Tecnologia e inovação

Agroecologia high tech é possível? Parte II

Tecnologia e agricultura caminham cada vez mais juntas no Brasil, gerando inovação e novas oportunidades para o setor
Técnico Agrícola e administrador, especialista em cafeicultura sustentável, trabalhou na Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG) e foi coordenador do Movimento Poços de Caldas Cidade de Comércio Justo e Solidário. Ulisses é consultor de associações e cooperativas e certificações agrícolas.

Compartilhar:

Com a pandemia de Covid-19, o uso da tecnologia se intensificou não só na cidade, como também no campo. Com poucos ou muitos recursos tecnológicos, os produtores já contavam com este apoio para obter sucesso e, com a crise, este processo foi acelerado.

Um exemplo que costumo dar aconteceu comigo há sete anos. Agendei uma visita a uma propriedade de agricultura familiar e no dia marcado acabou chovendo. Decidi fazer a visita assim mesmo e, chegando lá, para a minha surpresa, o agricultor disse havia sido avisado da chuva por mensagem. O monitoramento das previsões climáticas é uma das tecnologias mais utilizadas no campo. E, naquele dia, percebi que teria que aderir à ferramenta.

Outro movimento cada mais vez mais forte é o de produtores utilizando redes sociais, como Instagram e Facebook, e listas de transmissão no Whatsap para comercializar suas produções. Já a Cooperativa de Cafeicultores de Rondônia apostou em algo mais sofisticado: em uma feira do setor em Belo Horizonte apresentou, por meio de realidade virtual, detalhes sobre sua produção ‘em tempo real’.

## Oportunidades infinitas

No campo as oportunidades para o uso da tecnologia são infinitas. Uma aplicação bastante impressionante é da Alice, inteligência artificial lançada pela empresa Solinftec que usa dados e inteligência artificial para apoiar produtores nas operações e na tomada de decisão. Ou então os drones, tecnologia que vem crescendo sua aplicação no campo, pois auxilia na captura de imagens aéreas que permitem acompanhar o desenvolvimento da lavoura em relação ao surgimento de pragas, doenças e outros problemas.

São inúmeras as soluções para o agronegócio desde a gestão de cadeias de suprimento, à rastreabilidade do rebanho bovino, de inovações que auxiliam o produtor, até aquelas que facilitam o trabalho de consultores ou técnicos de campo. Inovações incrementais ou tecnologias que prometem criar um novo mercado como o caso das fazendas digitais, a exemplo da alemã Infarm, que produzem alimentos em ambientes fechados, com controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e 100% de monitoramento.

Os softwares de gestão, que auxiliam o produtor na difícil tarefa de manter controles, custos, ordens de serviços, estoques, contas a pagar etc, também estão sendo cada vez mais utilizados. Ótima notícia, dado que as atividades administrativas muitas vezes eram deixadas de lado em detrimento à operação.
Essa agricultura tecnológica, de precisão e digital está em grande expansão e, não à toa, vem atraindo a atenção de fundos de investimento, que buscam ter as agritechs em seus portifólios.

Esses investidores estão vislumbrando o grande potencial da tecnologia em aumentar a produtividade, reduzir custos e proporcionar maiores lucros em um setor que precisa continuar crescendo para alimentar uma população que em 2050 deve ser superior a 9,7 bilhões de pessoas.

## De olho no futuro

O campo muda, mas essa mudança não nasce necessariamente dentro das propriedades, mas sim em escritórios, espaços coworking, incubadoras de empresas e em polos tecnológicos. Nestes locais, há pesquisadores, universitários e profissionais com diferentes formações, como computação, gestão, marketing, automação, logística, entre outros, o que ajuda a fomentar a inovação e a criação de soluções escaláveis.

O objetivo é tornar mais previsível e seguro o processo produtivo no campo, fator que sempre esteve muito sujeito às condições climáticas. Especialistas desta área garantem que, com a tecnologia adequada, será possível atender a necessidade crescente do mundo por alimentos, de maneira abundante e segura.

Tais transformações representam para o Brasil um universo de oportunidades. Atuando de forma coordenada (governos, empresas, produtores, universidades, mídia especializada e profissionais), temos potencial para liderar não só a produção de alimentos, mas também o setor de tecnologias para o campo, gerando ainda mais emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Todo fim de ano, o passado se reelege no seu orçamento

Sua estratégia está no PowerPoint ou no orçamento? No trimestre em que o plano de 2027 ganha aprovação, uma disputa invisível acontece dentro das empresas. De um lado, a estratégia que promete transformação. Do outro, o orçamento que preserva as prioridades de sempre. Quase sempre, é a planilha que decide o vencedor.

A AGI já chegou? E se Ray Kurzweil estiver certo há mais tempo do que imaginávamos?

As declarações recentes dos líderes da OpenAI e da NVIDIA reacenderam uma das discussões mais importantes da era digital: a Inteligência Artificial Geral já é uma realidade? Ao conectar os avanços mais recentes da IA às previsões feitas por Ray Kurzweil décadas atrás, o artigo explora não apenas a evolução da tecnologia, mas também o desafio humano, organizacional e social de acompanhar uma transformação que pode estar acontecendo mais rápido do que imaginávamos.

O que uma prótese de quadril me ensinou sobre os erros de decisão dentro das empresas

Ao relatar uma experiência marcante durante sua recuperação de uma cirurgia, o autor provoca uma reflexão sobre um erro recorrente nas organizações: confiar mais naquilo que é visível do que na experiência de quem vive o problema. Quando líderes ignoram relatos e se apoiam apenas em protocolos e percepções, perdem informação, confiança e capacidade de tomar melhores decisões.

Nenhuma estratégia é melhor do que a lente que a criou

Empresas expostas aos mesmos dados, cenários e tendências frequentemente chegam a decisões opostas. O que explica essa diferença não é a informação disponível, mas a forma como cada organização interpreta a realidade.

Cultura organizacional
29 de agosto de 2026 07H00
Em um ambiente descrito por pesquisadores como polarizado, líquido, tenso e hiperconectado, liderar deixou de significar apenas definir direções. O desafio agora é criar culturas capazes de transformar complexidade em diálogo, ambiguidade em aprendizagem e mudanças constantes em capacidade de adaptação. O artigo discute por que essa pode ser uma das competências mais estratégicas da liderança contemporânea.

Ísis P. Fontenele - Consultora organizacional, professora da FGV, mestre em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de agosto de 2026 17H00
O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da curadoria, da divergência e do discernimento humano em uma era marcada pela abundância de inteligências e pela escassez de julgamento.

Ulisses Pimentel - Executivo, advisor e especialista em vendas consultivas B2B

7 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de agosto de 2026 12H00
Durante anos, a baixa presença de pessoas com deficiência em posições de liderança e crescimento foi atribuída à suposta falta de qualificação. Os dados, porém, mostram outra realidade. O artigo discute como barreiras estruturais, vieses organizacionais e a ausência de oportunidades de desenvolvimento ajudam a explicar por que profissionais qualificados continuam encontrando obstáculos para avançar em suas carreiras, mesmo após a contratação.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG
28 de agosto de 2026 07H00
O voluntariado corporativo emerge como uma ferramenta capaz de aproximar propósito, liderança e transformação social. No Dia Nacional do Voluntariado, o artigo convida empresas e profissionais a refletirem sobre o papel que podem desempenhar na construção de oportunidades, no desenvolvimento de pessoas e no fortalecimento de uma sociedade mais justa.

Ana Carolina Viana - Vice-Presidente de Operações Industriais da Braskem no Brasil

3 minutos min de leitura
Vendas, Tecnologia & inteligencia artificial
27 de agosto de 2026 18H00
A IA já é capaz de automatizar uma parte significativa das atividades comerciais, da prospecção à geração de propostas. Mas isso não torna o vendedor menos relevante. Pelo contrário. Ao retirar tarefas operacionais da rotina, a tecnologia eleva a exigência sobre aquilo que continua sendo exclusivamente humano: interpretar contextos, construir confiança, fazer perguntas melhores e ajudar clientes a tomar decisões.

Carol Manciola - CEO da Conectas

6 minutos min de leitura
Liderança, Inovação & estratégia
27 de agosto de 2026 15H00
Se os algoritmos passam a apoiar decisões, automatizar processos e influenciar estratégias, qual passa a ser o verdadeiro papel do CEO? O artigo explora o surgimento do Chief AI Officer e mostra por que o papel do CEO deixa de ser apenas gerir pessoas e negócios para incluir decisões sobre os limites, responsabilidades e impactos da IA dentro das organizações.

Bruno Padredi - Fundador e CEO da B2B Match

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
27 de agosto de 2026 08H00
O mercado de M&A tem demonstrado que empresas com bom potencial nem sempre conseguem converter interesse em transação. Muitas vezes, a diferença está na qualidade da governança. Ao discutir sucessão, gestão, acordos societários e profissionalização da tomada de decisão, o artigo explica por que a governança se tornou um dos principais fatores de geração de valor para o middle market brasileiro.

Jefferson Nesello - Cofundador & Managing Partner na Zaxo M&A Partners e Conselheiro de Empresas

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
26 de agosto de 2026 14H00
A norma exige que as empresas avaliem fatores como jornada, ritmo, metas, autonomia e organização do trabalho. Em nenhum momento a NR-1 fala sobre diagnósticos individuais. Ainda assim, grande parte das organizações respondeu com pesquisas de saúde mental e mapeamentos de sintomas. Agora, com a suspensão temporária das multas pelo STF até setembro, surge uma oportunidade rara: abandonar as respostas equivocadas e voltar à pergunta original que a norma sempre fez sobre o trabalho, e não sobre as pessoas.

Claudia Cavallini - Psicóloga, psicanalista e professora convidada da HSM

8 minutos min de leitura
Marketing & growth, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de agosto de 2026 08H00
Freelancers, consultores, creators e pequenas agências estão redesenhando a lógica de crescimento no marketing digital. Em vez de ampliar estruturas, apostam em tecnologia para expandir capacidade, ganhar eficiência e aumentar resultados. O desafio agora não é apenas fazer mais em menos tempo, mas construir operações capazes de escalar com inteligência, previsibilidade e qualidade.

Renan Caixeiro - Cofundador e CMO do Reportei

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
25 de agosto de 2026 14H00
O artigo mostra que inovação não é um destino nem um grande projeto isolado, mas um processo contínuo de testar hipóteses, aprender com evidências e evoluir com intenção estratégica.

Thomas Rebergue - Chief Business Officer da GINGA

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução