Vale Ocidental

Ágil, nos projetos e na carreira

As metodologias ágeis desenvolvidas para startups também se aplicam ao plano de carreira
__Ellen Kiss__ é empreendedora e consultora de inovação especializada em design thinking e transformação digital, com larga experiência no setor financeiro. Em agosto de 2022. após um período sabático, assumiu o posto de diretora do centro de excelência em design do Nubank.

Compartilhar:

As metodologias ágeis tornaram-se conhecimento essencial para a gestão da inovação. Tanto as startups como as organizações tradicionais estão buscando incorporar o comportamento ágil em suas culturas. Assim, conseguem garantir prontidão e capacidade de adaptação às constantes transformações do mercado.
Passei a acreditar ainda mais no ágil depois de participar, como executiva, da implementação desse processo em uma grande organização. Essa experiência me fez refletir se essa abordagem não poderia ir além… Será que a cultura ágil vale somente para projetos? Ou seus valores poderiam ser aplicados também no desenho de carreira das pessoas?

Como a minha própria “carreira” foi não linear e contou com alguns atalhos e desvios, alguns provocados e outros ocasionais, me aprofundei no assunto. Para a minha monografia de MBA em Liderança Criativa em Berlim, busquei entender o protagonismo do indivíduo no desenho de seu futuro e seu nível de consciência em relação a essa construção.

No contexto atual, o conceito de carreira não pode permanecer limitado à origem da palavra: “estrada rústica, via, percurso”, do latim “carraria”. Até a década de 1970, a progressão era linear e vertical e o projeto de vida profissional era aposentar-se na mesma empresa. Indivíduos aguardavam o “prêmio” da promoção para os cargos mais altos, que permitiam ascensão social e acesso à liderança, como resposta ao seu comprometimento e lealdade à organização.

Hoje, o contexto é outro. Cabe ao indivíduo desenhar sua carreira com inúmeras possibilidades de caminhos a serem percorridos. As estradas sequenciais predefinidas e previsíveis do passado deixaram de existir. É nesse sentido que eu enxergo convergências com a metodologia ágil.

O manifesto ágil nasceu em 2001 com outro propósito, mas desafio similar. O grupo de desenvolvedores de softwares, idealizadores do movimento, buscava uma alternativa às metodologias tradicionais, na época configuradas também por sequência e previsibilidade. Assim, acredito que os quatro pilares do modelo ágil podem oferecer bons insights sobre como desenhar uma carreira mais adaptável e alcançar seus objetivos profissionais e pessoais:

1. __Processos e ferramentas > Indivíduos e interações.__ No ágil, as pessoas são o centro de tudo e mais importantes que os processos em que estão inseridas. Essa premissa deve ser utilizada por você no seu ambiente de trabalho. Priorize construir relações sólidas com as pessoas com quem você interage, uma ampla rede para trocar ideias e crescer. Além de contribuir para sua evolução no presente, essas pessoas podem ajudar você com indicações ou referências numa recolocação de trabalho futura. Invista na construção da sua reputação profissional.
2. __Documentação abrangente > Software em funcionamento.__ Da mesma forma que, no modelo ágil, software funcionando é mais importante que a documentação, entenda que muitas de suas competências serão desenvolvidas na prática. Não serão resultado único da certificação formal. Procure adquirir novos conhecimentos em ciclos de dois ou três anos de trabalho, para que o entusiasmo de cada recomeço construa novas competências. Além disso, permita-se explorar outras habilidades ao longo da jornada, fazendo cursos curtos, testando interesses e aptidões. Um caminho alternativo, descompromissado, talvez possa até transformar-se em uma nova profissão.
3. __Negociação de Contratos > Colaboração com o cliente.__ A tomada de decisão, no ágil, acontece em conjunto: é trabalho em equipe em prol de um único objetivo. Dessa forma, profissionais com mindset ágil desenvolvem-se em conjunto, buscando ou oferecendo feedback constante. Monte um feedback squad com pessoas que você admira: mentores, parceiros ou mesmo amigos. Procure entender se está no caminho certo, quais características devem ser adaptadas e as competências que ainda precisam ser desenvolvidas. E não se esqueça de retribuir sendo também mentor de alguém.
4. __Seguir um plano > Responder ÀS mudanças.__ O ambiente de incerteza exige que um software seja desenvolvido em um processo de aprendizado com informações e feedbacks, e adaptado a todo o momento. Invista em entender as mudanças e os impactos dos avanços da tecnologia na sua profissão e ajuste sua carreira. Investigue novos mercados e encontre lacunas que você poderia ocupar. Ensine, ofereça consultoria, crie projetos paralelos que contribuam para ampliar suas perspectivas.

A carreira é sua, e não da empresa para a qual trabalha. Inspirando-se no método ágil, gerencie-a como um produto digital, estruturando ciclos curtos de desenvolvimento, construindo relacionamentos, obtendo feedback recorrente e, mais importante, adaptando-se às constantes mudanças.

Como dizia Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o mais adaptável à mudança”. Por experiência própria, estou cada vez mais convencida de que o futuro do trabalho demanda indivíduos com mentalidade ágil, nos projetos e na carreira.

Compartilhar:

Artigos relacionados

DNA corporativo: impacto do sistema familiar nos negócios

A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
O aprendizado está mudando, e a forma de reconhecer habilidades também! Micro-credenciais, certificados e badges digitais ajudam a validar competências de forma flexível e alinhada às demandas do mercado. Mas qual a diferença entre eles e como podem impulsionar carreiras e instituições de ensino?

Carolina Ferrés

9 min de leitura
Inovação
O papel do design nem sempre recebe o mérito necessário. Há ainda quem pense que se trata de uma área do conhecimento que é complexa em termos estéticos, mas esse pensamento acaba perdendo a riqueza de detalhes que é compreender as capacidades cognoscíveis que nós possuímos.

Rafael Ferrari

8 min de leitura
Inovação
Depois de quatro dias de evento, Rafael Ferrari, colunista e correspondente nos trouxe suas reflexões sobre o evento. O que esperar dos próximos dias?

Rafael Ferrari

12 min de leitura