grupo Mulheres do Brasil. Membro do Comitê de Inovação da I2AI (International Association of Artificial Intelligence). Co-autora do Livro TI de Salto. Autora e apresentadora do podcast “Dá pra Inovar?” (@daprainovar no Youtube e Spotify).

Compartilhar:

Num cenário onde a inovação é a força propulsora das organizações modernas, surge uma ferramenta que redefine a colaboração e a criatividade: o ChatGPT. Desenvolvido pela OpenAI, este modelo de linguagem não apenas conversa, mas inspira e transforma ideias em realidade.

__Mas, como posso utilizar essa ferramenta num Projeto de Inovação?__

Na era da inovação acelerada, a capacidade de se adaptar e integrar tecnologias emergentes torna-se crucial para o sucesso organizacional. Neste contexto dinâmico, o ChatGPT emerge como uma ferramenta poderosa e versátil, capaz de catalisar processos de inovação de maneiras inéditas. Ou seja, ele pode ser utilizado de diversas formas para POTENCIALIZAR as iniciativas de inovação, tanto em grandes Corporações, quanto em Startups.

Primeiramente, o ChatGPT funciona como um facilitador de brainstorming e ideação. Ao interagir com ele, equipes multidisciplinares podem gerar e refinar ideias de forma colaborativa e eficiente. Sua capacidade de compreender e gerar um texto em linguagem natural permite que ele atue como um parceiro criativo, sugerindo abordagens inovadoras para desafios específicos. __Você poderá, por exemplo, pedir para que ele gere desafios para um programa de Intraempreendedorismo dentro da companhia. Já tentou?__

Além disso, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para pesquisa e desenvolvimento. Com acesso a vastos bancos de dados, ele pode realizar análises contextuais profundas e fornecer insights. Isso não apenas acelera o processo de descoberta, mas também aumenta a precisão das previsões. __Você já pesquisou por tendências e novos modelos de negócios que podem impactar seu negócio?__

Agora, imagine otimizar a experiência do cliente através de assistentes virtuais mais inteligentes e personalizados? Esses assistentes não só melhoram a interação com os clientes, mas também coletam dados valiosos que podem ser utilizados para aprimorar produtos e serviços existentes. __Você pode tentar conectar a ferramenta a um chatbot da sua empresa, por exemplo.__

Além do ChatGPT, que se tornou mais famoso, existem diversas outras ferramentas de IA Generativa (como, por exemplo, o Copilot da Microsoft) que tem um papel fundamental na automação de tarefas repetitivas e na criação de workflows mais eficientes.

Ao deixar a Inteligência Artificial assumir responsabilidades administrativas básicas, liberamos tempo para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas.

A ideia é estimular os times a abrirem as portas para a co-criação entre humanos e máquinas, promovendo um ambiente de inovação colaborativo. Ao integrar inteligência artificial em processos de design thinking e prototipagem rápida, as organizações podem acelerar ciclos de desenvolvimento e introduzir soluções disruptivas no mercado com maior agilidade.

E aí, o que está esperando? Já abriu uma aba com o ChatGPT hoje?

Compartilhar:

Gerente de Produtos de Inovação & Parcerias no Learning Village, hub criado pela HSM e SingularityU Brazil. Master em Marketing e Relações Internacionais. Professora de Design Estratégico da CESAR School, mentora de negócios e startups na Distrito. Líder do Comitê Mundo Digital do Grupo Mulheres do Brasil. Membro do Comitê de Inovação da I2AI (International Association of Artificial Intelligence). Co-autora do Livro TI de Salto. Autora e apresentadora do podcast “Dá pra Inovar?” (@daprainovar no Youtube e Spotify).

Artigos relacionados

Do ego ao fluxo: A jornada interior de um líder

Ao revisitar o colapso e a reinvenção da Japan Airlines, este artigo revela, à luz dos princípios do Aikido, que a verdadeira transformação organizacional não começa na estratégia, mas na superação do ego – quando liderança, propósito e consciência coletiva entram em fluxo.

Previsibilidade não é sorte: é engenharia comercial

Em um cenário de mercado mais seletivo e volátil, este artigo mostra por que resultados consistentes não dependem de talento individual, mas da capacidade da liderança comercial de estruturar processos, diagnosticar com precisão e transformar vendas em uma operação científica.

Cargo versus competências

O futuro do trabalho não está nos cargos. Este artigo revela por que a competitividade das empresas passa a depender menos do organograma e mais da capacidade de mapear, desenvolver e combinar competências.

Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
14 de junho de 2026 08H00
Ao revisitar o colapso e a reinvenção da Japan Airlines, este artigo revela, à luz dos princípios do Aikido, que a verdadeira transformação organizacional não começa na estratégia, mas na superação do ego - quando liderança, propósito e consciência coletiva entram em fluxo.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
13 de junho de 2026 15H00
Inspirado por um colapso histórico no esporte, este artigo revela um dos riscos mais silenciosos das organizações: equipes talentosas deixam de performar quando a confiança desaparece - e a liderança não cria um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para falar, participar e contribuir de verdade.

Dr. Cristiano Nabuco - Reitor da Artmed School of Psychology (APSY)

6 minutos min de leitura
Marketing & growth
13 de junho de 2026 08H00
Em um cenário de mercado mais seletivo e volátil, este artigo mostra por que resultados consistentes não dependem de talento individual, mas da capacidade da liderança comercial de estruturar processos, diagnosticar com precisão e transformar vendas em uma operação científica.

Natalia Coca - Fundadora da FunFlow, estrategista de vendas e palestrante

7 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
12 de junho de 2026 14H00
Entre piscinas, quadras e salas de conselho, este artigo mostra por que a performance sustentável não nasce do excesso de esforço, mas da capacidade de alinhar foco, descanso, decisão e leitura de contexto na liderança.

Thierry Marcondes

0 min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
12 de junho de 2026 09H00
O preço do aparelho é só o começo - o custo real aparece no uso. Este artigo revela como custos ocultos e recorrentes redefinem a lógica de consumo de smartphones e impulsionam novos modelos de uso.

Stephanie Peart - Head da Leapfone

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
11 de junho de 2026 16H00
O futuro do trabalho não está nos cargos. Este artigo revela por que a competitividade das empresas passa a depender menos do organograma e mais da capacidade de mapear, desenvolver e combinar competências.

Felipe Ribeiro - Cofundador da Evermonte Executive & Board Search

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia
11 de junho de 2026 09H00
Em meio à queda de alcance e às mudanças constantes dos algoritmos, este artigo propõe um ajuste de rota: mais do que tentar “jogar o jogo” das plataformas, a verdadeira conexão, e relevância, ainda nasce da capacidade de ser humano, autêntico e presente nas interações.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

2 minutos min de leitura
Lifelong learning
10 de junho de 2026 17H00
Pior do que não saber é achar que já sabe. Este artigo expõe um risco silencioso nas organizações: não é a falta de conhecimento que mais compromete decisões, mas a combinação perigosa entre entendimento superficial e confiança excessiva.

Jorge Inafuco - Consultor e Palestrante da HSM, Sociólogo, Professor de MBAs, Conselheiro e Mentor

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
10 de junho de 2026 08H00
Dentro dos bilhões investidos em IA existe uma única aposta: a de que a inteligência vai deixar de ser escassa. Se ela se confirmar, não vai apenas cortar os seus custos. Vai dissolver os fossos competitivos sobre os quais as partes mais lucrativas da sua empresa foram construídas, muitas vezes sem ninguém perceber.

Átila Persici Filho - COO da Bolder, Professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação

8 minutos min de leitura
Marketing
9 de junho de 2026 18H00
Em um mundo onde a presença digital se estende para além das redes sociais, este artigo mostra que a reputação de um líder não é construída pelo que ele publica, mas pela coerência entre discurso, comportamento e cada interação do dia a dia.

Bruna Lopes de Barros

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão