Direto ao ponto

Agronegócio indiano na economia de plataforma

A startup Agrigator criou um ecossistema que favorece a colaboração para lidar com uma cadeia de fornecimento complexa similar à brasileira

Compartilhar:

Imagine colocar todas as partes interessadas de uma supply chain na mesma plataforma digital: compradores e vendedores de grãos, comerciantes, usinas, indústrias, exportadores e donos de frotas. Foi o que a startup Agrigator conseguiu fazer na Índia.

A empresa foi criada em 2019 por dois colegas do Indian Institute of Management Ahmedabad (IIMA), Udit Sangwan e Charu Chaturvedi, que notaram diversas lacunas no sistema de fornecimento que poderiam ser resolvidas com a ajuda de tecnologia. Uma delas era a grande fragmentação e o alto grau de complexidade da cadeia de fornecimento na Índia. Mais de 90% da venda dos grãos para moinhos e processadores na Índia é feita por corretores, por exemplo.

Atualmente, na Agrigator, o processo de transporte de produtos agrícolas não perecíveis é feito, com apenas alguns cliques, para mais de 2,5 milhões de processadores. O crescimento da demanda é constante e tem impacto positivo nos números. Em 2021 foram mais de 1,5 mil viagens, e o crescimento da receita no ano fiscal 2020-2021 foi de impressionantes 738%. A empresa cobra uma porcentagem por seus serviços e também tem uma taxa de associação para serviços premium. Até 2023 ela deverá estar presente em todo o território indiano.

Sangwan disse ao *BusinessToday.In* que as empresas enfrentam diversas ineficiências operacionais e não conseguem escalar seus negócios, o que pode ser facilitado com um ecossistema de produtos e serviços. A Agrigator, segundo ele, está criando novas soluções focadas nos stakeholders secundários, integrando compras, logística e financiamento. Vem sendo bem-sucedida no seu próprio financiamento, tendo levantado recursos de nomes conhecidos na Índia, como Sanjay Mehta, da 100X.VC; Manish Modi, da Mastermind Capital; e Apoorva Ranjan Shama, da Venture Catalyst, em duas rodadas de investimento.

__Leia mais: [E se a Great Resignation fosse uma grande oportunidade?](https://www.revistahsm.com.br/post/e-se-a-great-resignation-fosse-uma-grande-oportunidade)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Carreira
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança